agosto 4, 2020

DSM divulga resultados do primeiro semestre de 2020

A DSM relata um sólido primeiro semestre de 2020 em um ambiente desafiador de COVID-19, a perspectiva geral de ganhos permanece suspensa.

Heerlen, NL, 04 de agosto de 2020 07:00 CEST

Destaques1
  • DSM registra um primeiro semestre sólido em um ambiente desafiador para a COVID-19
  • Vendas do grupo -1% e EBITDA ajustado -4%
    • Nutrição: vendas +6%, vendas orgânicas +5%, EBITDA ajustado +5%
    • Materiais: vendas -16%, volumes -14%, EBITDA ajustado -28%
  • O lucro líquido ajustado caiu 4%, para €399 milhões. Lucro líquido: €270 milhões
  • Fluxo de caixa livre operacional líquido ajustado de € 342 milhões, um aumento de 33% no acumulado do ano
  • Dividendo provisório de € 0,80 por ação ordinária
  • Perspectiva para 2020 inalterada: a DSM espera que a Nutrition apresente um aumento de pelo menos um dígito médio no EBITDA ajustado, mas, dada a atual visibilidade limitada em Materiais, a perspectiva geral de lucros permanece suspensa

1) O EBITDA ajustado é uma medida alternativa de desempenho (APM) que reflete as operações contínuas.
O crescimento orgânico das vendas é o impacto total do volume e do preço/mix.
O Fluxo de Caixa Livre Operacional Líquido Ajustado é o fluxo de caixa das atividades operacionais, corrigido pelo fluxo de caixa dos ajustes de APM, menos o fluxo de caixa de despesas de capital e direitos de saque.

Principais números e indicadores
em milhões de eurosH1 2020H1 2019Variação em %VolumePreço/misturaFXOutros
Vendas4,5324,568-1%-1%-1%0%1%
Nutrição3,2243,0296%5%0%-1%2%
Materiais1,1941,427-16%-14%-3%1%0%
EBITDA ajustado825862-4%
Nutrição6746395%
Materiais189262-28%
Inovação1111
Corporativo-49-50
EBITDA746823
Margem EBITDA ajustada18.2%18.9%
Declaração dos Co-CEOs

Geraldine Matchett e Dimitri de Vreeze, Co-CEOs, comentaram: "Nossas equipes continuaram a navegar com sucesso no ambiente global desafiador, com os desenvolvimentos do segundo trimestre alinhados com as expectativas que estabelecemos em maio. As condições de negócios para Nutrição foram boas em geral no primeiro semestre, com picos na demanda por Nutrição Animal no primeiro trimestre e Nutrição Humana no segundo trimestre, à medida que os mercados finais reagiram em resposta à COVID-19. As condições de negociação em Materiais se deterioraram abruptamente no final do primeiro trimestre, à medida que as operações dos clientes e a demanda do usuário final foram afetadas pela COVID-19, e esses efeitos continuaram durante o segundo trimestre.

"Tendo tomado as primeiras medidas para limitar as despesas de capital e minimizar os custos operacionais em Materiais, iniciamos agora também a próxima fase de nossas ações de melhoria de lucros com o objetivo de proporcionar uma economia recorrente anualizada de € 25 a 30 milhões.

"No início do ano, lançamos o programa Fit for Growth em Nutrição. A nova estrutura organizacional, que permite uma abordagem de entrada no mercado mais diferenciada, está em vigor e agora estamos trabalhando para desenvolver ainda mais nossos negócios de especialidades. Todas as nossas recentes aquisições aumentam nossas ofertas de soluções de especialidades, acelerando nossa estratégia de crescimento.

"O impacto humano global da pandemia da COVID-19 é uma lição clara e, por isso, aderimos a várias iniciativas da 'Build Back Better'. Como uma organização orientada por um propósito, acreditamos que é mais importante do que nunca que o mundo se comprometa com um futuro mais sustentável, justo e resiliente."

Destaques do segundo trimestre
  • Vendas do grupo -2% e EBITDA ajustado -8%:
    • Nutrição: vendas +9%, vendas orgânicas +9%, EBITDA ajustado +8%
    • Materiais: vendas -25%, volumes -21%, EBITDA ajustado -47%
  • Lucro líquido ajustado caiu 15%, para €183 milhões. Lucro líquido total: €102 milhões
  • Fluxo de caixa livre operacional líquido ajustado de € 191 milhões, em comparação com € 197 milhões no segundo trimestre de 2019
em milhões de eurosQ2 2020Q2 2019Variação em %VolumePreço/misturaFXOutros
Vendas2,2392,276-2%-2%0%-1%1%
Nutrição1,6491,5129%6%3%-2%2%
Materiais534710-25%-21%-4%0%0%
EBITDA ajustado402438-8%
Nutrição3503238%
Materiais71135-47%
Inovação65
Corporativo-25-25
EBITDA388407
Margem EBITDA ajustada18.0%19.2%

As condições comerciais durante o segundo trimestre ficaram em linha com as expectativas comunicadas em maio com os resultados do primeiro trimestre.

