outubro 25, 2018

Apoio à adaptação climática

Melhorar a capacidade da sociedade de se adaptar às mudanças climáticas.

Melhorar a capacidade da sociedade de se adaptar às mudanças climáticas
Efeitos da mudança climática

Publicado em 25 de outubro de 2018

À medida que os riscos de um mundo em aquecimento se intensificam, também se intensificam as consequências para as pessoas e para o meio ambiente - desde interrupções no fornecimento de água, alimentos e energia até danos e perdas causados pelo aumento do nível do mar e por eventos climáticos extremos. Embora a DSM esteja ativamente comprometida com a redução das emissões de gases de efeito estufa para combater a causa do problema, os efeitos adversos das mudanças nos padrões climáticos estão se manifestando. Em resumo, temos a responsabilidade de agir: não apenas na "mitigação do clima" (redução e estabilização dos gases de efeito estufa), mas também na "adaptação ao clima" (melhoria da capacidade da sociedade de se adaptar aos efeitos climáticos).

Climate change as a risk multiplier
Mudança climática como multiplicador de riscos

Condições climáticas extremas, como enchentes, chuvas fortes, secas e tempestades, aumentarão nas próximas décadas, colocando os mais vulneráveis em risco extremo. Dessa forma, a mudança climática pode colocar em risco o progresso de vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Em 2015, o Banco Mundial divulgou um estudo que alertava que, se não fossem controladas, as perturbações climáticas poderiam levar mais de 100 milhões de pessoas à pobreza até 2030. Em 2016, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) estimou que o custo de adaptação às mudanças climáticas nos países em desenvolvimento poderia aumentar entre US$ 280 e US$ 500 bilhões por ano até 2050. Por fim, um estudo de 2017 do Programa Mundial de Alimentos projeta que o número de crianças desnutridas aumentará em 24 milhões em 2050 como consequência direta das mudanças climáticas.

Nossa resposta

Temos soluções e esforços destinados a apoiar as sociedades - tanto no mundo desenvolvido quanto no mundo em desenvolvimento - na adaptação aos efeitos adversos das mudanças climáticas:

Tackling Malnutrition
Combatendo a desnutrição por meio de parcerias inovadoras

Se não forem abordados, o Programa Mundial de Alimentos adverte que os riscos climáticos agravarão a subnutrição e a fome.

A equipe de Melhoria da Nutrição da DSM e o Programa de Nutrição em Mercados Emergentes lideram o desenvolvimento de produtos inovadores que ajudam a combater a desnutrição. Temos parceria com o Programa Mundial de Alimentos (entre outros) para fornecer produtos que ajudam os mais vulneráveis, como pós de micronutrientes, Supercereal+ e arroz fortificado.

Air pollution
Estudo dos efeitos da nutrição no combate à poluição do ar

A poluição do ar já está afetando a saúde pública e é um problema que se agravará com o aumento das temperaturas.

Combinações específicas de vitaminas, ácidos graxos ômega-3 e outros ingredientes nutricionais podem fortalecer o sistema imunológico; combater os efeitos adversos sobre a pressão arterial e infecções respiratórias, como asma; agir como antioxidantes e melhorar a saúde cardiovascular e os sistemas imunológicos. Continuamos a estudar o potencial adicional dos ingredientes nutricionais para combater os efeitos adversos à saúde causados pela poluição do ar.

Food loss
Inovando para evitar o aumento da perda de alimentos

Com temperaturas mais altas, serão necessárias medidas adicionais para evitar a perda de alimentos na produção agrícola.

A disseminação de fungos nas frutas piora à medida que as temperaturas aumentam gradualmente. A DSM desenvolveu uma solução para evitar a deterioração precoce das frutas após a colheita, juntamente com nosso parceiro Pace International. Essa solução é o primeiro agente de biocontrole de origem natural para o setor de frutas pós-colheita.

&A DSM e a Syngenta uniram forças em uma parceria de pesquisa e desenvolvimento para desenvolver soluções agrícolas baseadas em micróbios, incluindo biocontroles, biopesticidas e bioestimulantes. As empresas pretendem comercializar em conjunto as soluções de sua plataforma de descoberta. A colaboração visa acelerar o fornecimento de um amplo espectro de produtos baseados em microrganismos de ocorrência natural para aplicação pré e pós-colheita em todo o mundo. Esses organismos podem proteger as culturas contra pragas e doenças, combater a resistência e aumentar a produtividade e a fertilidade das plantas.

Humanitarian disasters
Doação de recursos para desastres humanitários

Várias crises humanitárias foram, em um grau significativo, desencadeadas por eventos climáticos extremos, como tempestades, enchentes e secas. Com as mudanças climáticas, essas crises se tornarão mais frequentes e mais intensas.

Em 2017, a DSM respondeu às secas extremas no Sudão do Sul, no norte da Nigéria, na Somália e no Iêmen com uma campanha de doação internacional em que as doações dos funcionários para o programa de ajuda emergencial do PMA foram dobradas pela DSM.

Consulte mais informações
  • Carving out a low-carbon future

DSM's Climate Change Agenda focuses on reducing our own carbon footprint, enabling the low-carbon economy with our solutions & advocating climate action.

• Enabling a low-carbon economy

DSM enables a low-carbon economy through everything from sustainable materials and resins, to new farming methods, to renewable energy innovations.

• Improving our own carbon footprint

We closely manage our absolute Greenhouse Gas (GHG) emission reduction; GHG efficiency; and energy efficiency and have ambitious targets to continue improving.