fevereiro 16, 2021

DSM divulga resultados de 2020

A DSM apresenta resultados sólidos em um ambiente desafiador para a COVID-19 e continua a fazer bons progressos na execução do plano estratégico de longo prazo.

Heerlen, NL, 16 Feb 2021 07:00 CET

Destaques1
  • Resultados de operações contínuas2
  • DSM divulga resultados sólidos para o ano inteiro em um ambiente desafiador de COVID-19, liderados por bons resultados em Nutrição e com uma forte recuperação em Materiais no quarto trimestre
  • Vendas do grupo +1% e EBITDA ajustado -1%
    • Nutrição: vendas +6%, vendas orgânicas +6%, EBITDA ajustado +7%
    • Materiais: vendas -13%, volumes -6%, EBITDA ajustado -27%
  • Lucro líquido ajustado caiu 5% para €711 milhões

Total do grupo:

• Lucro líquido de 508 milhões de euros
  • Fluxo de caixa livre operacional líquido ajustado de € 955 milhões, um aumento de 19%
  • Proposta de dividendo estável em € 2,40 por ação ordinária
  • Perspectiva para o ano inteiro de 2021: crescimento do EBITDA ajustado em dois dígitos
Principais números e indicadores - operações contínuas2
em milhões de eurosAno inteiro de 2020Ano completo de 2019Mudança em %VolumePreço/misturaFXOutros
Vendas8,1067,9981%3%-1%-3%2%
Nutrição6,3656,0286%5%1%-3%3%
Materiais1,5181,744-13%-6%-6%-1%0%
EBITDA ajustado1,5341,551-1%
Nutrição1,3381,2507%
Materiais272372-27%
Inovação2126
Corporativo-97-97
EBITDA1,3681,457
Margem EBITDA ajustada18.9%19.4%

1) O EBITDA ajustado é uma medida alternativa de desempenho (APM) que reflete as operações contínuas.
O crescimento orgânico das vendas é o impacto total do volume e do preço/mix.
O Fluxo de Caixa Livre Operacional Líquido Ajustado é o fluxo de caixa das atividades operacionais, corrigido pelo fluxo de caixa dos ajustes de APM, menos o fluxo de caixa de despesas de capital e direitos de saque.
2) Resultados excluindo negócios mantidos para venda

Declaração dos Co-CEOs

Geraldine Matchett e Dimitri de Vreeze, Co-CEOs, comentaram: "Ao enfrentarmos os desafios sem precedentes da pandemia, permanecemos determinados a continuar entregando aos nossos clientes, algo que não teria sido possível sem a paixão, a desenvoltura e o comprometimento de nossos colegas excepcionais. Isso nos permitiu registrar um bom desempenho financeiro em nosso negócio de Nutrição, enquanto Materiais foi significativamente impactado pela COVID-19. No quarto trimestre, as condições de negócios em Nutrição Humana permaneceram fortes, principalmente em suplementos dietéticos, reforçando a importância da "saúde por meio da nutrição", enquanto o crescimento da Nutrição Animal foi retomado após a redução de estoque no meio do ano. Materiais teve uma recuperação muito forte da demanda, impulsionada pelo setor automotivo.

Continuamos a fazer bons progressos na execução de nosso plano estratégico de longo prazo, incluindo três aquisições de nutrição especializada que aprimoram nossa oferta aos clientes, o desinvestimento da Resins & Functional Materials e o cumprimento de nossas ambições de sustentabilidade orientadas por propósitos em relação às pessoas e ao planeta. Com nossas plataformas de crescimento focadas em inovação, estamos firmemente no caminho certo para oferecer um forte crescimento de vendas e lucros nos próximos anos.

Embora a incerteza global permaneça, olhando para o futuro, temos uma perspectiva positiva para a DSM em 2021."

Perspectivas para 2021

A DSM espera obter um aumento do EBITDA Ajustado em Nutrição no limite superior de sua ambição estratégica de médio prazo de crescimento de um dígito alto. Juntamente com a recuperação contínua em Materiais, a DSM espera que a taxa de crescimento do EBITDA Ajustado do Grupo chegue a dois dígitos, com um bom e contínuo Fluxo de Caixa Livre Operacional Líquido Ajustado.

Impacto da COVID-19

A DSM tomou medidas muito rápidas para garantir a saúde e a segurança de seus funcionários e parceiros, mantendo as operações em funcionamento para atender aos clientes com seus produtos essenciais. Em geral, a COVID-19 teve um efeito ligeiramente negativo nas vendas do Grupo, já que os Materiais tiveram um impacto negativo de cerca de 10% nos volumes do ano devido à redução da demanda global no segundo e terceiro trimestres. A Nutrição teve um impacto geral ligeiramente positivo nas vendas devido à COVID-19, principalmente devido à forte demanda em Nutrição Humana por produtos que aumentam a imunidade. A DSM continuará a responder rapidamente aos desenvolvimentos de saúde e segurança da COVID-19 e a apoiar as sociedades em que opera.

