fevereiro 11, 2021

Firmenich divulga sólidos resultados semestrais apesar da pandemia

GENEBRA, SUÍÇA, 11 DE FEVEREIRO DE 2021

Proporcionando um crescimento sustentado da receita e do fluxo de caixa livre, ao mesmo tempo em que demonstra uma lucratividade resiliente. Integrando a maior aquisição de todos os tempos.

A Firmenich International SA, a maior empresa privada de perfumes e sabores do mundo, anunciou seus resultados semestrais para os seis meses encerrados em 31 de dezembro de 2020.

Destaques financeiros

• A receita total atingiu CHF 1.997 milhões, um aumento de 2,3% em uma base orgânica em moeda constante1. Incluindo as aquisições, a receita total aumentou 14,0% em relação ao ano anterior em moeda constante. Em uma base reportada, a receita total aumentou 4,9% em relação ao ano anterior
  • EBITDA ajustado2 de CHF 367 milhões, um aumento de 1,6% em relação ao ano anterior em uma base orgânica em moeda constante, e uma queda de -12,4% em relação ao ano anterior em uma base reportada
  • Margem EBITDA ajustada de 18,4%. Em uma base orgânica em moeda constante, a margem EBITDA ajustada permaneceu estável em relação ao ano anterior. Em uma base reportada, a margem EBITDA ajustada diminuiu 360 pontos-base, devido ao impacto negativo do câmbio e ao impacto da pandemia em nossas aquisições.
  • Fluxo de caixa livre3 de CHF 182 milhões, um aumento de 20,7% em relação ao ano anterior
  • Índice de conversão de EBITDA para Fluxo de Caixa Livre de 50%, um aumento de 13 pontos percentuais em relação aos 37% do ano fiscal de 2020

Destaques operacionais

• Demonstrou um crescimento orgânico sustentado da receita nas divisões Taste & Beyond e Perfumery & Ingredients, apesar da pandemia global de Covid-19
  • Crescimento de receita de dois dígitos nas principais regiões geográficas: China +15,1%, América do Norte +12,8% e Índia +11,4%, em uma base orgânica em moeda constante
  • Estamos em processo de integração da DRT, nossa maior aquisição da história, para construir a plataforma líder em inovação para ingredientes renováveis, biodegradáveis e sustentáveis. A pandemia teve um impacto significativo na receita e no lucro durante o primeiro semestre do ano
  • Equipe de liderança fortalecida com novas nomeações sênior e uma nova organização de liderança em Perfumaria
  • Cultivamos uma liderança empresarial responsável, obtendo uma classificação AAA do CDP pelo terceiro ano consecutivo e uma classificação ESG da Sustainalytics de 8,6, líder do setor, entre as 1% melhores das 13.500 empresas classificadas

"A Firmenich continuou a ter um forte desempenho em todos os seus negócios no primeiro semestre do ano fiscal de 2021. Gostaria de agradecer calorosamente a todos os nossos 10.000 colegas em todo o mundo por sua tremenda resiliência e agilidade. Por mais de 125 anos, nosso pessoal tem sido a base do nosso sucesso. Juntos, resistimos a muitas crises globais importantes e estou confiante de que mais uma vez sairemos mais fortes desses tempos de teste ", disse Patrick Firmenich, Presidente do Conselho.

"A Firmenich apresentou um sólido desempenho nos últimos seis meses, sustentado por um crescimento orgânico sustentado, apesar dos novos picos da pandemia. Em um ambiente desafiador, estou satisfeito por termos demonstrado novamente a força de nossos negócios, crescendo a taxas de dois dígitos em mercados-chave como China, América do Norte e Índia. Graças à dedicação de nossos colegas, mantivemos o mais alto nível de serviço para nossos clientes, fornecendo a cadeia global de alimentos e produtos essenciais para o lar e cuidados pessoais. Acredito firmemente que estamos bem posicionados para capturar as oportunidades que surgirão após essa crise de saúde pública", disse Gilbert Ghostine, CEO da Firmenich.

Desempenho do HY2021

A receita total atingiu CHF 1.997 milhões, um aumento de 2,3% em relação ao ano anterior em uma base orgânica em moeda constante. Incluindo as aquisições, a receita total aumentou 14,0% em relação ao ano anterior em moeda constante. Em uma base reportada, a receita total aumentou 4,9% em relação ao ano anterior. O câmbio, em comparação com as taxas do ano anterior, teve um impacto desfavorável de menos CHF 174 milhões na receita total.

Taste & Beyond A receita aumentou +3,6%, organicamente em moeda constante, impulsionada por Bebidas, Produtos Doces e Redução de Açúcar, mais do que compensando o impacto negativo temporário da crise em Foodservice e Produtos Salgados.

Perfumaria & A receita de ingredientes aumentou +1,6%, organicamente em moeda constante, impulsionada principalmente por Consumer Fragrance e Ingredients. Nossa plataforma de Mid-Market Perfumery na América do Norte apresentou um forte crescimento orgânico de dois dígitos. Fine Fragrance continua a ser impactada pelo fechamento de varejos e restrições de viagens, mas observamos uma melhora sequencial encorajadora no segundo trimestre.

EBITDA ajustado

O EBITDA ajustado atingiu 367 milhões de francos suíços, um aumento de 1,6% em uma base orgânica em moeda constante e uma queda de 12,4% em uma base reportada. O câmbio, em comparação com as taxas do ano anterior, teve um impacto desfavorável de menos 72 milhões de francos suíços no EBITDA ajustado.