A Nutrition apresentou um forte crescimento orgânico de vendas de 9% (incluindo um efeito de até 2% da COVID-19), com um desempenho muito bom em Human Nutrition (crescimento orgânico de 11%), que teve uma demanda adicional impulsionada pela COVID-19 em todos os mercados finais. Parte disso foi impulsionada pelo estoque (especialmente alimentos embalados em alimentos e bebidas e nutrição precoce), enquanto a demanda do usuário final por produtos de otimização da imunidade permaneceu forte. No final do trimestre, a Human Nutrition teve condições comerciais mais normalizadas. A Animal Nutrition (crescimento orgânico de 9%) teve condições comerciais sólidas em geral, embora os grandes efeitos de formação de estoque do primeiro trimestre tenham começado a se reverter parcialmente na segunda metade do trimestre.

Os materiais registraram volumes 21% menores, uma vez que a deterioração abrupta da demanda no final do primeiro trimestre continuou no segundo trimestre, com as operações dos clientes afetadas pelos lockdowns causados pela COVID-19 em todo o mundo e pela demanda enfraquecida do usuário final. As vendas de plásticos de alto desempenho foram severamente afetadas pelas condições ruins do mercado em seu maior mercado final, o automotivo global, enquanto os materiais de proteção (Dyneema) viram uma parte substancial de seus pedidos de proteção pessoal contratados ser adiada. Esses efeitos exacerbaram a queda do EBITDA ajustado no trimestre. Embora os volumes tenham caído cerca de 20-25% em abril-maio em geral, as condições do mercado melhoraram gradualmente no final do trimestre na maioria dos mercados finais, com os volumes de saída de junho sendo cerca de -15%.

Perspectivas para 2020

A DSM reitera a perspectiva para o ano inteiro apresentada nos resultados do primeiro trimestre de 2020, que reflete a considerável incerteza sobre como a pandemia de COVID-19 se desenvolverá e quais serão as ramificações globais. Nesse contexto, a DSM espera que a Nutrition ofereça pelo menos um aumento de um dígito médio no EBITDA ajustado para 2020 em comparação com o ano anterior, mas, dada a atual visibilidade limitada dos materiais, considera prudente não expressar uma perspectiva geral de ganhos.

Impacto da COVID-19

A DSM tem mantido rigorosas precauções de higiene e segurança em suas instalações e na cadeia de suprimentos desde o surto da pandemia de COVID-19. A DSM está monitorando de perto as circunstâncias locais e respondendo de acordo. Por meio dessas ações rápidas, a DSM continua a proteger o bem-estar de seus funcionários e parceiros, mantendo as instalações de produção em funcionamento.

A DSM estima que o setor de Nutrição teve um impacto ligeiramente positivo nas vendas do primeiro semestre devido à COVID-19, de cerca de 1 a 2%, enquanto o setor de Materiais teve um efeito muito mais negativo, um pouco acima de 15%, nas vendas nesse período.

Em resposta, a Materials limitou os gastos de capital e minimizou os custos operacionais. A próxima fase, como parte de uma iniciativa de reestruturação mais ampla para alavancar sinergias e aumentar a agilidade operacional, será implementada no segundo semestre do ano e tem como objetivo proporcionar economias de custo recorrentes anualizadas de 25 a 30 milhões de euros, sem comprometer o potencial do negócio. A DSM continuará a monitorar a evolução da COVID-19 e seu impacto potencial nos diferentes mercados finais em que opera e está preparada para tomar outras medidas, se necessário.

A DSM continua a aplicar seu conhecimento científico e seus recursos para apoiar a luta contra a COVID-19 por meio de várias iniciativas globais e locais, incluindo a fabricação e a entrega de 2,8 milhões de cotonetes e 390.000 litros de desinfetante na Holanda, além de equipamentos vitais para kits de teste e a distribuição de milhões de produtos de otimização da imunidade para comunidades, profissionais de saúde, bem como para todos os funcionários da DSM e suas famílias em todo o mundo. A DSM também se juntou a iniciativas colaborativas globais "Build Back Better", defendendo políticas de recuperação econômica que desencadeiam investimentos e mudanças comportamentais para aumentar a resiliência da sociedade a emergências globais, como as mudanças climáticas. Mais detalhes sobre essas iniciativas estão incluídos nos destaques de sustentabilidade encontrados na versão completa deste comunicado à imprensa com demonstrações financeiras .

Aquisição do Grupo Erber

Em 12 de junho de 2020, a DSM anunciou a aquisição da maioria dos ativos do Grupo Erber, um passo importante na expansão de suas soluções especializadas em Nutrição e Saúde Animal, por um valor empresarial de € 980 milhões. Biomin e Romer Labs, os negócios adquiridos do Grupo Erber, darão à DSM a liderança de mercado na prevenção de micotoxinas, consolidarão sua posição como um dos maiores fornecedores mundiais de eubióticos para animais e trarão uma capacidade complementar em tecnologia de diagnóstico e soluções inovadoras de teste. Espera-se que a aquisição seja concluída no quarto trimestre de 2020, sujeita à aprovação regulatória. Para financiar a aquisição, a DSM emitiu dois títulos de longo prazo por € 1 bilhão.

A versão completa de 28 páginas deste comunicado à imprensa, com os demonstrativos financeiros que o acompanham, pode ser encontrada abaixo em formato PDF.

Para obter mais informações

Gerente sênior de comunicações