fevereiro 15, 2022

DSM divulga resultados de 2021

O forte crescimento financeiro, juntamente com o progresso significativo em direção às nossas ambições de sustentabilidade e estratégia, fizeram de 2021 um ano para nos orgulharmos.

Heerlen, NL, 15 Feb 2022 07:00 CET

Destaques do ano inteiro1,2

Resultados de operações contínuas:

• A DSM apresentou resultados sólidos no ano inteiro, incluindo um quarto trimestre muito bom
  • Vendas do grupo +14% e EBITDA ajustado +18%
    • Nutrição: vendas +10%, vendas orgânicas +8%, EBITDA ajustado +8%
    • Materiais: vendas +27%, vendas orgânicas +28%, EBITDA ajustado +60%
  • O lucro líquido ajustado aumentou 21%, chegando a € 858 milhões
  • Fluxo de caixa livre operacional líquido ajustado de €949 milhões, um aumento de 9%
  • Perspectiva positiva para 2022, em linha com as metas estratégicas de médio prazo

Total do grupo:

• Forte desempenho em metas não financeiras e maior avanço nas ambições de ESG
  • Lucro líquido de 1.680 milhões de euros, incluindo os lucros da venda da AOC e da Resins & Functional Materials
  • Proposta de aumento dos dividendos em € 0,10 para € 2,50 por ação ordinária
Principais números e indicadores - operações contínuas2
em milhões de eurosAno completo de 2021Ano inteiro de 2020Mudança em %VolumePreço/misturaFXOutros
Vendas9,2048,10614%10%3%-2%3%
  Nutrição7,0316,36510%8%0%-2%4%
  Materiais1,9351,51827%14%14%-1%0%
EBITDA ajustado1,8141,53418%
  Nutrição1,4471,3388%
  Materiais43527260%
  Inovação2621
  Corporativo-94-97
EBITDA1,7021,368
Ajustado Margem EBITDA19.7%18.9%

1) O EBITDA ajustado é uma medida alternativa de desempenho (APM) que reflete as operações contínuas.
O crescimento orgânico das vendas é o impacto total do volume e do preço/mix.
O Fluxo de Caixa Livre Operacional Líquido Ajustado é o fluxo de caixa das atividades operacionais, corrigido pelo fluxo de caixa dos ajustes do APM, menos o fluxo de caixa das despesas de capital e dos direitos de saque.
2) Resultados excluindo negócios mantidos para venda

Declaração dos Co-CEOs

Geraldine Matchett e Dimitri de Vreeze, Co-CEOs, comentaram: "2021 foi um ano crucial para a DSM e para o nosso pessoal, no qual aceleramos nossa jornada para nos tornarmos uma empresa de Saúde, Nutrição & Biociência totalmente focada. Em linha com nossa estratégia orientada por propósitos, tomamos mais ações climáticas significativas e definimos um caminho mais agressivo em direção à rede zero. Também lançamos novos e ambiciosos compromissos com o sistema alimentar para direcionar e medir onde podemos causar um impacto significativo na saúde das pessoas e do planeta por meio de nossas atividades principais.

Tanto o setor de Nutrição quanto o de Materiais obtiveram resultados sólidos, pois continuamos a navegar com sucesso pelas condições dinâmicas do mercado, incluindo interrupções na cadeia de suprimentos global e na logística. Começamos a combater as pressões inflacionárias no segundo semestre do ano com ações de preços adequadas para compensar os aumentos de custos, dos quais os primeiros efeitos positivos podem ser observados no quarto trimestre, com o restante sendo efetivo a partir de 2022.

Estamos bem posicionados para o futuro, com um portfólio de inovação empolgante de soluções voltadas para a sustentabilidade com considerável potencial de crescimento, como o nosso aditivo para ração animal inibidor de metano Bovaer. Temos uma perspectiva positiva para 2022, em linha com nossas metas estratégicas de médio prazo para nossas atividades de Saúde, Nutrição & Bioscience".

Perspectivas para o ano de 2022

A DSM espera que suas atividades de Saúde, Nutrição & Biociências apresentem um aumento do EBITDA Ajustado de um dígito alto. Para o Grupo, espera um aumento do EBITDA Ajustado de um dígito médio, com um aumento do Fluxo de Caixa Livre Operacional Líquido Ajustado de um dígito alto. Essa perspectiva se baseia na expectativa da DSM de um EBITDA Ajustado estável em Materiais após o forte desempenho em 2021.

