dezembro 16, 2015

FIRMENICH NOMEIA O MEL COMO O "SABOR DO ANO" DE 2015

A Firmenich anunciou que o mel é o Sabor do Ano para 2015.

Informações sobre o consumidor Comunicados à imprensa

FIRMENICH NAMES HONEY THE 2015 ‘FLAVOR OF THE YEAR’

Princeton, NJ, EUA, 16 de dezembro de 2015 - A popularidade do mel tem apresentado um crescimento consistente nos últimos anos, à medida que os consumidores gravitam em torno de produtos alimentícios e bebidas considerados artesanais e feitos à mão, ou de origem local. O mel tem a capacidade de criar uma impressão de sabor única que encanta consumidores de todas as idades. Embora seja universalmente doce e ao mesmo tempo encorpado, o sabor também deixa uma impressão delicada que faz com que os consumidores queiram mais.

O declínio das populações de abelhas em todo o mundo - e os efeitos potencialmente devastadores que isso pode ter sobre o planeta e seus sistemas alimentares - também colocou o mel no centro das atenções globais. O mundo precisa das abelhas para manter um equilíbrio ecológico saudável e, à medida que as abelhas entram no palco mundial, o apelo de seu produto aumenta.

Similar to wine, the taste of honey is greatly impacted by its geographic location, climate, soil and temperature, what is often referred to as its terroir. The combination of these elements is why the flower nectar has a special composition; and this gives the resulting honey from that nectar a unique flavor fingerprint. As consumers continue to be more interested in where their food comes from, honey is a naturally appealing option, as it speaks to our need for storytelling and authenticity in a world which has become so fast-moving with the speed of information technology. “You can just do so much with honey,” says Patrick Salord, Senior Flavorist at Firmenich. “For a flavor that is as sweet as honey is, it shows remarkable versatility. Depending on the application, you can tone down the sweetness, or even tone it up! It’s a flavor that has no limit in its potential, and people respond to that.”

Dependendo do terroir e dos pólens que as abelhas colheram, o mel pode revelar uma ampla gama de notas: "O sabor do mel pode conter desde flores brancas leves e delicadas, como camomila, lírio-do-vale ou tília, até flores poderosas e inebriantes, como jasmim ou rosa", diz Salord.

"O mel também pode conter notas semelhantes às de flores secas, como lavanda, bem como notas animalescas e de couro típicas da acácia. Você pode encontrar notas amadeiradas, de pinho e até mesmo de fumaça", concluiu. Para capturar a riqueza e a complexidade do sabor do mel, a Firmenich desenvolveu uma tecnologia de extração exclusiva chamada Naturome®, que preserva o perfil sutil dos produtos naturais.

O mundo do mel

De acordo com dados da Mintel, o sabor do mel nos alimentos está crescendo em todo o mundo e em todas as categorias. "O mel foi uma escolha fácil para 2015", disse Mikel Cirkus, diretor da equipe de Design Conceitual da Firmenich e analista de tendências da Divisão de Aromas. "É de fato um sabor clássico, mas também é um sabor que está tendo um enorme ressurgimento de popularidade nos últimos anos. Os desenvolvedores de produtos estão percebendo como o mel é um sabor fantástico e versátil no que diz respeito à combinação com outras tonalidades."
Embora o desejo de misturar mel não seja novo, a Firmenich observa que as combinações de mel explodiram nos últimos anos. "O mel e o molho picante, ou 'molho de ferrão de abelha', como às vezes é chamado, tornou-se o condimento mais quente desde o Siracha", diz Sandy Cook, Senior TechnoChef™ da equipe de Sabores da empresa. Em um casamento de tendências, a Pizza Hut acaba de lançar um novo molho com mel e Siracha. Da mesma forma, embora o mel e as aves tenham sido combinados por décadas (pense em frango assado com mel), a carne vermelha e até mesmo os mariscos seguiram o exemplo, com itens como costelas curtas assadas com mel e ostras fritas com mel aparecendo nos cardápios.

Onipresente, mas excepcional, a Firmenich acredita que o mel tem o potencial de entrar no cânone dos sabores como chocolate, baunilha e morango, favoritos perenes que alcançam o adjetivo de sabor definitivo: clássico. Cereais como Honey Nut Cheerios e Honey Smacks, doces Bit-O-Honey e molho de mostarda com mel são apenas alguns dos produtos de mel padrão ouro do setor. A Firmenich aponta o iogurte grego, barras de cereais, sorvete, carne seca e álcool, incluindo vodca e uísque, como apenas alguns dos produtos em que o mel está se tornando uma opção de sabor padrão.

Tradução gerada por IA Esta página foi traduzida automaticamente usando IA. Embora nos esforcemos para obter precisão, a tradução pode não ser perfeita e pode interpretar erroneamente o conteúdo original. Para obter informações críticas, consulte o idioma original. Use essas traduções a seu próprio critério. O dsm-firmenich não se responsabiliza por quaisquer erros ou mal-entendidos que possam surgir do uso dessas traduções.