agosto 8, 2012

DSM adquire a Tortuga para fortalecer o negócio de nutrição animal

Acordo definitivo para adquirir a Tortuga Companhia Zootécnica Agrária (Tortuga) em uma transação totalmente em dinheiro por um valor total da empresa de cerca de € 465 milhões.

Heerlen, NL, 08 Aug 2012 08:15 CEST

• A DSM (NYSE Euronext: DSM KON) adquirirá a Tortuga por um valor total da empresa de cerca de 465 milhões de euros em dinheiro
  • Vendas líquidas esperadas pela Tortuga para 2012: cerca de 385 milhões de euros, com EBITDA de cerca de 60 milhões de euros
  • A Tortuga é líder em suplementos nutricionais para o mercado de ruminantes e bovinos de corte no Brasil
  • A aquisição fortalecerá a presença da DSM no significativo e altamente atraente mercado de nutrição animal da América Latina
  • A Tortuga oferece excelentes sinergias de receita para que a DSM forneça vitaminas e outros produtos existentes por meio da Tortuga
  • Aquisição consistente com o foco estratégico da DSM em economias de alto crescimento
  • Aquisição que gera valor; imediatamente acrecentadora de EPS
×

A Royal DSM, empresa global de Ciências da Vida e Ciências dos Materiais, anunciou hoje que entrou em um acordo definitivo para adquirir a Tortuga Companhia Zootécnica Agrária (Tortuga) em uma transação totalmente em dinheiro por um valor total da empresa de cerca de € 465 milhões (R$ 1.160 milhões). Dependendo do resultado real do EBITDA de 2012, um ajuste no preço de compra até um valor máximo da empresa de cerca de € 490 milhões pode ser feito, com base no mesmo múltiplo de EBITDA.

A Tortuga, uma empresa brasileira de capital fechado, é uma empresa líder em suplementos nutricionais com foco em gado de corte e leite criado a pasto. A empresa tem sede em São Paulo, Brasil, com aproximadamente 1.200 funcionários. A Tortuga tem três unidades de produção no Brasil. As vendas líquidas para 2012 são esperadas em cerca de €385 milhões (BRL 965 milhões) com um EBITDA de cerca de €60 milhões (BRL 150 milhões). A DSM identificou receitas atraentes e outras sinergias.

Justificativa estratégica

O gado de corte e de leite criado a pasto passa uma parte significativa de sua vida se alimentando de vegetação natural, o que significa que muitas vezes faltam minerais, fósforo, fontes de nitrogênio, vitaminas e micronutrientes em sua dieta. Portanto, os suplementos nutricionais são necessários para melhorar o desempenho e a saúde dos animais. Estima-se que o tamanho do mercado global de suplementos nutricionais para ruminantes seja bem superior a 4 bilhões de euros, crescendo cerca de 3% ao ano, com um crescimento significativamente mais forte (7-10%) em minerais orgânicos (quelatos). A Tortuga é uma das líderes globais em minerais orgânicos, apesar de até agora estar ativa apenas na América Latina.

A aquisição da Tortuga permite que a DSM capture valor de sua presença em uma cadeia de valor estendida com um amplo portfólio de ingredientes nutricionais para nutrição animal, ao mesmo tempo em que alavanca sua forte presença internacional. Especificamente, o valor será criado por meio de sinergias de receita, introduzindo os ingredientes da DSM nos produtos e misturas da Tortuga, bem como em seus canais de distribuição para ruminantes, e trazendo os produtos exclusivos da Tortuga, especialmente o portfólio completo de minerais orgânicos, para os clientes de nutrição animal da DSM em todo o mundo. A aquisição também fortalecerá a capacidade da DSM de fornecer soluções nutricionais integradas, capturando maior valor do know-how e dos serviços de consultoria em nutrição animal.

A aquisição da Tortuga ampliará o portfólio de ingredientes da DSM para incluir minerais orgânicos e permitirá que a DSM se torne uma fornecedora de soluções completas de nutrição animal. A Tortuga fortalecerá a presença da DSM em suplementos nutricionais e aditivos para ruminantes e deverá acelerar o crescimento da receita, aproveitando o know-how e a forte posição da Tortuga em suplementos para ruminantes em outros mercados de ruminantes na América Latina e em todo o mundo. A DSM também pode introduzir a forte posição da Tortuga em minerais orgânicos em outros segmentos de mercado em todo o mundo, como soluções de nutrição para produtores de suínos e aves.

