novembro 3, 2020

DSM divulga resultados dos primeiros nove meses de 2020

A DSM relata sólidos primeiros nove meses em um ambiente desafiador para a COVID-19, com um desempenho robusto contínuo no terceiro trimestre.

Heerlen, NL, 03 Nov 2020 07:00 CET

Destaques dos nove meses1

Resultados de operações contínuas2:

• A DSM relata sólidos primeiros nove meses em um ambiente desafiador para a COVID-19, com um desempenho robusto contínuo no terceiro trimestre, apesar dos significativos efeitos cambiais negativos
  • Vendas do grupo estáveis e EBITDA ajustado -3%
    • Nutrição: vendas +4%, vendas orgânicas +5%, EBITDA ajustado +6%
    • Materiais: vendas -18%, volumes -13%, EBITDA ajustado -33%
  • Lucro líquido ajustado caiu 8% para 544 milhões de euros

Total do grupo:

• Lucro líquido: 453 milhões de euros
  • Fluxo de caixa livre operacional líquido ajustado de € 639 milhões, um aumento de 16% no acumulado do ano
  • Perspectiva 2020 inalterada
Principais números e indicadores - operações contínuas2
em milhões de eurosJaneiro a setembro de 2020Janeiro a setembro de 2019Variação em %VolumePreço/misturaFXOutros
Vendas6,0266,064-1%1%-1%-2%1%
Nutrição4,7714,5734%5%0%-3%2%
Materiais1,0921,327-18%-13%-5%-1%1%
EBITDA ajustado1,1441,178-3%
Nutrição1,0149566%
Materiais187278-33%
Inovação1619
Corporativo-73-75
EBITDA1,0201,133
Margem EBITDA ajustada19.0%19.4%

1) O EBITDA ajustado é uma medida alternativa de desempenho (APM) que reflete as operações contínuas.
 - O crescimento orgânico das vendas é o impacto total do volume e do preço/mix.
 - O Fluxo de Caixa Livre Operacional Líquido Ajustado é o fluxo de caixa das atividades operacionais, corrigido pelo fluxo de caixa dos ajustes do APM, menos o fluxo de caixa das despesas de capital e dos direitos de saque.
2) Resultados excluindo negócios mantidos para venda.

Declaração dos Co-CEOs

Geraldine Matchett e Dimitri de Vreeze, Co-CEOs, comentaram: "Os primeiros nove meses de 2020 foram impactados pela pandemia da COVID-19, com a área de Nutrição tendo um bom desempenho geral nesse ambiente e a área de Materiais sendo significativamente afetada. Durante esse período, tomamos medidas oportunas para proteger a lucratividade e a geração de fluxo de caixa, enquanto continuamos a executar nossa estratégia de longo prazo. Fechamos duas aquisições na área de Nutrição, incluindo o Grupo Erber em outubro, e anunciamos o desinvestimento de nossos negócios de Resinas e Materiais Funcionais.

Nossos negócios tiveram um desempenho em linha com nossas expectativas para o terceiro trimestre, conforme estabelecido no início de agosto. Em geral, as condições foram boas em Nutrição, com a melhora do impulso em Materiais.

Com o aumento de casos de COVID-19 nas últimas semanas afetando a visibilidade de curto prazo, permanecemos vigilantes e focados na saúde e segurança de nossos funcionários. Agradecemos a eles por seu compromisso e por garantir a segurança contínua do fornecimento aos nossos clientes."

Perspectivas para 2020

A DSM suspendeu sua perspectiva geral de ganhos para o ano de 2020 no início deste ano devido às incertezas relacionadas à COVID-19 em Materiais. Para Nutrição, a DSM indicou que esperava entregar pelo menos um aumento de um dígito médio no EBITDA Ajustado para 2020, que permanece inalterado.

Impacto da COVID-19

A DSM tem mantido rigorosas precauções de higiene e segurança em suas instalações e cadeia de suprimentos desde o surto da pandemia da COVID-19 e continua a proteger o bem-estar de seus funcionários e parceiros, garantindo que os pedidos dos clientes sejam atendidos.

