fevereiro 15, 2024

A dsm-firmenich divulga os resultados do ano completo de 2023

Comunicados à imprensa Notícias financeiras e regulatórias

Kaiseraugst (Suíça), Heerlen (Holanda), 15 de fevereiro de 2024

Relatório da Administração
Destaques de 2023
  • Criação bem-sucedida da dsm-firmenich com integração bem antes do planejado
  • As sinergias de custos e vendas relacionadas à fusão estão ganhando força
  • Nutrição animal & Saúde a ser separada do Grupo
  • Desempenho sólido em toda a empresa, afetado significativamente pelos baixos preços das vitaminas, sem precedentes
  • Bom fluxo de caixa operacional impulsionado por um forte desempenho no segundo semestre
  • Proposta de dividendos estáveis de € 2,50
  • As sinergias e os programas de transformação de vitaminas proporcionarão um aumento significativo nos lucros em 2024 e nos anos seguintes
  • Perspectiva para 2024: EBITDA ajustado de pelo menos € 1,9 bilhão
Principais números

(6)

Crescimento orgânico das vendas (%)

Lucro líquido básico ajustado

555

(45)

1 Representa os números em uma base pro forma, incluindo os resultados da Firmenich como se a fusão tivesse ocorrido em 1º de janeiro de 2022. Os números pro forma representam os resultados das operações contínuas - consulte também a seção Definições.

Principais números em uma base IFRS2

ANO FISCAL DE 2022

27

Lucro líquido de operações contínuas

(636)

475

(234)

Lucro líquido (grupo total)

26

2 Representa os números em uma base IFRS, incluindo os resultados da Firmenich a partir da data da fusão em 8 de maio de 2023.

Dimitri de Vreeze, CEO, comentou: "Estamos orgulhosos de que a empresa já esteja operando perfeitamente com a integração bem adiantada em relação ao planejado, incluindo o desenvolvimento de uma cultura comum, conforme demonstrado em nossa recente pesquisa de envolvimento dos funcionários.  Nossos funcionários fizeram um trabalho realmente incrível para criar um impulso, posicionando a dsm-firmenich como líder mundial em nutrição, saúde e beleza.

Diante das condições sem precedentes, com preços muito baixos das vitaminas e um ciclo contínuo de desabastecimento, tomamos uma série de medidas imediatas e eficazes. Aceleramos nossos planos de condução por meio de medidas adicionais de autoajuda e avançamos na análise de todos os nossos segmentos de negócios. Isso nos levou ao início de um processo para separar o negócio de Nutrição Animal & Health do Grupo, que anunciamos hoje. Isso deve reduzir fortemente nossa exposição à volatilidade dos lucros das vitaminas e reduzir nossa intensidade de capital, em linha com nossa estratégia de longo prazo. Acreditamos que o potencial total do negócio de ANH poderia ser melhor realizado por meio de uma estrutura de propriedade diferente.

Com o apoio de nosso empolgante pipeline de inovações, todas essas ações nos ajudarão a priorizar e acelerar os negócios de nutrição, saúde e beleza de alto crescimento e margem mais alta da empresa, o que se reflete em nossas metas financeiras de médio prazo."

Perspectivas para 2024

Como o ambiente político e econômico global continua incerto, e como estamos no início do ano, achamos prudente basear nossa perspectiva para o ano inteiro para toda a empresa apenas nos elementos que estão sob nosso controle, ou seja, um aumento de 200 milhões de euros no EBITDA ajustado a partir de uma combinação de entrega de sinergia e do programa de transformação de vitaminas. Considerando que o efeito negativo total das vitaminas surgiu apenas no segundo trimestre de 2023, a taxa de execução efetiva do EBITDA ajustado no período do segundo ao quarto trimestre de 2023, em uma base anualizada, foi de cerca de 1,7 bilhão de euros, a empresa estima que o EBITDA ajustado para o ano fiscal de 2024 seja de pelo menos 1,9 bilhão de euros.

Estratégia

A fusão entre a DSM e a Firmenich criou uma empresa líder mundial em nutrição, saúde e beleza, por meio da qual seu portfólio altamente integrado de ingredientes nutricionais, naturais e renováveis, juntamente com capacidades e tecnologias científicas complementares, proporcionará um crescimento superior impulsionado pela inovação.