Estratégia

Em seu Evento Virtual para Investidores, em novembro de 2020, a DSM reiterou sua estratégia de crescimento orientada por propósito e desempenho. A sustentabilidade e a inovação são os principais impulsionadores de crescimento do plano estratégico focado em longo prazo da DSM, que é sustentado por metas ambiciosas em Pessoas, Planeta e Lucro. Nos mercados relacionados à Nutrição, Saúde e Vida Sustentável, a DSM está bem posicionada para usar seus recursos para criar um impacto positivo e agregar valor a todas as partes interessadas.

O sucesso do modelo de negócios exclusivo da Nutrition, que combina "produtos globais" e "soluções locais", é evidente em seu histórico de 6% de crescimento orgânico de vendas e 10% de crescimento do EBITDA Ajustado (CAGR) de 2015 a 2020. As aquisições recentes, como CSK, Glycom e Erber Group, fortaleceram ainda mais a proposta de valor da DSM para os clientes. No futuro, a Nutrition manterá um forte crescimento, com base em seu modelo de "produtos globais" e "soluções locais". Além disso, a DSM acrescentará uma terceira etapa, impulsionando a precisão e a personalização, com base em recursos de big data, digitais e de biociência.

Após o anúncio da venda dos negócios de Resinas & Functional Materials para a Covestro AG, as atividades de Materiais agora consistem em DSM Engineering Materials e DSM Protective Materials. A empresa continuará a desenvolvê-los em um negócio de especialidades mais resiliente, de maior crescimento e com alta margem de lucro. Sua oferta atende à crescente demanda por materiais que protegem a saúde das pessoas e do planeta, acrescentando mais soluções circulares e de base biológica.

De modo geral, a DSM pretende apresentar um crescimento orgânico de vendas de um dígito médio, uma margem de EBITDA ajustado acima de 20% e um crescimento de EBITDA ajustado de um dígito alto em médio prazo, tanto em Nutrição quanto em Materiais, com o apoio de seu sólido pipeline de inovação.

Q1 & Mudança no relatório do Q3

A partir de 2021, a DSM mudará seu ciclo de relatórios, de acordo com a prática estabelecida de muitos de seus pares de ingredientes de consumo. A partir do primeiro trimestre de 2021, a DSM fornecerá uma atualização comercial para o primeiro e terceiro trimestre, relatando vendas, crescimento orgânico, EBITDA ajustado e margens de EBITDA ajustado. A DSM organizará chamadas de mídia e analistas durante o semestre e o ano inteiro.

Destaques do quarto trimestre

Resultados de operações contínuas:

• DSM registra um bom quarto trimestre, apesar dos significativos efeitos negativos do câmbio
  • Vendas do grupo +8% e EBITDA ajustado +5%:
    • Nutrição: vendas +10%, vendas orgânicas +9%, EBITDA ajustado +10%
    • Materiais: vendas +2%, volumes +14%, EBITDA ajustado -10%
  • O lucro líquido ajustado aumentou 2%, chegando a €167 milhões

Total do grupo:

• Lucro líquido de 55 milhões de euros
  • Fluxo de caixa livre operacional líquido ajustado de € 316 milhões, +26% em comparação com o quarto trimestre de 2019
Principais números e indicadores - operações contínuas
em milhões de eurosQ4 2020Q4 2019Mudança em %VolumePreço/misturaFXOutros
Vendas2,0801,9348%9%-1%-6%6%
Nutrição1,5941,45510%7%2%-7%8%
Materiais4264172%14%-9%-3%0%
EBITDA ajustado3903735%
Nutrição32429410%
Materiais8594-10%
Inovação57
Corporativo-24-22
EBITDA348324
Margem EBITDA ajustada18.8%19.3%

A Nutrition apresentou um forte desempenho de vendas no quarto trimestre, apesar de um efeito cambial negativo significativo de -7%, que compensou quase totalmente a contribuição das aquisições recentes. As condições comerciais em geral foram boas, em linha com as expectativas comunicadas nos resultados do terceiro trimestre.

Materiais registrou uma forte recuperação nas vendas no quarto trimestre, impulsionada pela forte demanda por Materiais de Engenharia nos mercados automotivos. Materiais de Proteção registrou uma recuperação parcial em suas atividades de proteção pessoal.

A versão completa deste comunicado à imprensa com os demonstrativos financeiros que o acompanham e a Apresentação aos Investidores estão abaixo em formato PDF.

Para obter mais informações

Gerente sênior de comunicações