maio 7, 2020

DSM divulga resultados do primeiro trimestre de 2020

A DSM reporta um sólido primeiro trimestre de 2020, mas suspende a perspectiva geral de lucros devido à atual visibilidade limitada em Materiais.

Heerlen, NL, 07 de maio de 2020 07:00 CEST

Destaques1
  • DSM registra um trimestre sólido
  • Ações antecipadas sobre a COVID-19 garantiram a continuidade das operações e do fornecimento aos clientes
  • Vendas do grupo e EBITDA ajustado estáveis
    • Nutrição: vendas +4%, vendas orgânicas +2%, EBITDA ajustado +3%
    • Materiais: vendas -8%, volumes -6%, EBITDA ajustado -7%
  • O lucro líquido ajustado aumentou 8%, chegando a €216 milhões. Lucro líquido: €168 milhões
  • Forte fluxo de caixa livre operacional líquido ajustado de € 151 milhões, um aumento de 152%
  • Perspectiva para 2020: A DSM espera que a Nutrition apresente um aumento de pelo menos um dígito médio no EBITDA ajustado, mas, dada a atual visibilidade limitada em Materiais, a perspectiva geral de ganhos está suspensa no momento

1) O EBITDA ajustado é uma medida alternativa de desempenho (APM) que reflete as operações contínuas.

Principais números e indicadores
em milhões de eurosQ1 2020Q1 2019Variação em %VolumePreço/misturaFXOutros
Vendas2,2932,2920%1%-3%1%1%
Nutrição1,5751,5174%5%-3%1%1%
Materiais660717-8%-6%-4%1%1%
EBITDA ajustado4234240%
Nutrição3243163%
Materiais118127-7%
Inovação56
Corporativo-24-25
EBITDA358416
Margem EBITDA ajustada18.4%18.5%
Declaração dos Co-CEOs

Geraldine Matchett e Dimitri de Vreeze, Co-CEOs, comentaram: "A COVID-19 gerou desafios globais sem precedentes. Tomamos medidas muito precoces e nos concentramos em garantir a saúde e a segurança de nossos funcionários e parceiros, mantendo nossas operações em funcionamento e atendendo aos clientes e à sociedade com nossos produtos essenciais. Estamos orgulhosos de como nosso pessoal está respondendo aos novos desafios e também apoiando as comunidades ao seu redor de muitas maneiras diferentes.

"Observamos boas condições de negócios subjacentes em Nutrição, com o impulso aumentando ao longo do trimestre e com um pequeno aumento geral na demanda por COVID-19. Ao mesmo tempo, as condições comerciais em Materiais se deterioraram rapidamente no final do primeiro trimestre, pois as operações dos clientes foram afetadas pelas restrições da COVID-19, especialmente na Europa e na América do Norte.

"Continuamos bem posicionados para administrar os desenvolvimentos de curto prazo com um negócio de nutrição em crescimento e uma posição financeira sólida. Continuamos focados em nossa estratégia de longo prazo para oferecer crescimento acima do mercado, buscando nossos programas de inovação e iniciativas de crescimento, apoiados pela execução de nossas ações de autoajuda."

Perspectivas para 2020

Dentro desse contexto, a DSM espera que a Nutrition apresente pelo menos um aumento de um dígito médio no EBITDA ajustado para 2020 em comparação com o ano anterior, mas, dada a atual visibilidade limitada dos Materiais, consideramos prudente não expressar uma perspectiva geral de ganhos neste momento.

Impacto da COVID-19

A DSM respondeu rapidamente ao surto de COVID-19, iniciando protocolos muito rígidos para aumentar as precauções de higiene e segurança já rigorosas em todas as suas instalações e na cadeia de suprimentos em todo o mundo. Por meio dessas medidas, a DSM está protegendo o bem-estar de seus funcionários e parceiros e, ao mesmo tempo, mantendo as instalações de produção em funcionamento. Como muitos de seus produtos e soluções são considerados vitais pelos governos nacionais, as instalações da DSM geralmente têm permissão para continuar operando e são menos afetadas por restrições logísticas.