Aplicando de forma criativa a ciência comprovada e recorrendo a recursos de inovação orientados por dados, bem como a padrões excepcionais de excelência operacional, a dsm-firmenich busca lidar com a tensão entre o que a sociedade precisa, o que as pessoas querem individualmente e o que o planeta exige nas áreas de nutrição, saúde e beleza. Ao trabalhar em estreita colaboração com os clientes para criar o que é essencial para a vida e desejável para os consumidores, mas ao mesmo tempo mais sustentável para o planeta, a dsm-firmenich está preparada para trazer o progresso à vida de bilhões de pessoas em todo o mundo.

A dsm-firmenich é uma empresa orientada por propósitos, na qual as pessoas e o planeta, bem como o sucesso financeiro, estão no centro de sua estratégia, que visa aumentar ainda mais seu impacto positivo no mundo, elevando continuamente o nível para ajudar a combater as mudanças climáticas, proteger a natureza e cuidar das pessoas em toda a cadeia de valor.

Proporcionando sinergias por meio da integração

A dsm-firmenich está no caminho certo para atingir sua meta de sinergias de aproximadamente 350 milhões de euros de EBITDA ajustado por ano. Cerca de metade desse valor deve vir de eficiências de custo, com a taxa de execução total alcançada até o final do ano 3. Os benefícios iniciais de cerca de 15 milhões de euros foram entregues no quarto trimestre. As sinergias restantes são esperadas a partir de receitas incrementais de 500 milhões de euros, geradas por uma aceleração da inovação com os clientes. Houve um bom progresso inicial e a taxa de execução total ainda é esperada para o final do ano 4. Essas sinergias de receita são impulsionadas por capacidades complementares e realizadas nas três unidades de negócios com a adjacência estratégica mais forte - Perfumaria & Beauty (P&B); Taste, Texture & Health (TTH); e Health, Nutrition & Care (HNC) - com aproximadamente o seguinte equilíbrio:

• 60% na unidade de negócios TTH
  • 25% na unidade de negócios HNC
  • 15% na unidade de negócios P&B

No geral, esperamos ver uma contribuição do EBITDA ajustado de cerca de 100 milhões de euros em 2024, proveniente principalmente das sinergias de custos.

Separação da Animal Nutrition & Health do Grupo

A empresa inicia um processo para separar o negócio de Nutrição Animal & Health (ANH) do Grupo. O foco total em nutrição, saúde e beleza permitiria que a dsm-firmenich impulsionasse melhor o crescimento superior impulsionado pela inovação. A separação da Nutrição Animal & Health do Grupo minimizaria a exposição da dsm-firmenich à volatilidade dos lucros das vitaminas e reduziria a intensidade de capital em linha com sua estratégia de longo prazo. A empresa acredita que o potencial total do negócio de ANH poderia ser melhor realizado por meio de uma estrutura de propriedade diferente para a qual todas as opções de separação em potencial serão consideradas. A empresa espera estar em posição de separar o negócio no decorrer de 2025.

Progresso do programa de transformação de vitaminas

Em meados de 2023, a empresa embarcou em um grande programa de reestruturação em suas atividades de vitaminas para reduzir custos e restaurar a lucratividade. Espera-se que esse programa resulte em uma contribuição estimada de EBITDA ajustado de cerca de 200 milhões de euros por ano, com a taxa de execução total a ser alcançada até o final de 2024. Essas economias serão adicionais à meta de sinergias de EBITDA ajustado de 350 milhões de euros anunciada anteriormente. Nenhuma dessas metas será interrompida pela separação da Animal Nutrition and Health.

A dsm-firmenich já fez grandes progressos na execução do programa com o fechamento da fábrica de vitamina B6 de Xinghuo, na China, e com o encerramento da produção de vitamina C de Jiangshan, na China. O modelo de vendas agora apóia uma abordagem "go-to-market", que é mais simples e mais eficiente no atual ambiente de mercado.

No quarto trimestre de 2023, o programa gerou uma contribuição de economia de cerca de 10 milhões de euros para o EBITDA ajustado. Para 2024, a dsm-firmenich espera alcançar uma contribuição adicional de cerca de 100 milhões de euros para o EBITDA ajustado.

Estável dividendo

Na Assembleia Geral Anual de 7 de maio de 2024, o Conselho de Administração da dsm-firmenich proporá um dividendo em dinheiro de € 2,50 por ação para o ano fiscal de 2023.

Principais números e indicadores

555

(45)

.

Número médio de ações (x milhões)

265.1

264.5

EPS básico ajustado

2.03

3.77

(média) capital básico empregado

ROCE básico ajustado (%)

5.2

8.4

Capital de giro operacional

Gastos de capital (em dinheiro)

734

775

Fluxo de caixa livre operacional bruto ajustado

999

918

1 Representa os números em uma base pro forma, incluindo os resultados da Firmenich como se a fusão tivesse ocorrido em 1º de janeiro de 2022. Os números pro forma representam os resultados das operações contínuas - consulte também a seção Definições.

