novembro 19, 2013

Royal DSM e JLL criam empresa líder em serviços farmacêuticos em uma transação de US$ 2,6 bilhões

A empresa CDMO global combina a DSM Pharmaceutical Products e a Patheon.

Heerlen, NL, 19 Nov 2013 06:10 CET

Empresa global de CDMO combina a DSM Pharmaceutical Products e a Patheon

A JLL Partners ("JLL"), uma das principais empresas de private equity do mercado intermediário, e a Royal DSM, empresa global de Ciências da Vida e Ciências dos Materiais, anunciaram hoje a criação de uma nova empresa, que será uma das principais organizações globais de desenvolvimento e fabricação de contratos (CDMO) para o setor farmacêutico, com vendas previstas de cerca de US$ 2 bilhões.

O nome da empresa (provisoriamente chamada de NewCo) será anunciado nos próximos meses. A NewCo será formada pela combinação do grupo de negócios da DSM, DSM Pharmaceutical Products ("DPP"), com a Patheon Inc. (TSX: PTI) ("Patheon"), após a conclusão bem-sucedida da transação descrita abaixo. A NewCo será uma organização líder global em desenvolvimento e fabricação de contratos, com vendas previstas para 2014 de cerca de US$ 2 bilhões (proforma) e um forte EBITDA e fluxo de caixa operacional.

A NewCo terá uma oferta de ponta a ponta, desde dosagens acabadas (produtos farmacêuticos) até substâncias ativas (APIs) e uma presença global de 23 locais na América do Norte, Europa, América Latina e Austrália, com cerca de 8.300 funcionários.

A combinação da DPP com a Patheon está totalmente alinhada com a estratégia da DSM para seu cluster farmacêutico, além de ser uma excelente oportunidade de criação de valor, já que a DSM e a JLL trabalharão juntas para maximizar o valor da NewCo. Para a DSM, a combinação da DPP com a Patheon na NewCo também é um passo fundamental na transformação estratégica de suas atividades farmacêuticas em parcerias.

Após a conclusão da transação, a NewCo adicionará escala e novos recursos/tecnologias da cadeia de valor para expandir sua oferta de serviços de ponta a ponta como um provedor de soluções abrangentes para o setor. A NewCo operará como uma empresa autônoma e independente.

Os destaques da transação são os seguintes:

• A NewCo pertencerá à JLL (51%) e à DSM (49%).
  • A JLL contribuirá com US$ 489 milhões em dinheiro para a NewCo e a DSM contribuirá com a DSM Pharmaceutical Products (DPP) e receberá uma nota de venda de US$ 200 milhões, avaliando a DPP em US$ 670 milhões.
  • A NewCo firmou um acordo definitivo para executar um Plano de Arranjo de acordo com a Lei de Sociedades Anônimas do Canadá ("POA") com a Patheon, segundo o qual a NewCo adquiriria a Patheon por $9,32 por ação em dinheiro, resultando em um
    - valor total da empresa para a Patheon de aproximadamente US$ 1,95 bilhão (cerca de € 1,45 bilhão)
    - Prêmio de 64% sobre o preço de fechamento das ações da Patheon em 18 de novembro de 2013
  • O Conselho de Administração da Patheon, agindo com base na recomendação unânime de um comitê de diretores independentes, recomenda que os acionistas da Patheon votem a favor do POA.
  • A JLL e os executivos e diretores da Patheon, que coletivamente possuem aproximadamente 66% das ações em circulação da Patheon, assinaram Acordos de Voto em apoio ao POA.
  • O financiamento comprometido a ser financiado no fechamento de US$ 1,65 bilhão foi garantido pelo J.P. Morgan, UBS, Jefferies, Morgan Stanley e KeyBank.
  • Sujeita às condições habituais, espera-se que a transação seja concluída no primeiro semestre de 2014.
  • A DSM desconsolidará a DPP após o fechamento.
  • A expectativa é que a transação seja um acréscimo de EPS para a DSM a partir de 2015.

A Patheon é líder no fornecimento de serviços de desenvolvimento de contratos e fabricação comercial para a indústria farmacêutica global, com foco em produtos farmacêuticos. Nos 12 meses encerrados em 31 de julho de 2013, a empresa registrou receitas de US$ 943 milhões e EBITDA consolidado pró-forma (de acordo com a definição do contrato de crédito) de US$ 188 milhões. A empresa tem cerca de 5.900 funcionários.

A DPP é líder no fornecimento de serviços de desenvolvimento e fabricação por contrato para os setores farmacêutico, biofarmacêutico e agroquímico, com foco em produtos farmacêuticos e APIs. Em 2012, a DPP obteve vendas líquidas de 543 milhões de euros, com cerca de 2.400 funcionários.

A NewCo terá uma variedade única de ofertas de serviços com foco em produtos farmacêuticos e APIs com uma ampla gama de tecnologias e poderá oferecer soluções abrangentes de ponta a ponta para um amplo espectro de empresas, desde grandes empresas farmacêuticas e de biotecnologia até empresas farmacêuticas especializadas, genéricos e empresas farmacêuticas emergentes.

A empresa combinada também será líder em formulações proprietárias de cápsulas de gel para produtos de venda livre, de prescrição médica e nutricionais. Os produtos de síntese e intermediários exclusivos são destinados aos setores de proteção de cultivos, cuidados pessoais e produtos de química fina.

Jim Mullen, atualmente CEO da Patheon, será nomeado CEO da NewCo após a conclusão da transação. O Sr. Mullen ingressou na Patheon em 2011 como CEO. Antes de ingressar na Patheon, ele atuou como CEO e presidente da Biogen Idec Inc., uma das maiores empresas de biotecnologia do mundo, de 2003 a 2010. Ele possui mais de 30 anos de experiência no setor, desde biotecnologia e produtos farmacêuticos até produtos químicos especiais, bem como ampla experiência em fabricação, engenharia, vendas, marketing, fusões e aquisições de produtos farmacêuticos e biotecnológicos.

