maio 22, 2023

A Bel torna o leite com baixo teor de metano, trabalhando em toda a sua cadeia de laticínios na Eslováquia com o parceiro dsm-firmenich

Notícias da empresa Comunicados à imprensa

Kaiseraugst, Suíça, e Heerlen, Holanda, 22 de maio de 2023

Um passo decisivo em direção ao leite com baixo teor de metano foi dado pelo Bel Group em uma de suas principais bacias leiteiras. Depois de concluir com sucesso uma série de testes-piloto para o Bovaer®, um aditivo revolucionário para ração da dsm-firmenich que reduz as emissões de metano do gado, a Bel agora está começando a implantar essa solução pioneira para a maioria de seus produtores de leite na Eslováquia. Eles fornecem cerca de 70 milhões de litros de leite por ano para fazer os famosos queijos Babybel® do Grupo, distribuídos na Europa Central e no Reino Unido. A implementação do Bovaer® reduzirá as emissões de metano de cada fazenda em aproximadamente 1/4 e representará uma redução anual total de 400 toneladas de metano.

A Bel é pioneira na busca de soluções revolucionárias, comprometida com a trajetória de 1,5°C, que visa limitar o aquecimento global abaixo desse limite.

O metano é um potente gás de efeito estufa que tem um efeito de aquecimento muito maior do que o CO2[1], e as vacas, por emitirem naturalmente esse gás durante a digestão, são a segunda fonte mais importante de metano proveniente de atividades humanas (depois dos combustíveis fósseis). Mas o aditivo alimentar desenvolvido pela dsm-firmenich, o Bovaer®, adicionado à dieta das vacas leiteiras - não mais do que um quarto de colher de chá por vaca por dia - pode suprimir algumas das reações químicas que produzem o gás em seu estômago, fazendo com que elas emitam 25% menos metano, em média[2].

Com o apoio dos fazendeiros parceiros, a Bel pretende implantar a solução em todas as 10.000 vacas que fornecem leite na Eslováquia, o que reduzirá as emissões de metano em 1/4 para cada fazenda e representará uma redução anual total de 400 toneladas de metano, ou 11.000 toneladas de CO2 eq - o equivalente a tirar mais de 3.300 carros familiares das ruas[3].

A implantação do Bovaer® em escala demonstra a determinação e o espírito pioneiro do Grupo e da dsm-firmenich na busca de soluções inovadoras, concretas e eficazes para combater as mudanças climáticas.

Simon Bonnet, Diretor de Compras de Leite do Grupo Bel, diz: "A implantação dessa solução revolucionária em nossa bacia leiteira eslovaca é a prova de que estamos dando passos decisivos em direção a um futuro de baixo teor de metano para os laticínios. Na Bel, estamos incrivelmente orgulhosos de poder, junto com nossos fazendeiros parceiros, trazer soluções inovadoras e transformar o modelo agrícola para torná-lo mais sustentável e responsável. Após a implantação na Europa Central, pretendemos tornar o leite com baixo teor de metano uma realidade também em outros mercados. Realizamos 900 diagnósticos de carbono em nossas fazendas parceiras, mostrando que as emissões de metano representam cerca de metade das emissões de gases de efeito estufa de uma fazenda leiteira - o potencial de mudança é enorme."

Mark van Nieuwland, vice-presidente da Bovaer® na dsm-firmenich, acrescenta: "Na dsm-firmenich, nosso objetivo é dar vida ao progresso, com o compromisso de ampliar os limites da ciência e da tecnologia para tornar o mundo em que vivemos mais sustentável. A introdução de inovações no mercado só é possível com o apoio de empresas pioneiras, como o Bel Group. Essa implantação em larga escala da nossa promissora solução Bovaer® mostra que o futuro do leite com baixo teor de metano já chegou."

Esse novo aditivo alimentar foi objeto de estudos científicos conduzidos por vários institutos de pesquisa e universidades, incluindo o INRAE, na França, a Universidade de Wageningen, na Holanda, e a UC Davis, nos Estados Unidos, além de ser validado pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA). O Bovaer® respeita o bem-estar das vacas, dos consumidores e do meio ambiente. Depois de agir para suprimir a produção de metano no estômago da vaca, ele é naturalmente decomposto em elementos já presentes e processados pelo metabolismo do animal, sem afetar os volumes de produção ou a qualidade do leite.

Quando a implantação estiver completa na Eslováquia, os consumidores poderão escolher produtos Babybel® saborosos e com baixo teor de metano, fabricados na fábrica da Bel na Eslováquia com leite 100% eslovaco e destinados à Europa Central (Alemanha, República Tcheca e Eslováquia) e ao Reino Unido.

A Bel está trabalhando para estender essa solução de baixo teor de metano a outros mercados do Grupo. Pilotos com o Bovaer® estão sendo realizados na França desde o início de 2023.

[1] O metano é cerca de 28 vezes mais eficaz do que o CO2 para reter o calor na atmosfera em um período de 100 anos.

[2] Os resultados do experimento piloto realizado pela Bel em 2022 são muito positivos e mostram uma redução potencial de, em média, 30% nas emissões de metano das vacas, dependendo da ração e da quantidade de Bovaer fornecida.

[3] Fonte: dsm-firmenich.

Para obter mais informações:

Perguntas sobre relações com investidores da dsm-firmenich:
E-mail: investors@dsm-firmenich.com

Informações de mídia da dsm-firmenich:
E-mail: media@dsm-firmenich.com

Declarações prospectivas

Este comunicado à imprensa pode conter declarações prospectivas com relação ao desempenho e à posição (financeira) futuros da dsm-firmenich. tais declarações são baseadas nas expectativas, estimativas e projeções atuais da dsm-firmenich e nas informações atualmente disponíveis para a empresa. a dsm-firmenich adverte os leitores de que tais declarações envolvem certos riscos e incertezas que são difíceis de prever e, portanto, deve-se entender que muitos fatores podem fazer com que o desempenho e a posição reais sejam materialmente diferentes dessas declarações. a dsm-firmenich não tem obrigação de atualizar as declarações contidas neste comunicado à imprensa, a menos que seja exigido por lei. A versão em inglês deste comunicado à imprensa prevalece sobre as versões em outros idiomas.

Tradução gerada por IA Esta página foi traduzida automaticamente usando IA. Embora nos esforcemos para obter precisão, a tradução pode não ser perfeita e pode interpretar erroneamente o conteúdo original. Para obter informações críticas, consulte o idioma original. Use essas traduções a seu próprio critério. O dsm-firmenich não se responsabiliza por quaisquer erros ou mal-entendidos que possam surgir do uso dessas traduções.