Principais números e indicadores em uma base IFRS2

ANO FISCAL DE 2022

Vendas líquidas

27

EBITDA

810

(38)

Margem EBITDA (%)

7.6

15.5

EBIT

(497)

682

(173)

Lucro líquido (grupo total)

EPS líquido (grupo total)

9.14

9.80

.

Taxa efetiva de imposto (%)

2.8

20.9

Dívida líquida

(2,215)

(87)

Força de trabalho (número de funcionários)

20.6823

Refere-se ao grupo total, incluindo operações descontinuadas.

dsm-firmenich FY 2023 e Q4

(6)

Crescimento orgânico das vendas (%)

ANO FISCAL DE 2023
  • Bom desempenho em Perfumaria & Beauty (P&B)
  • Desempenho sólido em Sabor, Textura & Saúde (TTH)
  • Desempenho fraco em Nutrição Animal & Saúde (ANH) e Saúde, Nutrição & Cuidados (HNC) devido aos preços excepcionalmente baixos das vitaminas e à persistente redução de estoque

Os resultados do ano inteiro foram afetados por uma combinação de dinâmicas de mercado sem precedentes que levaram a preços muito baixos de vitaminas, juntamente com um ciclo de desestocagem profundo.

O EBITDA ajustado, impactado significativamente pelo efeito vitamina e pelo câmbio, foi 22% menor do que no ano anterior, resultando em uma queda de 280 pontos-base na margem. Isso inclui um efeito vitamina negativo, estimado em cerca de € 500 milhões. Sem esse efeito, o EBITDA ajustado teria ficado em linha com o ano anterior, apesar de um efeito cambial negativo de cerca de € 90 milhões.

Q4 2023
  • Condições de mercado praticamente inalteradas
  • Primeira contribuição de iniciativas de autoajuda concretizada
  • Forte geração de fluxo de caixa, impulsionada por ações disciplinadas no gerenciamento de estoques

P&B continuou a ter um bom desempenho, em comparação com um período comparável do ano anterior, com TTH permanecendo resistente. ANH e HNC continuaram a enfrentar as mesmas condições de mercado sem precedentes. O trimestre foi notável pela forte geração de fluxo de caixa devido a um maior foco, em particular, na melhoria do capital de giro por meio da redução de estoque, juntamente com os primeiros benefícios das sinergias de custo sendo realizados.

O EBITDA ajustado caiu 12%, devido, principalmente, ao efeito vitamina em andamento e à redução de estoque. O efeito vitamina negativo foi estimado em cerca de 120 milhões de euros e o efeito cambial negativo foi de pouco mais de 20 milhões de euros. Sem esse efeito vitamina negativo, o EBITDA ajustado teria sido 24% maior do que o relatado, apesar de um efeito cambial negativo de 5%. O trimestre viu a contribuição inicial das sinergias de integração de cerca de 15 milhões de euros e, além disso, uma economia de cerca de 10 milhões de euros do programa de transformação de vitaminas.

Nota para os editores:

O texto completo do comunicado à imprensa está disponível em aqui.

A apresentação aos investidores está disponível em aqui.

Informações adicionais

Hoje a dsm-firmenich realizará um webcast para investidores e analistas às 9:00 CET. Detalhes sobre como acessar essa chamada podem ser encontrados no site da dsm-firmenich, www.dsm-firmenich.com.

Para obter mais informações:

Informações de mídia da dsm-firmenich:
E-mail: media@dsm-firmenich.com

Perguntas sobre relações com investidores da dsm-firmenich:
E-mail: investors@dsm-firmenich.com

Declarações prospectivas

Este comunicado à imprensa pode conter declarações prospectivas com relação ao desempenho e à posição (financeira) futura da dsm-firmenich. tais declarações são baseadas nas expectativas, estimativas e projeções atuais da dsm-firmenich e nas informações atualmente disponíveis para a empresa. a dsm-firmenich adverte os leitores de que tais declarações envolvem certos riscos e incertezas que são difíceis de prever e, portanto, deve-se entender que muitos fatores podem fazer com que o desempenho e a posição reais sejam materialmente diferentes dessas declarações. a dsm-firmenich não tem obrigação de atualizar as declarações contidas neste comunicado à imprensa, a menos que exigido por lei. a versão em inglês deste comunicado à imprensa prevalece sobre as versões em outros idiomas.