janeiro 21, 2014

A DSM divulga os resultados preliminares de 2013 e apresenta perspectivas para 2014

A DSM entregou um EBITDA cerca de 20% maior para todo o ano de 2013, apesar do ambiente econômico desafiador e, no quarto trimestre, obteve um EBITDA aproximadamente 30% maior.

Heerlen, NL, 21 Jan 2014 07:15 CET

• O EBITDA do ano fiscal de 2013 aumentou substancialmente para cerca de € 1.314 milhões (ano fiscal de 2012: € 1.109 milhões)
  • EBITDA do quarto trimestre de 2013 de cerca de 316 milhões de euros (quarto trimestre de 2012: 243 milhões de euros)
  • EBITDA do quarto trimestre de nutrição de aproximadamente € 207 milhões (2012: € 204 milhões)
  • EBITDA do quarto trimestre da Materials Sciences de cerca de €108 milhões (2012: €66 milhões)
  • Meta para 2014 de melhorar seu desempenho comercial para, pelo menos, compensar o impacto negativo da moeda

A Royal DSM, empresa de Ciências da Vida e Ciências dos Materiais, divulgou hoje os resultados preliminares, não auditados, de 2013 e forneceu uma perspectiva para 2014. Os resultados finais auditados, em conjunto com seu Relatório Anual Integrado, serão publicados conforme programado em 26 de fevereiro de 2014.

A DSM entregou um EBITDA cerca de 20% maior para todo o ano de 2013, apesar do ambiente econômico desafiador. Para o quarto trimestre, a empresa realizou um EBITDA aproximadamente 30% maior.

& No quarto trimestre, todos os clusters apresentaram um desempenho sólido, apesar dos efeitos negativos da taxa de câmbio. Além disso, o setor de nutrição foi afetado por uma combinação de fatores adversos não relacionados ao mercado, como a fraqueza nos mercados de suplementos dietéticos e de ômega 3 à base de óleo de peixe nos EUA, a baixa demanda nos mercados ocidentais de alimentos e bebidas e as pressões sobre os preços, especialmente na vitamina E, após a fraca demanda nos mercados de ração animal no início do ano. A DSM já havia sinalizado essas condições adversas, mas o impacto até o final do ano foi mais pronunciado do que o previsto.

Devido à transação anunciada com a JLL Partners, a DSM Pharmaceutical Products foi classificada como operações descontinuadas.

&Commenting on these preliminary results, Feike Sijbesma, CEO/Chairman of the DSM Managing Board, said: “We achieved significant strategic progress in 2013, also demonstrated by an approximately 20% increase in full year EBITDA. We were pleased with the strong performance in Materials Sciences in Q4. Despite the moderate Q4 results in Nutrition, due to currencies and market weakness, DSM’s market positions remained strong. This business with its broad, global offering across the value chain is well positioned to benefit from the structural megatrends, with the need to nourish a growing and aging global population, living increasingly in urban areas, paying more attention to health and well-being. This will continue to drive increased demand for nutritional ingredients.We are and remain firmly on track to deliver on our strategy and to create sustainable value with all our clusters. In the short term our focus will continue on the operational performance of our businesses, suppor

Principais números
296230Total de operações contínuas1,2621,073
2013Operações descontinuadas5236

Neste relatório:

As "operações descontinuadas" compreendem as vendas líquidas e o lucro operacional (antes da depreciação e amortização) da DSM Pharmaceutical Products.
As joint ventures estão incluídas nos resultados de 2013; a consolidação proporcional será encerrada a partir de 2014.
Em 2013, espera-se que o EBITDA das Joint Ventures seja marginalmente positivo. Portanto, o EBITDA de 2013 em bases comparáveis para 2014 é de aproximadamente € 1.260 milhões devido à descontinuação da DSM Pharmaceutical Products e à mudança na contabilidade das Joint Ventures.
De 2014 em diante, essas entidades serão relatadas na linha de associadas e seus resultados serão mostrados no lucro líquido da DSM, mas não mais no EBITDA. Uma reapresentação completa de 2013 para esses efeitos será publicada com o comunicado de imprensa dos resultados finais ou logo em seguida.

