fevereiro 6, 2019

DSM comemora 30 anos como empresa de capital aberto

Na época, a IPO da DSM foi a maior introdução na história da Bolsa de Valores de Amsterdã.

Heerlen, NL, 06 Feb 2019 13:15 CET

A Royal DSM, empresa global com base científica em Nutrição, Saúde e Vida Sustentável, comemora hoje que faz 30 anos que a empresa foi listada na Bolsa de Valores de Amsterdã (atualmente Euronext Amsterdam). Na época, a IPO foi a maior introdução na história da Bolsa de Valores de Amsterdã.

DSM share price performance since listed (1989) vs. AEX average

Em 6 de fevereiro de 1989, o Estado holandês vendeu cerca de um terço de sua participação na DSM, seguido por outro terço em setembro de 1989 e o restante da participação sete anos depois, finalizando a privatização da empresa.

As ações ordinárias da DSM foram listadas a € 8,17 (corrigidas para desdobramentos de ações). Desde a listagem no mercado de ações, a ação da DSM (incluindo dividendos) apresentou um aumento de dez vezes, enquanto o AEX aumentou mais de quatro vezes. Incluindo dividendos, o CAGR da DSM durante o período foi de 13% ao ano, em comparação com 8% do índice AEX; isso significa retornos anuais de longo prazo mais de 50% melhores.

Desde a listagem da DSM, a empresa passou por outra transformação bem-sucedida, vendendo quase todas as suas atividades de commodities e produtos químicos a granel e se tornando uma empresa baseada em ciência e orientada por propósitos nas áreas de Nutrição, Saúde e Vida Sustentável. A DSM também se tornou uma empresa intrinsecamente inovadora e uma verdadeira empresa global com uma força de trabalho diversificada. Em 1989, cerca de 15% das vendas da DSM e 7% de seus funcionários estavam fora da Europa, em comparação com ~65% e ~60%, respectivamente, atualmente.

Nos últimos 30 anos, a DSM também fez grandes avanços em sustentabilidade, que não é apenas um valor central e uma responsabilidade fundamental, mas também, cada vez mais, um importante impulsionador de negócios que está totalmente enraizado na estratégia, nos negócios e nas operações da empresa. A DSM foi uma das primeiras empresas a introduzir o relatório integrado e a incorporar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em sua estratégia, contribuindo para eles com nossas soluções baseadas na ciência para criar vidas mais brilhantes para as pessoas de hoje e para as gerações futuras.

Para obter mais informações
Herman Betten