agosto 4, 2015

DSM divulga resultados do segundo trimestre de 2015

Sólido desempenho de vendas com um aumento de 12% para € 1.965 milhões, apoiado pelas taxas de câmbio e pelo crescimento de 3% no volume.

Heerlen, NL, 04 de agosto de 2015 07:15 CEST

• Sólido desempenho de vendas, com um aumento de 12% para € 1.965 milhões, apoiado pelas taxas de câmbio e pelo crescimento de 3% no volume
  • Aumento de 6% no EBITDA, para € 279 milhões
  • A Nutrition apresentou um bom crescimento orgânico de 3%, impulsionado pelo crescimento de 5% no volume
  • Os Materiais de Performance apresentaram um forte crescimento de 25% no EBITDA, beneficiando-se de custos de insumos mais baixos e de um crescimento de 2% no volume
  • Caixa das atividades operacionais contínuas de 103 milhões de euros
  • Dividendo provisório de € 0,55
  • Perspectiva para 2015 mantida

A Royal DSM, empresa de Ciências da Vida e Ciências dos Materiais, divulgou hoje seus resultados para o segundo trimestre de 2015. As vendas foram de 1.965 milhões de euros, um aumento de 12% em relação ao segundo trimestre de 2014, devido a volumes 3% maiores, preços 2% menores, 10% de efeitos cambiais positivos e 1% de efeitos de aquisição. A DSM entregou um EBITDA 6% maior, de 279 milhões de euros, em comparação com os 264 milhões de euros no segundo trimestre de 2014. No segundo trimestre, o capital de giro operacional permaneceu estável em relação ao primeiro trimestre de 2015.

A DSM apresentou melhores resultados no segundo trimestre, impulsionados pelo aumento geral dos volumes e pelos efeitos positivos do câmbio, bem como pela expansão da margem em Materiais de Performance. Embora o setor de Nutrição continue a ser impactado negativamente pelos preços mais baixos da vitamina E, os volumes evoluíram bem tanto na nutrição animal quanto na humana. Na nutrição animal, o crescimento do volume teria sido maior sem o impacto da interrupção do fornecimento de uma matéria-prima importante devido a um incêndio no porto de Santos (Brasil). Os Materiais de Performance tiveram um trimestre forte devido aos volumes mais altos, aos programas de redução de custos implementados nos últimos anos, aos efeitos positivos do câmbio e ao efeito temporário de margens significativamente melhores como resultado dos custos mais baixos dos insumos.

Comentando sobre os resultados, Feike Sijbesma, CEO/Presidente do Conselho de Administração da DSM, disse: "Tenho o prazer de relatar um bom progresso no segundo trimestre, com um sólido crescimento de volume em Nutrição e um aumento em Materiais de Desempenho. A prioridade de melhorar nosso desempenho operacional está começando a dar resultados. Com condições macroeconômicas cada vez mais desafiadoras, continuamos focados em melhorar ainda mais o desempenho operacional dos negócios da DSM, ao mesmo tempo em que fazemos progressos contínuos em inovação e sustentabilidade. A criação de programas de eficiência e redução de custos com um foco especial no negócio de Nutrição e nas funções de suporte em toda a DSM está progredindo bem. Anunciaremos o escopo do programa para as funções de suporte em toda a DSM até o final deste mês. Mais informações sobre os programas de eficiência e redução de custos para o negócio de Nutrição serão compartilhadas no Dia dos Mercados de Capitais em 4 de novembro.

Mantemos nossa perspectiva para o ano inteiro: a DSM pretende entregar um EBITDA em 2015 superior ao de 2014, o aumento impulsionado principalmente por efeitos cambiais positivos."

Principais números
Q2 2015Q2 2014+/-em milhões de eurosvolumepreço/misturataxas de câmbiooutros
   Vendas líquidas
1,2471,07316%Nutrição5%-2%11%2%
6646158%Materiais de desempenho2%-4%10%
3738-3%Centro de Inovação-14%0%11%
1728 Atividades corporativas
1,9651,75412%Total de operações contínuas3%-2%10%1%
550534 Operações descontinuadas
Q2 2015Q2 2014+/-em milhões de eurosH1 2015H1 2014+/-
   EBITDA
208222-6%Nutrição403425-5%
1068525%Materiais de desempenho19215623%
-3-5 Centro de Inovação-8-11
-32-38 Atividades corporativas-60-67
2792646%Total de operações contínuas5275035%
5329 Operações descontinuadas9160
1291226%Lucro líquido básico (operações contínuas)217228-5%
1101082%Lucro líquido antes de itens excepcionais, operações contínuas179199-10%
997827%Lucro líquido após itens excepcionais, total DSM29159-82%
0.740.714%EPS básico (€/ação)1.251.32-5%
0.630.622%EPS líquido antes de itens excepcionais, operações contínuas (€/ação)1.021.14-11%
0.560.4524%EPS líquido após itens excepcionais, total DSM  (€/ação)0.140.90-84%
103124 Fluxo de caixa de operações contínuas187135
10790 Despesas de capital em operações contínuas (caixa, líquido de financiamento de clientes)208182
   Dívida líquida2,8632,420*

* Final do ano de 2014

Você pode encontrar o comunicado à imprensa na íntegra, incluindo declarações financeiras, abaixo.

Para obter mais informações

Gerente sênior de comunicações