A DSM estima que, em geral, a Nutrição teve um leve aumento de cerca de 1% em suas vendas do primeiro trimestre devido à COVID-19. Os Materiais tiveram um impacto negativo de cerca de 7% nas vendas, com o principal efeito no final do trimestre, já que as operações dos clientes foram severamente afetadas pelas medidas contra a COVID-19, especialmente na Europa e na América do Norte. Como essas medidas continuam no segundo trimestre, a DSM está tomando medidas em Materiais para limitar as despesas de capital e os custos operacionais para proteger seus ganhos e fluxo de caixa sem comprometer o potencial de médio e longo prazo de seus negócios.

Além disso, a DSM também está apoiando a luta contra a pandemia. A DSM está aplicando seu conhecimento científico e seus recursos por meio de uma variedade de iniciativas globais e locais, inclusive ajudando a melhorar os projetos de equipamentos de proteção individual, produzindo desinfetantes e equipamentos essenciais para hospitais, liderando um consórcio para produzir máscaras faciais, distribuindo vitaminas que otimizam a imunidade para profissionais de saúde e muito mais, conforme mostrado nos destaques de sustentabilidade.

Solidez financeira

A DSM continua a se beneficiar de um sólido balanço patrimonial e da liquidez disponível, com dívida líquida em relação ao EBITDA no primeiro trimestre de 2020 de 0,8x, forte geração de caixa e linhas de crédito rotativo comprometidas e não utilizadas de € 1,5 bilhão. Essas linhas, compostas por uma linha de crédito rotativo de € 1 bilhão com vencimento em 2025 e novas linhas de crédito rotativo de € 500 milhões concluídas recentemente, não estão sujeitas a nenhum acordo financeiro ou cláusula MAC. Além disso, a empresa não tem vencimentos de títulos em 2020 e 2021. A DSM continua comprometida em manter um forte perfil de crédito com grau de investimento.

Refletindo a solidez de sua posição financeira, a DSM continua comprometida com sua política de alocação de capital. A DSM continuará a reinvestir capital para impulsionar o crescimento orgânico por meio de investimentos disciplinados e está comprometida em seguir sua política existente de distribuir dividendos estáveis, de preferência crescentes, a seus acionistas. A proposta de dividendos da DSM para aprovação em sua AGM em 8 de maio de 2020 permanece em € 2,40 por ação, conforme comunicado em fevereiro de 2020, um aumento de 4% em relação a 2019.

Ao mesmo tempo, tendo recomprado 745 milhões de ações no primeiro trimestre de 2020, a DSM acredita ser prudente pausar o restante de seu programa de recompra de ações de 1 bilhão de euros, lançado em 2019, como precaução, dado o ambiente atual.

Aquisição da Glycom

Em 1º de abril de 2020, a DSM concluiu a aquisição da Glycom, conforme anunciado em 21 de fevereiro de 2020, por um valor empresarial de € 765 milhões, que será incorporado aos resultados a partir do segundo trimestre de 2020. A Glycom é a principal fornecedora mundial de oligossacarídeos de leite humano (HMO).

Principais números e indicadores
em milhões de eurosQ1 2020Q1 2019Variação em %VolumePreço/misturaFXOutros
Vendas2,2932,2920%1%-3%1%1%
Nutrição1,5751,5174%5%-3%1%1%
Materiais660717-8%-6%-4%1%1%
Centro de Inovação4847
Atividades corporativas1011
em milhões de eurosYTD Q1 2020YTD Q1 2019Variação em %Q1 2020Q1 2019Variação em %
Vendas2,2932,2920%2,2932,2920%
Força de trabalho (número de funcionários no final do período)421,86622,174

1) Resultado tributável superajustado
2) Incluindo o resultado atribuído à participação de não controladores
3) Caixa, líquido de financiamento de clientes, subsídios de investimento e excluindo arrendamentos
4) O número de funcionários em 2019 refere-se ao número de funcionários no final do ano

Neste relatório:

O "crescimento orgânico das vendas" é o impacto total do volume e do preço/mix;
O "capital de giro total" refere-se ao total do "capital de giro operacional" e do "capital de giro não operacional";
O "Fluxo de Caixa Livre Operacional Líquido Ajustado" é o fluxo de caixa das atividades operacionais, corrigido pelo fluxo de caixa dos ajustes do APM, menos o fluxo de caixa de despesas de capital e direitos de saque.

A versão completa deste comunicado à imprensa com os demonstrativos financeiros que o acompanham e a Apresentação aos Investidores estão abaixo em formato PDF.

Para obter mais informações

Gerente sênior de comunicações