Nos primeiros nove meses, a DSM estima que o setor de Nutrição teve um impacto ligeiramente positivo sobre as vendas da COVID-19 em geral. O setor de Materiais teve um efeito negativo de pouco mais de 15% sobre os volumes nesse período e , em resposta, limitou as despesas de capital e minimizou os custos operacionais. Como parte de uma iniciativa de reestruturação mais ampla para alavancar sinergias e aumentar a agilidade operacional sem comprometer o potencial do negócio, a DSM começou a executar uma próxima fase do programa a partir de setembro, que proporcionará economias de custo recorrentes anualizadas de 15 a 20 milhões de euros em Materiais, excluindo a parte anteriormente atribuível aos negócios de Resinas e Materiais Funcionais. A DSM continuará monitorando a evolução da COVID-19 e seu impacto potencial nos diferentes mercados finais em que opera, e está preparada para tomar outras medidas, se necessário.

A DSM continua a aplicar seu conhecimento científico e seus recursos para apoiar a luta contra a COVID-19 por meio de várias iniciativas globais e locais, incluindo a distribuição de produtos que otimizam a imunidade para comunidades, profissionais de saúde, funcionários e suas famílias, bem como a produção de equipamentos de teste viral e desinfetantes.

Aquisições e alienações recentes

Em 30 de setembro de 2020, a DSM anunciou um acordo para vender a DSM Resins & Functional Materials, incluindo a DSM Niaga®, a DSM Additive Manufacturing e as atividades de revestimentos da DSM Advanced Solar para a Covestro AG por um valor patrimonial de € 1,6 bilhão. Esses negócios representaram € 1.012 milhões do total de vendas líquidas anuais da DSM em 2019 e € 133 milhões do EBITDA ajustado total da DSM em 2019. A transação deve ser concluída no primeiro semestre de 2021 e a DSM espera receber aproximadamente € 1,4 bilhão líquido em dinheiro após o fechamento. A partir do terceiro trimestre, os negócios alienados são classificados como "mantidos para venda" e o resultado líquido dessas operações descontinuadas é relatado separadamente na demonstração do resultado.

Em 1º de outubro de 2020, a DSM concluiu a aquisição da maioria dos ativos do Erber Group, um passo importante para a expansão de suas soluções especializadas em nutrição e saúde animal, por um valor empresarial de € 980 milhões.

Evento virtual para investidores

&A DSM criou um local de conferência on-line para realizar seu Evento Virtual para Investidores. O local, que abre hoje (3 de novembro de 2020, às 10:00 CET), oferece informações sobre as plataformas de crescimento da DSM voltadas para a inovação em Nutrição. Isso é uma preparação para o evento ao vivo de amanhã (4 de novembro de 2020, das 14:00 às 17:15 CET), quando os Co-CEOs da DSM e outros executivos apresentarão uma atualização sobre o progresso estratégico e o pipeline de inovação da empresa, bem como discutirão oportunidades emergentes e plataformas de crescimento em Nutrição. O evento terminará com uma sessão de perguntas e respostas organizada pelos Co-CEOs da DSM. Detalhes sobre como acessar esse local podem ser encontrados em aqui.

Destaques do terceiro trimestre

Resultados de operações contínuas:

• DSM registra um sólido terceiro trimestre, apesar dos significativos efeitos negativos do câmbio
  • Vendas do grupo -4% e EBITDA ajustado -1%:
    • Nutrição: vendas estáveis, vendas orgânicas +4%, EBITDA ajustado +7%
    • Materiais: vendas -17%, volumes -6%, EBITDA ajustado -31%
  • O lucro líquido ajustado caiu 20% para €176 milhões.

Total do grupo:

• Lucro líquido total: €183 milhões
  • Fluxo de caixa livre operacional líquido ajustado de € 297 milhões, um aumento de 1% em comparação com o terceiro trimestre de 2019
Principais números e indicadores - operações contínuas
em milhões de eurosQ3 2020Q3 2019Variação em %VolumePreço/misturaFXOutros
Vendas1,9612,035-4%1%-1%-5%1%
Nutrição1,5471,5440%3%1%-6%2%
Materiais362435-17%-6%-8%-3%0%
EBITDA ajustado383388-1%
Nutrição3403177%
Materiais6290-31%
Inovação56
Corporativo-24-25
EBITDA337378
Margem EBITDA ajustada19.5%19.1%

As condições de negociação durante o terceiro trimestre estavam de acordo com as expectativas comunicadas em agosto com os resultados do segundo trimestre. A nutrição teve um bom desempenho, apesar de um efeito cambial negativo significativo de menos 6%. Os materiais, embora ainda afetados pela COVID-19, apresentaram uma tendência de volume melhor em relação ao trimestre anterior, especialmente em setembro.

A versão completa de 20 páginas deste comunicado à imprensa, com os demonstrativos financeiros que o acompanham, pode ser encontrada abaixo em formato PDF.

Para obter mais informações

Gerente sênior de comunicações