dezembro 6, 2019

Firmenich anuncia 'Classic Blueberry' como o Sabor do Ano de 2020

Informações sobre o consumidor Comunicados à imprensa

芬美意宣布“经典蓝莓”为2020年年度风味

Genebra, Suíça, 6 de dezembro de 2019 - A Firmenich anunciou o 'Classic Blueberry' como o sabor do ano para 2020, devido à sua associação de longa data com o bem-estar e seu papel em ajudar a inaugurar uma nova onda de opções de alimentos e bebidas para consumidores em todo o mundo. Este é o oitavo ano consecutivo em que a empresa - conhecida por suas percepções do consumidor líderes do setor e recursos de previsão de tendências - votou no sabor mais quente de alimentos e bebidas.

"Com o mirtilo, celebramos um sabor que é atemporal e duradouro, mas também cada vez mais relevante. O mirtilo é um sabor amado há séculos em muitos mercados e hoje, com nosso foco crescente em saúde e bem-estar, o mirtilo está sendo redescoberto e se tornando um dos sabores mais relevantes em muitas categorias", acrescentou.

Pequena, mas poderosa

O interesse do consumidor pelas blue berries em geral aumentou em parte devido a uma forte ligação com o bem-estar. Em um recente estudo de mídia social da Firmenich sobre discussões on-line sobre "superalimentos", as berries foram o alimento número um mencionado, e o mirtilo foi a berry número um. Os produtos com sabor de mirtilo têm quase o dobro da probabilidade de fazer uma alegação funcional na embalagem do que um alimento ou bebida típico, de acordo com dados da Mintel. O mirtilo como ingrediente vem crescendo no uso de alimentos e bebidas a cada ano desde 2008. A produção agrícola de mirtilos nos EUA aumentou cinco vezes desde 2007 e mais do que dobrou em todo o mundo no mesmo período (fonte: USDA, UN FAO).

Como um aroma usado no desenvolvimento de novos produtos, o mirtilo teve um crescimento de 101% nos últimos 10 anos em todo o mundo, com um crescimento particularmente rápido em mercados como o Oriente Médio, a América Latina e a Ásia, de acordo com a Mintel. O mirtilo teve um crescimento em quase todas as categorias de alimentos e bebidas monitoradas pela Mintel, com um crescimento particularmente forte em 10 anos em alimentos para bebês (700%), lanches (255%), bebidas especiais (224%), cereais matinais (145%), laticínios (143%), esportes & bebidas energéticas (127%) e bebidas alcoólicas (100%).

Conforto & felicidade em meio ao novo

Atualmente, há um enorme fluxo de novos produtos alimentícios e bebidas entrando no mercado, devido a um foco cada vez maior em questões como sustentabilidade e saúde. "Como os consumidores estão sendo apresentados a uma oferta ampliada de opções, sabores mais tradicionais, como o mirtilo, estão sendo usados para ajudá-los a experimentar essas novas tendências alimentícias, pois evocam sentimentos positivos em um momento da história em que ansiamos por otimismo", diz Mikel Cirkus, Diretor Criativo Global Foresight & Trenz para a Firmenich. Em uma pesquisa recente realizada em 16 países com quase 5.000 consumidores, a Firmenich descobriu que a emoção número um associada ao mirtilo era a felicidade, seguida por uma sensação de conforto.

"Essa escolha de um sabor mais tradicional como nosso 'sabor do ano' representa, na verdade, uma mudança mais significativa no setor de alimentos em direção a um design mais intencional e emocional", observa Jeffrey Schmoyer, vice-presidente de Insights Globais da Firmenich. "Os consumidores estão mais inclinados a experimentar algo que não lhes é familiar, como kombucha ou iogurte de caju, se for aromatizado de uma forma com a qual eles possam se conectar em um nível emocional. Vemos o mirtilo desempenhando um papel maior nos próximos anos, ajudando os desenvolvedores de produtos a introduzir novos conceitos de alimentos em todo o mundo".

Base do sabor

O sabor de mirtilo oferece uma base confiável e estável sobre a qual se pode construir, o que o torna um eterno favorito na comunidade de aromas. Ele não apenas combina bem com outros aromas, mas também se sustenta sozinho. "O mirtilo clássico é um sabor fantástico para se trabalhar porque é robusto e multifacetado", explica Eric Tang, aromatizador da Firmenich que foi responsável por muitas das maiores vitórias da empresa com mirtilo nos últimos anos. "O mirtilo tem notas florais que se destacam e um sabor picante distinto, com elementos verdes frescos e doces entrelaçados. Além das combinações clássicas que você encontra com o mirtilo, também me sinto atraído por combiná-lo com combinações menos óbvias, como chá preto ou habanero."

No mundo da culinária, já se foram os dias em que as frutas vermelhas eram relegadas a papéis coadjuvantes em saladas ou molhos. Hoje, os mirtilos são encontrados em inúmeros itens salgados, incluindo pizzas, tigelas de grãos e pratos de carne. "Os mirtilos podem até ser usados em macarrão como uma boa fonte de vitamina C e para dar cor", diz Oana Ocico, vice-presidente do Global Savory Business da Firmenich. Ela acrescenta: "por meio da Antropologia Culinária, os Chef Designers da Firmenich criaram uma série de ideias deliciosas e inovadoras que podem inspirar nossos clientes e seus consumidores a trazer mais mirtilo para suas criações".

O tradicional agora está na moda

A previsão de tendências é frequentemente associada à descoberta do que está à margem, lançando luz sobre ideias que ainda não foram incorporadas ao mainstream. No entanto, com o início de uma nova década, e depois de anos em que o setor de alimentos e bebidas ficou fascinado pelo que é "a próxima coisa", a Firmenich se sente confortável em apostar em algo que sempre esteve aqui, o que é, de fato, uma ideia nova.

Sobre a Firmenich

&A Firmenich é a maior empresa privada de perfumes e aromas do mundo, fundada em Genebra, na Suíça, em 1895. Impulsionada por seu propósito de criar emoções positivas para melhorar o bem-estar, naturalmente, a Firmenich projetou muitos dos perfumes e aromas mais conhecidos do mundo, levando prazer a mais de quatro bilhões de consumidores todos os dias. Reconhecida por sua pesquisa e criatividade de classe mundial, bem como por sua liderança em sustentabilidade, a cada ano, a Firmenich investe 10% de seu faturamento em P&D para entender e compartilhar o melhor que a natureza tem a oferecer de forma responsável. A Firmenich teve um faturamento anual de 3,9 bilhões de francos suíços no final de junho de 2019.