março 26, 2012

DSM adquire o negócio de enzimas alimentícias e tecnologia-chave da Verenium

A DSM adquire determinados ativos, licenças e outros contratos na área de enzimas alimentícias e processamento de sementes oleaginosas da Verenium por um valor total de US$ 37 milhões, incluindo despesas de transação e relacionadas.

Heerlen, NL, 26 de março de 2012 09:15 CEST

A Royal DSM N.V., empresa global de Ciências da Vida e Ciências dos Materiais, e a Verenium anunciam hoje que firmaram um acordo definitivo segundo o qual a DSM adquire determinados ativos, licenças e outros contratos na área de enzimas alimentares e processamento de sementes oleaginosas da Verenium por um valor total, incluindo despesas de transação e relacionadas, de US$ 37 milhões. A transação foi concluída.

A aquisição inclui o negócio de processamento de sementes oleaginosas e o portfólio de PI da Verenium, licenças para determinadas enzimas alimentares e acesso a bibliotecas de biodiversidade que a Verenium criará usando tecnologia proprietária. As vendas de 2012 desses negócios são estimadas em cerca de US$ 15 milhões, crescendo rapidamente nos próximos anos.

A compra desses ativos pela DSM apoia totalmente a estratégia da DSM para seu cluster de Nutrição, "crescimento contínuo de valor", e fortalece e amplia os negócios e as capacidades de enzimas da DSM. Com a aquisição desses ativos e licenças, a DSM fortalecerá ainda mais suas atividades de biotecnologia industrial (por exemplo, no processamento de sementes oleaginosas) e reforçará seu pipeline de inovação em enzimas alimentares.

A Verenium, com sede em San Diego (Califórnia, EUA), desenvolveu uma série de produtos enzimáticos de alto desempenho e candidatos a produtos para uso em processos industriais. Os produtos enzimáticos da Verenium minimizam a poluição, reduzindo ou substituindo produtos químicos agressivos usados em processos industriais e, ao mesmo tempo, aumentando o rendimento dos processos de seus clientes.

&A DSM adquiriu o negócio de processamento de sementes oleaginosas da Verenium, incluindo o portfólio de P&D e os acordos de parceria. Como parte do acordo, será oferecida a transferência de vários funcionários da Verenium para a DSM. A Verenium desenvolveu a Purifine® PLC, uma enzima que oferece aos produtores de óleo à base de culturas uma maneira sustentável de melhorar os rendimentos, bem como a economia geral do processamento. Espera-se que o crescimento anual do mercado de enzimas no mercado global de óleo à base de culturas seja de cerca de 50% nos próximos anos, com um potencial de mercado estimado em mais de US$ 350 milhões.

A DSM também adquiriu licenças exclusivas em todo o mundo para as enzimas alfa-amilase e xilanase nos mercados de alimentos e bebidas. O tamanho do mercado de enzimas alimentícias sozinho é de mais de US$ 1,3 bilhão.

Além disso, a DSM terá acesso à recém-desenvolvida coleção e biblioteca de biodiversidade que está sendo criada pela Verenium. Ao extrair o DNA microbiano diretamente de amostras coletadas, evita-se a tarefa lenta e muitas vezes impossível de cultivar micróbios individuais em um laboratório. Utilizando tecnologias de triagem de altíssimo rendimento, a Verenium explora sua coleção de bilhões de genes microbianos em busca de enzimas exclusivas.

Stephen Tanda, membro do Conselho de Administração da DSM e responsável pelo setor de Nutrição, disse: "Essa aquisição ampliará nosso negócio de enzimas e se encaixa muito bem em nossa estratégia de crescimento contínuo de valor para nosso setor de Nutrição. Ela também apoiará ainda mais nossa posição de liderança em biotecnologia industrial."

Hans-Christian Ambjerg, Presidente da DSM Food Specialties, disse: "Para a DSM Food Specialties, essa aquisição é um grande passo para a realização de nossa ambiciosa estratégia de crescimento, à medida que expandimos nosso negócio de enzimas para além de nossas aplicações atuais. Poderemos fornecer soluções enzimáticas sustentáveis para novos segmentos de rápido crescimento para a DSM, como o processamento de sementes oleaginosas."

Verênio

A Verenium, uma empresa de biotecnologia industrial, é líder global no desenvolvimento de enzimas de alto desempenho. As enzimas personalizadas da Verenium são ecologicamente corretas, tornando os produtos e processos mais ecológicos e econômicos para os setores, incluindo os mercados globais de alimentos e combustíveis.

Para obter mais informações

Gerente sênior de comunicações