Feike Sijbesma, CEO e Presidente do Conselho de Administração da DSM, disse: "Totalmente alinhada com nossa estratégia, essa é a maneira perfeita para a DSM Pharmaceutical Products acelerar o crescimento e para a DSM maximizar o valor desse negócio. Ao criar uma organização CDMO global de primeira linha, estou convencido de que a NewCo, como empresa autônoma, será capaz de criar um valor substancial. Com essa parceria, a DSM deu um passo fundamental na transformação estratégica de suas atividades farmacêuticas em parcerias, ao mesmo tempo em que cria o máximo de valor para todas as partes interessadas."

Paul S. Levy, Managing Director da JLL Partners, Presidente do Conselho da Patheon, compartilhou: "Essa parceria demonstra o compromisso da JLL com a construção de empresas que criam valor, atendem a necessidades não satisfeitas e impulsionam a excelência em seus respectivos setores. Essa é a iniciativa estratégica e o 'know how' de execução que as partes interessadas esperam da JLL. A NewCo está pronta para transformar o setor de CDMOs e estamos entusiasmados em reunir essas duas entidades."

Stefan Doboczky, membro do Conselho de Administração da DSM e responsável pelo cluster Pharma,  comentou: "Nossos clientes levam medicamentos que salvam e melhoram a vida de pessoas que precisam deles em todo o mundo. Eles se beneficiarão muito com a profundidade e a amplitude incomparáveis de recursos e serviços da NewCo. Estou convencido de que a NewCo estará ainda mais bem posicionada para ajudar os clientes a terem sucesso com suas necessidades exclusivas".

Informação financeira

A DSM espera que a transação seja positiva para seus ganhos por ação a partir de 2015. De acordo com as normas contábeis aplicáveis, a DPP será classificada como ativos mantidos para venda no quarto trimestre de 2013 e uma perda por redução ao valor recuperável não monetária de cerca de 120 milhões de euros será reconhecida como um item excepcional. A partir da data de fechamento, a DSM apresentará o investimento na NewCo como uma conta associada de acordo com o método de equivalência patrimonial. De acordo com as regras do IFRS, a DSM Sinochem Pharmaceuticals também será desconsolidada a partir de 1º de janeiro de 2014. Consequentemente, o relatório do cluster Pharma no EBITDA principal da DSM será descontinuado a partir do início de 2014.

Informações adicionais

J.P. Morgan Limited está atuando como consultor financeiro da DSM. Latham & Watkins LLP está atuando como principal consultor jurídico da DSM, com o apoio de Cleary Gottlieb Steen & Hamilton LLP, Norton Rose Fulbright Canada LLP, Allen & Overy e Hinckley, Allen & Snyder LLP. Morgan Stanley e Jefferies estão atuando como consultores financeiros da JLL Partners. Os consultores jurídicos da JLL Partners são Skadden, Arps, Slate, Meagher & Flom LLP, Borden Ladner Gervais LLP e Simpson Thacher & Bartlett LLP.

Parceiros da JLL

A JLL Partners é uma empresa de private equity de médio porte com um histórico de 25 anos de agregação de valor a investimentos complexos por meio de expertise financeira e operacional. Desde sua fundação, em 1988, por Paul S. Levy, a JLL Partners investiu aproximadamente US$ 4,2 bilhões em seis fundos e desenvolveu uma expertise significativa no setor de saúde e em outros setores. A JLL é uma investidora de controle e obtém seus negócios a partir de sua profunda rede de contatos no setor, aplicando sua abordagem de investimento comprovada, orientada para o valor e para o crescimento, a fim de proporcionar aos parceiros limitados retornos atraentes ajustados ao risco em todos os ciclos de investimento.

Patheon

A Patheon Inc. (TSX: PTI) é uma das principais fornecedoras de serviços de desenvolvimento de contratos e fabricação comercial para o setor farmacêutico global para uma gama completa de formas de dosagem sólidas e estéreis. Por meio da recente aquisição da Banner Pharmacaps - líder de mercado em tecnologia de cápsulas de gelatina mole - a Patheon agora também inclui um negócio de produtos e tecnologia proprietários. A Patheon fornece produtos e serviços da mais alta qualidade para aproximadamente 300 das principais empresas farmacêuticas e de biotecnologia do mundo. A rede integrada da empresa consiste em 13 locais, incluindo  instalações de fabricação de contratos comerciais e centros de desenvolvimento na América do Norte e na Europa. A Patheon permite que os produtos dos clientes sejam lançados com confiança em qualquer lugar do mundo.

Patheon plans to file with the U.S. Securities and Exchange Commission (the “SEC”) and furnish to its shareholders a proxy statement and management information circular in connection with the proposed transaction with NewCo. The proxy statement and management information circular will also be filed on SEDAR. INVESTORS AND SECURITYHOLDERS OF PATHEON ARE URGED TO READ THE PROXY STATEMENT AND MANAGEMENT INFORMATION CIRCULAR AND THE OTHER RELEVANT MATERIALS WHEN THEY BECOME AVAILABLE BECAUSE SUCH MATERIALS WILL CONTAIN IMPORTANT INFORMATION ABOUT PATHEON, NEWCO AND THE PROPOSED TRANSACTION. The proxy statement and management information circular and other relevant materials (when they become available), and any and all other documents filed by Patheon with the U.S. or Canadian securities regulators, may be obtained free of charge at the SEC’s website at www.sec.gov or in Canada at www.sedar.com. In a

Para obter mais informações

Gerente sênior de comunicações