dezembro 13, 2022

Firmenich é reconhecida por sua liderança ambiental global com o quinto "A" triplo do CDP

Genebra, Suíça, 13 de dezembro de 2022

Uma das duas únicas empresas do mundo a obter as melhores classificações em clima, água e florestas por cinco anos consecutivos

A Firmenich, a maior empresa privada de fragrâncias e sabores do mundo, recebeu o quinto prêmio "A" triplo consecutivo do CDP pela liderança global do Grupo em transparência e ação sobre mudanças climáticas, segurança hídrica e proteção florestal.  Hoje, o CDP colocou a Firmenich entre as 12 empresas que obtiveram uma listagem tripla "A" em 2022, entre quase 15.000 que foram pontuadas com base nos dados enviados ao CDP.  O Grupo é uma das duas únicas empresas em todo o mundo que obtiveram pelo menos cinco classificações "A" triplas consecutivas.

O processo anual de divulgação e pontuação ambiental do CDP é amplamente reconhecido como o padrão ouro de transparência ambiental corporativa.  Em 2022, mais de 680 investidores com mais de US$ 130 trilhões em ativos e 280 grandes compradores com US$ 6,4 trilhões em gastos com compras solicitaram que as empresas divulgassem dados sobre impactos, riscos e oportunidades ambientais por meio da plataforma do CDP.

"Pelo quinto ano consecutivo, o CDP reconheceu nossa liderança global em desempenho ambiental com uma classificação tripla 'A'", disse Gilbert Ghostine, CEO da Firmenich. "A Firmenich é uma das duas únicas empresas em todo o mundo e a única em seu setor a ter alcançado esse excepcional desempenho sustentado, o que me deixa muito orgulhoso de todos os 11.000 colegas que se esforçam todos os dias para cumprir nossas ambiciosas metas ambientais, sociais e de governança (ESG) para o clima e a natureza. Guiados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, estamos colocando com sucesso nossa estratégia ESG no centro de nosso crescimento, fornecendo soluções sustentáveis para nossos clientes e alcançando a excelência tanto com nosso desempenho ESG mensurável quanto com nossos resultados financeiros recordes em 2022. Sustentabilidade e bons negócios são sinônimos: nossa jornada demonstra que as empresas podem impulsionar mudanças urgentemente necessárias para o planeta e estamos determinados a continuar elevando o nível".

Neil McFarlane, vice-presidente sênior de Qualidade Global, Saúde, Segurança & Meio Ambiente da Firmenich, disse: "Na Firmenich, nós nos esforçamos para ser proativos em nossa abordagem à crise climática. Damos grande ênfase à ciência que apoia essa questão crítica, o que nos ajuda a estruturar nossa estratégia para a descarbonização. Nossos colegas são altamente motivados pela ação ambiental e estamos confiantes de que estamos tomando as medidas necessárias para gerenciar e minimizar nosso impacto, com o objetivo de liderar nosso setor no caminho para o zero líquido e, portanto, garantir o melhor futuro possível para as gerações seguintes".

Maxfield Weiss, Diretor Executivo do CDP Europa, disse: "A COP27 mostrou que a necessidade de uma mudança transformadora é mais crítica do que nunca se quisermos limitar o aquecimento a 1,5 °C, e ver classificações consistentemente altas nas empresas é motivo de otimismo. Apenas 12 empresas em todo o mundo alcançaram pontuações triplas A para liderança em mudanças climáticas, florestas e segurança hídrica, e estou muito satisfeito que a Firmenich seja uma das duas empresas que mantiveram esse ritmo por pelo menos cinco anos consecutivos. Com a nova e inovadora regulamentação de relatórios da UE, a CSRD, agora acordada, as empresas da Lista A do CDP estão mostrando que estão à frente do jogo - tomando medidas claras para reduzir as emissões e abordar os impactos ambientais em todas as suas cadeias de valor. Esse é o tipo de transparência ambiental e ação que precisamos em toda a economia para evitar o colapso ecológico".

A Firmenich tem como objetivo alcançar a redução absoluta das emissões de carbono até 2030, em linha com a limitação do aumento da temperatura a 1,5˚C, bem como emissões líquidas zero até 2039 em suas operações diretas e cadeia de valor. As metas líquidas zero do Grupo foram validadas pela iniciativa Science-Based Targets (SBTi) em agosto de 2022, tornando a Firmenich a primeira empresa em seu setor a receber a aprovação da SBTi.

A sustentabilidade está no centro dos valores da Firmenich há várias décadas. Em seu relatório ESG auditado de 2022, a empresa relatou que as emissões de Escopo 1 e 2 foram reduzidas em 36,1% em relação a 2017, enquanto três fábricas, na Noruega, Cingapura e África do Sul, tornaram-se neutras em carbono no ano fiscal de 22, todas operando sem o uso de compensações. A Firmenich também manteve 100% de eletricidade renovável em suas operações em todo o mundo. A Firmenich se esforça para reduzir os riscos críticos de água em suas operações por meio de avaliações anuais e visa reduzir seu uso total de água globalmente, com a visão de alcançar a neutralidade da água até 2030. No geral, a Firmenich mantém uma pontuação de 7,5 na Sustainalytics, ocupando a 51ª posição entre aproximadamente 15.500 empresas em todo o mundo, destacando seu baixo perfil de risco ESG.

Mais detalhes sobre o desempenho e as metas da Firmenich em relação ao clima e à natureza estão disponíveis em seu ESG Report 2022.

Ingvild Van Lysebetten
VP de Comunicações do Grupo
ingvild.van.lysebetten@firmenich.com

Sobre a Firmenich

A Firmenich, a maior empresa privada de fragrâncias e sabores do mundo, foi fundada em Genebra, na Suíça, em 1895, e é uma empresa familiar há 125 anos. A Firmenich é uma empresa líder business-to-business especializada em pesquisa, criação, fabricação e venda de perfumes, sabores e ingredientes. Reconhecida por sua pesquisa e criatividade de classe mundial, bem como por sua liderança em sustentabilidade, a Firmenich oferece a seus clientes inovação superior em formulação, uma ampla e alta qualidade de ingredientes e tecnologias proprietárias, incluindo biotecnologia, encapsulamento, ciência olfativa e modulação de sabor. A Firmenich teve um faturamento anual de 3,9 bilhões de francos suíços no final de junho de 2020. Mais informações sobre a Firmenich estão disponíveis em www.firmenich.com.

Sobre o CPD

O CDP é uma organização global sem fins lucrativos que incentiva empresas, cidades e governos a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, salvaguardar os recursos hídricos e proteger as florestas. Eleito o fornecedor número um de pesquisa climática pelos investidores e trabalhando com investidores institucionais com ativos de US$ 106 trilhões, alavancamos o poder do investidor e do comprador para motivar as empresas a divulgar e gerenciar seus impactos ambientais. Mais de 9.600 empresas, com mais de 50% da capitalização do mercado global, divulgaram dados ambientais por meio do CDP em 2020. Isso se soma às centenas de cidades, estados e regiões que divulgaram, tornando a plataforma do CDP uma das mais ricas fontes de informações em todo o mundo sobre como as empresas e os governos estão impulsionando as mudanças ambientais. O CDP, anteriormente chamado de projeto de divulgação de carbono, é membro fundador da coalizão We Mean Business. www.cdp.net/en/cities ou siga-nos @cdp para saber mais.