Nova estrutura de relatórios financeiros

A partir de 1º de janeiro de 2022, a nova estrutura de Saúde, Nutrição & Biociência ("HNB") da DSM entrou em vigor. A HNB consiste nos segmentos operacionais reportáveis anteriores de Nutrição (que incluía Nutrição Animal, Nutrição Humana e Outras Nutrições) e Inovação. A HNB está organizada em três Grupos de Negócios recém-criados: Alimentos & Bebidas; Saúde, Nutrição & Cuidados; e Nutrição Animal & Saúde. As reavaliações financeiras dos novos segmentos operacionais reportáveis serão fornecidas antes da publicação dos resultados do 1º trimestre de 2022 para fins de comparação. Os segmentos operacionais reportáveis de Materiais e Atividades Corporativas não sofreram alterações.

Estratégia

A estratégia da DSM, orientada pelo propósito e pelo desempenho, vê a sustentabilidade e a inovação como os principais fatores de crescimento de um plano focado no longo prazo, sustentado por metas ambiciosas em termos de Pessoas, Planeta e Lucro.

Em setembro de 2021, a DSM anunciou a aceleração de sua jornada estratégica para se tornar uma empresa totalmente focada em Saúde, Nutrição & Biociência, organizada, a partir de 1º de janeiro de 2022, em três Grupos de Negócios focados no mercado. Eles estarão mais alinhados com seus respectivos clientes e, por meio da integração de atividades anteriormente realizadas pelo Centro de Inovação DSM, estarão totalmente equipados para desenvolver rapidamente soluções impactantes baseadas na ciência e prontas para o mercado. Essa estrutura também permitirá que a DSM aproveite sua forte combinação de competências científicas e seu crescente portfólio de soluções de nutrição e saúde, bem como aproveite os últimos avanços em tecnologia digital e biociência.

Como uma empresa de Saúde, Nutrição & Biociência, a DSM vê um espaço significativo para maior crescimento e inovação, aproveitando seu modelo de negócios exclusivo que combina "produtos globais" e "soluções locais" e adicionando uma terceira dimensão de "precisão e personalização" que capta os recursos emergentes de big data, digital e biociência. Na nova estrutura, a DSM também está em uma posição ideal para enfrentar os enormes desafios ambientais e sociais que o sistema alimentar global enfrenta.

A DSM mantém metas ambiciosas de lucro a médio prazo como uma empresa de Saúde, Nutrição & Biociência de crescimento orgânico de vendas de um dígito médio, uma margem EBITDA ajustada acima de 20% e um crescimento de EBITDA ajustado de um dígito alto, apoiado por seu forte pipeline de inovação.

A DSM também anunciou uma revisão das opções estratégicas para seus negócios de Materiais em setembro de 2021, incluindo uma possível mudança de propriedade. A partir de 1º de janeiro de 2022, esses negócios de alta qualidade são gerenciados em grande parte de forma autônoma e continuarão suas estratégias de crescimento existentes, concentrando suas inovações e desenvolvimento de negócios na crescente demanda por materiais que protejam a saúde das pessoas e do planeta, adicionando mais soluções circulares e de base biológica.

Aquisições e alienações em 2021

Em 31 de março de 2021, a DSM adquiriu o negócio de intermediários de base biológica para aromas e fragrâncias da Amyris, Inc., ampliando suas ofertas em Personal Care & Aroma Ingredients com vendas anuais de cerca de € 20 milhões.

Em 1º de abril de 2021, a DSM fechou a venda das resinas da DSM & Functional Materials e negócios associados para a Covestro AG. A DSM recebeu cerca de 1,4 bilhão de euros líquidos em dinheiro. O negócio remanescente de chapas solares da DSM foi vendido para a Worthen Industries, Inc. em 1º de junho de 2021.

Em 26 de julho de 2021, a DSM adquiriu a propriedade total da Midori USA, Inc. ("Midori"), uma start-up de biotecnologia que desenvolve eubióticos direcionados para animais.

Em 15 de outubro de 2021, a DSM recebeu cerca de 300 milhões de euros líquidos em dinheiro pela venda de sua participação minoritária na AOC.

Em 18 de outubro de 2021, a DSM adquiriu a First Choice Ingredients, uma fornecedora líder nos EUA de aromas salgados à base de laticínios para uma ampla gama de aplicações em alimentos e bebidas, incluindo alternativas à base de plantas, com vendas anuais de cerca de 70 milhões de euros.