Análise dos resultados preliminares por cluster - Nutrição

As vendas no quarto trimestre aumentaram cerca de 12% em comparação com o quarto trimestre de 2012, impulsionadas principalmente por aquisições. O crescimento orgânico das vendas foi de aproximadamente 3% em comparação com o quarto trimestre de 2012. As moedas tiveram um impacto negativo de cerca de 4% nas vendas em comparação com o quarto trimestre de 2012. As posições gerais de mercado da DSM permaneceram fortes.

O impacto positivo do crescimento orgânico, das aquisições e do Programa de Melhoria de Lucros foi compensado pela evolução negativa do câmbio, pelos preços mais baixos e por um mix de produtos menos favorável, resultando em uma margem EBITDA de cerca de 20%.

Na área de Nutrição Humana & Health, os volumes permaneceram praticamente inalterados em comparação com o quarto trimestre de 2012, mas foram inferiores aos do terceiro trimestre de 2013. A menor demanda dos consumidores nos EUA por suplementos dietéticos, ainda mais acentuada para suplementos dietéticos à base de óleo de peixe Ômega 3, impactou negativamente os volumes de vendas no quarto trimestre. Além disso, os mercados de alimentos & bebidas nos países ocidentais foram fracos. Premixes e Nutrição Infantil apresentaram bom desempenho. No quarto trimestre, a Fortitech obteve vendas de aproximadamente 43 milhões de euros e EBITDA de cerca de 13 milhões de euros.

Em Nutrição Animal e Saúde, os volumes aumentaram em comparação com o fraco quarto trimestre de 2012 e em linha com o terceiro trimestre de 2013. O mix de produtos foi menos favorável. Além disso, um período prolongado de fraqueza da demanda no início do ano afetou negativamente os preços de vários produtos de nutrição animal em 2013, principalmente a vitamina E. Essa fraqueza da demanda, combinada com a especulação do mercado sobre possíveis aumentos na oferta, aumentou a pressão sobre os preços dessa vitamina. No quarto trimestre, a Tortuga apresentou vendas de aproximadamente € 68 milhões e um EBITDA de cerca de € 9 milhões.

A integração das aquisições está bem avançada e as sinergias estão sendo realizadas de acordo com o planejado. O desempenho operacional foi sólido, com uma base de custos e um desempenho de fabricação eficientes. A DSM continua a implementar outras melhorias de eficiência em apoio ao seu modelo de negócios exclusivo.

Revisão dos resultados preliminares por cluster - Pharma

Após a transação anunciada com a JLL Partners para a DSM Pharmaceutical Products, as atividades farmacêuticas agora são relatadas nas tabelas financeiras acima em duas linhas separadas: a DSM Sinochem Pharmaceuticals é relatada no grupo Pharma e a DSM Pharmaceutical Products é relatada como atividades descontinuadas.

Os resultados do quarto trimestre de 2013 da DSM Sinochem Pharmaceuticals ficaram em linha com os do ano passado. A DSM Pharmaceutical Products apresentou um melhor desempenho no trimestre, com um bom crescimento de volume e preços mais altos, o que também se refletiu em um bom crescimento do EBITDA. Esse desempenho dará suporte a um bom início para o empreendimento de criação de valor com a JLL Partners.

Revisão dos resultados preliminares por cluster - Materiais de desempenho

O crescimento orgânico das vendas no 4º trimestre de 2013 foi de aproximadamente 5% em comparação com o 4º trimestre de 2012. As vendas gerais foram impulsionadas por  um bom crescimento de volume com preços um pouco mais baixos. Os efeitos adversos da moeda totalizaram cerca de 3%. Os volumes no 4º trimestre de 2013 aumentaram em comparação com o mesmo período do ano passado, especialmente na DSM Engineering Plastics. Os preços diminuíram na DSM Resins & Functional Materials, impulsionados pelas condições de mercado fracas e contínuas na Construção Civil na Europa.

