dezembro 15, 2015

FIRMENICH NOMEIA COCO COMO O "SABOR DO ANO" DE 2016

Informações sobre o consumidor Comunicados à imprensa

FIRMENICH NAMES COCONUT THE 2016 ‘FLAVOR OF THE YEAR’

Princeton, NJ, EUA, 15 de dezembro de 2015 - A Firmenich anunciou que o coco é o Sabor do Ano para 2016.

Coco: o sabor do ano de 2016

Usado há séculos na culinária do sudeste asiático, o coco só foi adotado globalmente na última década. Antes, em grande parte do mundo ocidental, o coco evocava principalmente imagens de coquetéis açucarados, como Pina Coladas. Foi só quando a água de coco chegou em massa às prateleiras, entre 2005 e 2008, que o mundo passou a prestar atenção. Desde então, o coco continuou a aumentar sua presença no mundo dos alimentos e bebidas e sua popularidade não mostra sinais de desaceleração. "O coco em geral está se beneficiando por estar 'na moda' em várias frentes, e pode-se esperar que as variantes com sabor de coco como um todo continuem a crescer no setor de alimentos e bebidas", diz Chris Brockman, analista sênior de alimentos e bebidas da agência de inteligência de mercado global Mintel.

A Firmenich acredita que o apelo do coco está na atração dos consumidores pelas sensações de equilíbrio e bem-estar que o coco evoca. A empresa observa que, nos EUA, a água de coco apareceu pela primeira vez em estúdios de ioga, e a associação entre bem-estar e coco permaneceu forte. Vivemos em um mundo caótico, confrontado com uma abundância de estímulos e, à medida que esse modo de vida continua, a Firmenich prevê que os consumidores continuarão gravitando em torno da calma do coco.

O poder do coco

O coco, que na verdade é uma semente e não uma noz, pode ter um sabor descrito como qualquer coisa, desde tostado e doce, cremoso e lactônico, até gorduroso e fresco. Como acontece com a maioria dos favoritos perenes, essa versatilidade é parte do apelo. Um motivo para a variedade de sabores do coco é que há muitas maneiras de consumi-lo, dependendo da maturidade da semente. Por exemplo, em culturas não asiáticas, a doçura tradicionalmente associada ao coco reflete o sabor da carne, que se desenvolve com o tempo e representa uma semente mais madura.

A proliferação da água de coco introduziu em grande parte do mundo uma forma totalmente nova de experimentar o sabor do coco: jovem e fresco. Agora que o mundo abraçou tudo o que o coco tem a oferecer, os sabores se tornaram os favoritos dos consumidores. "Essa nova geração de sabores de coco, em particular, é moderna e redefinida, acrescentando frescor e dando um toque diferente aos produtos, se comparada aos sabores bem estabelecidos do 'coco clássico'", diz Gerry Van Gerven, aromatizador sênior da Firmenich na Tailândia.

A Firmenich observa a popularidade da combinação de outros perfis de sabor com o coco. "Ótimos exemplos são o coco com baunilha, café e pimentas, enquanto frutas como abacaxi, lichia e manga são ótimas misturas para conceitos de bebidas", diz Van Gerven. "Mas os sabores e as fusões do coco podem ser aplicados em várias categorias além das bebidas, desde panificação e confeitaria até laticínios e salgados.

O mundo do coco

Desde 2010, o número de produtos alimentícios e bebidas com sabor de coco introduzidos no mercado global aumentou 121%, com uma taxa de crescimento anual de 17%. Esse aumento no lançamento de produtos inclui sopas e molhos, chips de coco (doces e salgados), pipoca e mistura para trilha, mastigadores de óleo de coco e muito mais, sem mencionar a mania de bebidas de coco que floresceu muito além da água, incluindo café, chá, vodca, leites e água com gás com sabor de coco.

A preferência pelo coco vai além dos produtos embalados. Os observadores de tendências da Firmenich notam o coco nos cardápios em pratos inovadores, como o confit de pato envolto em prosciutto com feijão branco e purê de damasco, finalizado com coco fresco raspado. No Brasil, o quinto maior país produtor de coco, o chef de renome mundial Alex Atala criou um prato exclusivo com coco em seu restaurante D.O.M., em São Paulo, que recebeu duas estrelas Michelin: vieiras cozidas com leite de coco, óleo de pimenta aromática (aromatizado com cachaça, vinagre e alecrim), manga crocante e castanhas-do-pará.

"O coco é um sabor fantástico para pratos salgados. Ele funciona bem em sopas e molhos e combina muito bem com as quatro principais proteínas animais: peixe, frango, carne bovina e carne de porco, o que é raro", diz Stefano Marciano, TechnoChef do grupo Savory da Firmenich. "Ele acrescenta uma camada de complexidade e profundidade ao que você estiver cozinhando, o que o torna um sabor divertido de se trabalhar como chef."

Além disso, como ingrediente, o coco se tornou um santo graal dentro dos círculos "free-from": a farinha de coco permite fazer bolos sem glúten; os aminoácidos de coco são apontados como uma alternativa sem soja ao molho de soja; e o leite de coco cultivado encontrou um lugar nas prateleiras como uma alternativa sem laticínios ao iogurte tradicional. Pesquise na Internet sobre o coco e você verá páginas intermináveis de receitas de tudo, desde panquecas de leite de coco até molho de coco para ranchos e muito mais. Parece não haver nada que essa poderosa semente não possa fazer!

O que começou com a água agora não tem limites

O que alguns viam apenas como uma moda passageira com a água de coco, agora floresceu além do que os analistas de tendências poderiam ter previsto. As marcas de água de coco estão se expandindo globalmente e novos produtos com sabor de coco continuam a entrar no mercado. As sensações de equilíbrio e bem-estar continuam a ser de grande importância para os clientes e a Firmenich está confiante de que o apelo do coco só crescerá em 2016.

Para atender a essa demanda cada vez maior, a Firmenich usou sua experiência criativa e técnica para desenvolver aplicações de aromas inspiradoras com coco de degustação autêntica para seus clientes de alimentos e bebidas em todo o mundo.

&A Firmenich é a maior empresa privada do mundo no ramo de fragrâncias e aromas. Fundada em Genebra, na Suíça, em 1895, criou muitos dos perfumes e aromas mais conhecidos do mundo, que bilhões de consumidores apreciam todos os dias. Sua paixão pelo olfato e pelo paladar está no centro de seu sucesso. É reconhecida por sua pesquisa e criatividade de classe mundial, bem como por sua liderança em sustentabilidade e excepcional compreensão das tendências de consumo. A cada ano, investe 10% de seu faturamento em P&D, refletindo seu desejo contínuo de entender, compartilhar e sublimar o melhor que a natureza tem a oferecer. A Firmenich teve um faturamento anual de 3,0 bilhões de francos suíços no final de junho de 2015.