Em 16 de dezembro de 2021, a DSM adquiriu a Vestkorn Milling, líder na produção de ingredientes derivados de ervilha e feijão para produtos proteicos à base de plantas, com vendas anuais de cerca de 20 milhões de euros.

Sustentabilidade

A estratégia de longo prazo da DSM, orientada por propósitos e pelo desempenho, baseia-se no compromisso de criar valor para todas as partes interessadas. Por meio do desenvolvimento e da aplicação focados da inovação científica, a DSM tem como objetivo impactar positivamente a saúde das pessoas hoje e a saúde do planeta para as gerações futuras. Isso é apoiado por melhorias nas próprias operações da DSM, incluindo ações para reduzir as emissões e aumentar o uso de energia renovável, elevando continuamente os padrões de segurança e promovendo a saúde e o bem-estar de sua força de trabalho.

Ao longo de 2021, a DSM fez um progresso considerável na melhoria de sua pegada ambiental e, em agosto, anunciou uma aceleração de suas ambições de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) de escopo 1 e 2. Nesse contexto, a DSM também destacará o progresso em sua meta de escopo 3, originalmente definida em 2019, daqui para frente. Atribuído principalmente a bens e serviços adquiridos, um programa de engajamento de fornecedores em toda a empresa, o CO2REDUCE, foi expandido em 2021 para atingir aqueles que contribuem com as maiores emissões de GEE na cadeia de valor da DSM. A DSM permanece consideravelmente à frente de sua meta de eletricidade renovável adquirida, com todas as instalações da América do Norte se tornando as últimas a mudar para eletricidade 100% renovável como parte de um programa de transição de energia em toda a empresa. As metas climáticas da DSM são revisadas e validadas pela iniciativa Science Based Targets, fornecendo um forte roteiro para atingir o zero líquido até 2050, em linha com o acordo climático de Paris.

Principais números e indicadores - operações contínuas
em milhões de eurosQ4 2021Q4 2020Mudança em %VolumePreço/misturaFXOutros
Vendas2,4172,08016%6%7%2%1%
  Nutrição1,8591,59417%10%4%2%1%
  Materiais48942615%-12%24%3%0%
EBITDA ajustado44039013%
  Nutrição3513248%
  Materiais1018519%
  Inovação95
  Corporativo-21-24
EBITDA398348
Ajustado EBITDA
margem
18.2%18.8%

A Nutrition apresentou um desempenho sólido com a continuidade das boas condições comerciais em um ambiente inflacionário.

A Animal Nutrition registrou outro trimestre de demanda excepcionalmente forte, impulsionada por efeitos de estocagem devido às incertezas sobre as cadeias de suprimentos globais e à aceleração da inflação de custos. A Animal Nutrition obteve preços 7% mais altos no trimestre e novos aumentos de preços entrarão em vigor a partir de 2022.

Os setores de Nutrição Humana, Especialidades Alimentares e Cuidados Pessoais apresentaram um bom desempenho. No trimestre, foram tomadas medidas de preços nesses negócios para compensar a inflação de custos. Esses aumentos entrarão em vigor a partir de 2022, devido às estruturas típicas de contrato com os clientes.

A margem EBITDA ajustada do segmento de nutrição caiu 140 pontos-base, de 20,3% para 18,9%, dos quais aproximadamente 70 pontos-base estão relacionados ao efeito matemático dos aumentos de preços que compensam os custos mais altos. O restante resulta predominantemente da defasagem entre os aumentos de custos e as ações de mitigação de preços que entrarão em vigor a partir de 2022.

Materiais apresentou um forte desempenho. A DSM Engineering Materials observou uma normalização das condições de negócios no trimestre, após o alto crescimento do volume nos quatro trimestres anteriores, durante os quais a DSM assumiu volumes adicionais, uma vez que os concorrentes enfrentaram interrupções na cadeia de suprimentos. As margens em Materiais ficaram estáveis em 20,7%, devido à força dos preços na DSM Engineering Materials e ao bom desempenho geral na DSM Protective Materials.

A versão completa deste comunicado à imprensa com os demonstrativos financeiros que o acompanham e a Apresentação aos Investidores estão abaixo em formato PDF.

Para obter mais informações

Gerente sênior de comunicações