O EBITDA do trimestre foi de cerca de 78 milhões de euros, em comparação com 52 milhões de euros no quarto trimestre de 2012, com aumentos consideráveis em todos os três grupos de negócios. O aumento do EBITDA foi impulsionado pelo bom volume de vendas, resultando em uma melhor alavancagem operacional. O resultado do EBITDA também foi apoiado pelo Programa de Melhoria de Lucros. A margem EBITDA de cerca de 12% no trimestre foi maior em comparação com o mesmo período do ano passado.

Revisão dos resultados preliminares por cluster - Intermediários de polímeros

O crescimento orgânico das vendas no quarto trimestre de 2013 foi de aproximadamente 2% em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, com volumes mais altos e preços mais baixos. As vendas gerais foram afetadas por efeitos cambiais negativos de cerca de 2%.

O EBITDA do trimestre foi maior do que no quarto trimestre de 2012, quando houve um efeito negativo de uma parada de fábrica nos EUA. A economia de custos e a receita de licenças contribuíram ainda mais para a melhoria do EBITDA.

Centro de Inovação

O EBITDA do quarto trimestre apresentou um aumento em comparação com o mesmo período do ano passado, como resultado de vendas biomédicas mais altas e custos de projeto mais baixos. A fábrica de bioetanol celulósico que a DSM está construindo em conjunto com a POET está quase concluída e deve começar a funcionar no segundo trimestre de 2014.

Atividades corporativas

O EBITDA do quarto trimestre melhorou em comparação com o quarto trimestre de 2012, como resultado de menores custos de pagamentos baseados em ações, menores custos de projetos e alguns incidentes.

Perspectivas para 2014

Para 2014, a DSM adota uma abordagem prudente, assumindo que as taxas de câmbio serão mantidas nos atuais níveis desfavoráveis para o ano. Além disso, a DSM assume um ambiente macroeconômico desafiador contínuo, com baixo crescimento na Europa, crescimento modesto nos EUA e uma desaceleração nas economias de alto crescimento.

Com base no exposto acima, a DSM tem como meta para 2014 melhorar o desempenho de seus negócios para, pelo menos, compensar o impacto negativo da moeda, estimado em 70 milhões de euros às taxas de câmbio atuais.

O EBITDA comparável em 2013 das operações contínuas após as novas regras contábeis para Joint Ventures totalizou aproximadamente € 1.260 milhões.

Cumprir a estratégia

A DSM está firmemente comprometida com sua estratégia, que tem proporcionado e continuará a proporcionar valor sustentável. Na área de Nutrição, a DSM continua a implementar novas melhorias de eficiência (afetando cerca de 300 posições) em apoio ao seu modelo de negócios exclusivo, enfatizando cada vez mais as soluções locais, além de suas fortes posições globais de produtos. Isso fortalecerá ainda mais seus relacionamentos com os clientes, ao mesmo tempo em que aumentará sua capacidade de fornecer aplicações e misturas locais sob medida, atendendo aos requisitos mais exigentes dos clientes por meio de percepções mais profundas e soluções personalizadas. As metas de Nutrição para 2015 permanecem inalteradas: crescimento das vendas do PIB de +2% com uma margem EBITDA de 20-23%.

Em Performance Materials, a DSM está buscando acelerar o crescimento e melhorar o desempenho, atualizando seu portfólio e aproveitando as oportunidades decorrentes das megatendências, implementando estratégias diferenciadas para que seus negócios obtenham um crescimento lucrativo. Ao mesmo tempo, está implementando seu Programa de Melhoria de Lucro para compensar ainda mais os ventos contrários macroeconômicos e gerenciar ativamente suas margens e custos. As metas de 2015 para Performance Materials permanecem inalteradas: crescimento das vendas em duas vezes o PIB com uma margem EBITDA de 13-15%. Em Intermediários de Polímeros, a empresa continua a analisar opções para reduzir sua exposição aos mercados de caprolactama comercial.

&Após o fechamento da transação anunciada com a JLL, a DSM terá criado parcerias para suas atividades farmacêuticas que aumentarão o valor desses negócios no médio prazo, oferecendo excelentes oportunidades de criação de valor. Os esforços da DSM em P&D e inovação serão intensificados para gerar, em especial, inovações mais radicais que ofereçam retornos mais altos.

Para obter mais informações

Gerente sênior de comunicações