janeiro 20, 2023

Novo estudo revela que o Fruitflow® da DSM ativa o eixo intestino-coração com extratos ricos em polifenóis que podem modular a microbiota intestinal, levando a benefícios cardiovasculares

A Royal DSM, uma empresa global baseada na ciência e orientada por propósitos, fez uma parceria com a Atlantia Clinical Trials Ltd., uma organização de pesquisa contratada líder mundial, para explorar os benefícios potenciais do Fruitflow® da DSM na microbiota intestinal e na saúde cardiovascular por meio do eixo intestino-coração.

Benefícios e soluções de saúde Melhore sua saúde intestinal

Royal DSM, a global, purpose-led, science-based company, partnered with Atlantia Clinical Trials Ltd., a world leading contract research organisation to explore the potential benefits of DSM’s Fruitflow® 1on gut microbiota and cardiovascular health through the gut-heart axis. The results of the clinical trial2, found that four weeks of supplementation with Fruitflow®, a water-soluble tomato concentrate, decreases fasting blood and urine trimethylamine N-oxide (TMAO) levels. Higher levels of TMAO have been linked to adverse cardiovascular events3. This new study supports DSM’s redefined health benefit platform for the dietary supplement industry - Health from the Gut. This new platform demonstrates DSM’s capabilities as an end-to-end purpose-led partner with an innovative range of solutions that enhance gut health to support immunity, dig

O eixo intestino-coração

As pesquisas sugerem que o microbioma intestinal pode ter um efeito poderoso em uma série de condições de saúde. Essa ideia está se tornando popular, com 56% dos consumidores globais declarando que se preocupam com a saúde digestiva. O Fruitflow® já é bem conhecido por seus benefícios cardiovasculares,4 mas também é rico em metabólitos secundários que foram hipotetizados como moduladores da microbiota intestinal. Esses polifenóis vegetais são candidatos a prebióticos que, em grande parte, não podem ser absorvidos no intestino delgado, mas chegam ao cólon, onde passam por extensa biotransformação pela microbiota intestinal. Como o TMAO depende do metabolismo da microbiota intestinal, surgiram estratégias do microbioma intestinal para a prevenção de doenças cardiovasculares.

O TMAO é criado quando o TMA é absorvido pelo epitélio intestinal e transportado para o fígado. O TMA é um metabólito microbiano produzido pelo microbioma intestinal a partir da fosfatidilcolina e da L-carnitina da dieta, comumente encontradas na carne vermelha, no queijo e nos ovos, e que antes se pensava ser um produto residual do metabolismo da colina. O TMAO é um biomarcador emergente conhecido por seus efeitos pró-aterogênicos e pelos lipopolissacarídeos (LPS), um marcador de permeabilidade intestinal e inflamação de baixo grau.

Portanto, uma microbiota intestinal alterada e o aumento da permeabilidade intestinal podem ser as causas da inflamação crônica, que piora a função cardíaca. 5

Sobre este estudo

A equipe de pesquisa foi liderada pelo Dr. Steinert, cientista principal da DSM e professor da Universidade de Zurique. A análise dos resultados clínicos foi realizada por Gillian Dunngalvin, da Atlantia. O estudo foi randomizado, duplo-cego, cruzado e controlado por placebo, realizado durante 14 semanas com 40 adultos saudáveis, com sobrepeso e obesidade, com idades entre 35 e 65 anos. Além das amostras biológicas, os participantes responderam a questionários como a Gastrointestinal Symptom Rating Scale (GSRS), o Bristol Stool Chart e o Food Frequency Questionnaire (FFQ).

Os resultados

O Fruitflow® reduziu significativamente os níveis de TMAO no sangue e na urina em jejum em comparação com as linhas de base. Os níveis de LPS no plasma também diminuíram, um fator derivado da microbiota intestinal que tem sido associado a doenças relacionadas à inflamação crônica, como obesidade, diabetes tipo 2 ou doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA).

Foi observada uma clara distinção entre as amostras de plasma ao aplicar a metabolômica não direcionada, com o TMAO sendo o principal recurso que impulsiona as diferenças encontradas entre os participantes que consomem Fruitflow® em comparação com o grupo de controle. A composição do microbioma e a diversidade beta microbiana mudaram significativamente com o consumo de Fruitflow®. Foram encontrados níveis mais baixos de Bacteroides, Ruminococccus e Hungatella, conhecidos por seu envolvimento no metabolismo de TMA e TMAO.

Os resultados deste estudo estão de acordo com estudos anteriores que sugerem efeitos reprodutíveis com extratos ricos em polifenóis.

Olhando para o futuro

Este estudo mostra que os extratos naturais ricos em polifenóis podem reduzir os níveis de TMAO de uma pessoa e, portanto, sugere que novas abordagens terapêuticas podem ser exploradas para pacientes com problemas cardiovasculares, o que poderia abrir as portas para o desenvolvimento de novas soluções dietéticas com benefícios cardiometabólicos por meio do eixo intestino-coração e, potencialmente, benefícios para o bem-estar mental por meio do eixo intestino-cérebro.

Esse estudo afirma que os extratos ricos em polifenóis podem modular a microbiota intestinal, conferindo um benefício à saúde do hospedeiro. São necessárias mais pesquisas para explorar os possíveis benefícios na inflamação e na disfunção cognitiva relacionada à idade.

O Dr. Robert E. Steinert, Cientista Principal da DSM, comenta: "A DSM tem o compromisso de ajudar as pessoas a melhorar sua saúde intestinal e usá-la como porta de entrada para o bem-estar geral. Os resultados desse estudo são incrivelmente encorajadores e apoiam descobertas anteriores de que extratos ricos em polifenóis podem reduzir as concentrações de TMAO por meio de uma modulação direcionada e benéfica da microbiota intestinal. Estamos ansiosos para trabalhar com nossos clientes para desenvolver novas soluções de suplementos dietéticos visando o eixo intestino-coração. Olhando para o futuro, esse estudo abre caminho para pesquisas futuras sobre o eixo intestino-cérebro, especialmente o declínio cognitivo relacionado à idade. Este é um momento empolgante para a pesquisa sobre saúde intestinal."

Referências

1. Fruitflow® é uma marca registrada da Provexis plc.
  2.  A.  Rehman et al, 2022. The Journal of Nutrition: Zhu W. et al, 2026.
  3. O'Kennedy N. et al, 2016. Chen H. et al, 2022. Zhang S. et al, 2021.O'Kennedy N. et al, 2021. Das R.K. et al, 2021. Uddin M. et al, 2017. Cámara M. et al, 2022. O'Kennedy N. et al, 2016. Biswas D. et al, 2014. Das D. et al, 2022. Schwager J. et al, 2016
  4.  Sandek A. et al, 2007.

Como podemos ajudar?