A margem EBITDA ajustada foi de 18,4%, uma redução de 3,6 pontos percentuais em comparação com os 22,0% do ano anterior. Metade dessa redução é explicada pela variação cambial e a outra metade se deve ao impacto da pandemia em nossas aquisições. Em uma base orgânica em moeda constante, a margem EBITDA ajustada permaneceu constante em comparação com o ano anterior.

Fluxo de caixa

O Fluxo de Caixa Livre aumentou 20,7% em relação ao ano anterior, para CHF 182 milhões, graças à gestão rigorosa do capital de giro, ressaltando nossa execução prudente durante a crise. Como resultado, nossa taxa de conversão de EBITDA para Fluxo de Caixa Livre atingiu 50%, um aumento de 13 pontos percentuais em comparação com o ano anterior.

Integração DRT

No ano fiscal passado, concluímos a aquisição transformacional da DRT, líder em ingredientes renováveis de origem natural. Essa aquisição permite que a Firmenich construa a plataforma de inovação líder mundial em ingredientes renováveis, biodegradáveis e sustentáveis para fragrâncias, sabores e nutrição. Enquanto estamos no processo de integração da DRT, a receita e o lucro foram materialmente impactados pela pandemia no primeiro semestre do ano, como resultado do menor volume e demanda nos mercados finais industriais da DRT, bem como no mercado de fragrâncias finas. Apesar desse início fraco, continuamos totalmente confiantes no ajuste estratégico da aquisição, bem como na qualidade dos ativos e da equipe. O feedback de nossos clientes sobre o valor de nosso acesso exclusivo e proprietário a ingredientes renováveis confirma nossa confiança de que a DRT nos oferece uma vantagem competitiva de longo prazo.

Negócios responsáveis

Continuamos a fortalecer nossa posição de liderança em questões ambientais, sociais e de governança. Administrar nossos negócios de forma responsável e sustentável é um pilar fundamental da cultura de nossa empresa. Temos muito orgulho de nossas credenciais e prêmios ESG que reconhecem nosso compromisso com as mudanças climáticas e com as causas sociais. Entre outras conquistas, gostaríamos de destacar que somos uma das duas únicas empresas do mundo a receber, pelo terceiro ano consecutivo, a classificação AAA do CDP para mudanças climáticas, segurança hídrica e florestas. Além disso, temos orgulho de ter recebido uma classificação ESG de 8,6 da Sustainalytics, o que nos coloca na liderança de nosso setor e entre as 1% melhores empresas classificadas em todo o mundo.

Divulgação

Estas informações são fornecidas pela Firmenich International SA de acordo com o Regulamento de Abuso de Mercado da UE 596/2014 e o Swiss FMIA. As informações foram enviadas para publicação, por meio das pessoas de contato indicadas abaixo, às 7:00 CET de 11 de fevereiro de 2021. Mais informações estão disponíveis para investidores em https://investors.firmenich.com.

Firmenich
Diego Chantrain, Relações com Investidores
E-mail: investor_relations@firmenich.com

FTI Consulting (Relações Públicas Financeiras)
Jonathon Brill
E-mail: firmenich@fticonsulting.com

Sobre a Firmenich

A Firmenich, a maior empresa privada de fragrâncias e sabores do mundo, foi fundada em Genebra, na Suíça, em 1895, e é uma empresa familiar há 125 anos. A Firmenich é uma empresa líder business-to-business especializada em pesquisa, criação, fabricação e venda de perfumes, sabores e ingredientes. Reconhecida por sua pesquisa e criatividade de classe mundial, bem como por sua liderança em sustentabilidade, a Firmenich oferece a seus clientes inovação superior em formulação, uma ampla e alta qualidade de ingredientes e tecnologias proprietárias, incluindo biotecnologia, encapsulamento, ciência olfativa e modulação de sabor. A Firmenich teve um faturamento anual de 3,9 bilhões de francos suíços no final de junho de 2020. Mais informações sobre a Firmenich estão disponíveis em www.firmenich.com.

1O crescimento orgânico em moeda constante reflete o crescimento interno real do negócio após a remoção do impacto das aquisições concluídas durante os 12 meses anteriores e dos movimentos da taxa de câmbio. Isso fornece uma comparação "like-for-like" com o ano anterior em escopo constante e moeda de faturamento constante, permitindo uma compreensão mais profunda da dinâmica do negócio que contribuiu para a evolução da receita, da margem bruta e do EBITDA Ajustado de um ano para o outro.

2O EBITDA, definido como Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, corresponde ao lucro operacional antes da depreciação, amortização, perdas por redução ao valor recuperável e liberação de subsídios governamentais. O EBITDA ajustado é o EBITDA reportado, ajustado por itens significativos que têm impacto sobre a compreensão das atividades operacionais normais subjacentes. Os itens ajustados incluem custos de reestruturação, ganhos e perdas em ativos não circulantes, custos relacionados a aquisições e impacto de redução.

3O fluxo de caixa livre é igual aos fluxos de caixa das atividades operacionais menos os investimentos líquidos. Ele representa a capacidade de geração de caixa do Grupo para pagar dividendos, reembolsar fornecedores de capital ou realizar aquisições, se houver.