A transação também fortalecerá a presença da DSM no Brasil, o maior produtor e exportador global de carne bovina, com uma expectativa de crescimento atraente, e proporcionará à DSM canais de vendas adicionais no mercado brasileiro. A aquisição também é consistente com o foco estratégico da DSM em Economias de Alto Crescimento, um dos quatro motores de crescimento da estratégia da DSM.

A DSM espera que a transação seja imediatamente positiva em termos de lucro por ação (EPS) e que as eficiências operacionais habituais também sejam obtidas no processo de integração.

A aquisição da Tortuga é a sétima aquisição no setor de Nutrição desde que a DSM anunciou sua estratégia corporativa DSM em movimento: impulsionando o crescimento focado em setembro de 2010. Essas aquisições são parte integrante da estratégia da DSM para seu setor de Nutrição e contribuirão para o crescimento atual e futuro do atraente portfólio da DSM em saúde, nutrição e materiais.

Feike Sijbesma, CEO e Presidente do Conselho de Administração da DSM, disse: "Com a aquisição da Tortuga, anunciamos 2,2 bilhões de euros em aquisições que aumentam o crescimento, dos quais 1,8 bilhão de euros em nosso grupo de Nutrição, desde que iniciamos nosso plano estratégico atual há menos de dois anos. Após a conclusão das aquisições anunciadas, o grupo de Nutrição da DSM ultrapassará, em uma base pro forma, 4 bilhões de euros em vendas líquidas anuais, resultando em crescimento e lucratividade mais fortes e estáveis para a DSM em geral. Essa aquisição se encaixa totalmente na estratégia da DSM, pois continuamos a criar valor para todas as partes interessadas, fornecendo soluções inovadoras e sustentáveis para os maiores desafios atuais e futuros do mundo."

Leendert Staal, Presidente e CEO da DSM Nutritional Products, comentou: "A aquisição da Tortuga é um marco muito importante para a DSM. Ela fortalecerá nossa posição em suplementos nutricionais e aditivos para ruminantes e nossa presença no Brasil, um dos principais mercados de ruminantes do mundo. A Tortuga também amplia nosso portfólio de ingredientes de nutrição animal com os altamente atraentes minerais orgânicos, ao mesmo tempo em que oferece muitas sinergias de criação de valor. Estou ansioso para dar as boas-vindas à equipe muito competente de funcionários da Tortuga na DSM."

Creuza Fabiani, Presidente da Tortuga, comentou: "Com quase 60 anos de existência, a Tortuga ainda tem um enorme potencial de crescimento e muito a oferecer ao setor de produção de proteínas animais. A DSM assumirá esse desafio e continuará a desenvolver o que já foi conquistado até o momento. Escolhi a DSM após uma análise cuidadosa, pois suas operações no Brasil não conflitam com as da Tortuga e também devido à grande sinergia entre as duas empresas, o que proporcionará a toda a equipe da Tortuga a oportunidade de crescer."

Tortuga

A Tortuga, pioneira em nutrição e saúde animal, é a maior produtora de suplementos minerais para animais de produção do Brasil e uma das maiores do mundo. Além do Brasil, a empresa comercializa seus produtos em mais de nove países da América Latina, atendendo às necessidades dos produtores rurais que trabalham com gado (corte e leite), suínos, aves, eqüinos, caprinos e ovinos. Com mais de 58 anos de história, a Tortuga contribuiu decisivamente para o avanço da produção animal no Brasil, introduzindo de forma pioneira novos conceitos de suplementos vitamínicos e minerais, incluindo a tecnologia de minerais orgânicos na alimentação animal. A Tortuga conta com mais de 1.200 funcionários e aproximadamente 700 agentes de vendas localizados em todo o Brasil. A Tortuga, com sede em São Paulo, possui três unidades industriais no Brasil, localizadas em Mairinque (SP), São Vicente (SP) e Pecém (CE).

Para obter mais informações

Gerente sênior de comunicações