junho 5, 2012

Enzimas DSM para etanol celulósico qualificadas pela DONG Energy

A DSM foi qualificada como fornecedora de enzimas para o processo de transformação de palha de trigo em etanol celulósico da DONG Energy - Inbicon.

Heerlen, NL, 05 Jun 2012 09:15 CEST

A Royal DSM, empresa global de Ciências da Vida e Ciências dos Materiais, foi qualificada como fornecedora de enzimas para o processo de transformação da palha de trigo em etanol celulósico da DONG Energy - Inbicon. As enzimas foram usadas com sucesso na biorrefinaria em escala de demonstração da DONG Energy - Inbicon em Kalundborg, Dinamarca. A qualificação confirma o alto padrão e a flexibilidade do coquetel de enzimas da DSM para quebrar e converter a celulose e a hemicelulose das fibras da palha em açúcares C5 e C6 simples. A DONG Energy - Inbicon Biomass Refinery é a planta de demonstração de etanol celulósico em maior escala do mundo que está em operação atualmente. A planta tem capacidade para 1,5 milhão de galões por ano e produz biocombustível celulósico para a Statoil, que é distribuído em postos de gasolina em toda a Dinamarca.

O coquetel de enzimas da DSM é particularmente eficaz na decomposição da biomassa celulósica em açúcares componentes e, ao mesmo tempo, tem uma estabilidade térmica muito alta. Por causa disso, a etapa de hidrólise pode ser realizada em temperaturas mais altas, diminuindo o risco de perda de produto. Temperaturas operacionais mais altas também aumentam a velocidade do processo e, em última análise, levam a uma redução da quantidade de enzima necessária.

As enzimas da DSM foram comprovadas em vários testes, em diversas escalas, por institutos de pesquisa e laboratórios de empresas em todo o mundo, como eficazes em várias matérias-primas, incluindo resíduos de culturas de milho, palha de trigo, lascas de madeira e bagaço de cana-de-açúcar. Elas também foram testadas em toda a gama de pré-tratamentos, desde os mais severos até os relativamente brandos (como é o caso do processo Inbicon), o que comprova a versatilidade do sistema enzimático da DSM. A quebra ou o pré-tratamento dos resíduos de culturas é a primeira fase do processo de conversão para o bioetanol celulósico.

A DSM selecionou suas enzimas usando a biomassa como ponto de partida para o processo de seleção. Esses são substratos que se espera que sejam líderes comerciais na produção futura de bioetanol celulósico.

&Jan Larsen, diretor de P&D da Inbicon, afirma: "O coquetel de enzimas da DSM teve um desempenho bem-sucedido no processo da Inbicon em escala de demonstração. Ele apresentou o mesmo alto rendimento obtido em escala piloto. Esse coquetel tem uma ampla faixa de pH e tolerância a altas temperaturas, o que torna as enzimas da DSM muito favoráveis para a produção industrial de bioetanol celulósico em altas matérias secas. Os relatórios técnicos e a análise do programa de testes já foram finalizados e concluímos que as enzimas da DSM estão agora qualificadas para o processo da Inbicon".

Stephan Tanda, membro do Conselho de Administração da DSM, comenta: "Estamos orgulhosos de receber o endosso da Inbicon para nossa tecnologia de enzimas. Essa qualificação adicional fortalece a posição global de enzimas da DSM e confirma nosso empenho em ser um parceiro tecnológico para empresas produtoras de bioetanol celulósico em todo o mundo. A DSM oferece a mais ampla tecnologia atualmente disponível no mercado, com enzimas e leveduras de alto desempenho capazes de converter uma grande variedade de biomassa em etanol celulósico."

Para obter mais informações

Gerente sênior de comunicações