maio 2, 2024

Atualização comercial do primeiro trimestre de 2024 da dsm-firmenich

Comunicados à imprensa Notícias financeiras e regulatórias

Kaiseraugst (Suíça), Maastricht (Holanda), 2 de maio de 2024

Relatório da Administração*

1º trimestre de 2024 Destaques

• Forte desempenho em Perfumaria & Beauty devido ao bom desenvolvimento da demanda
  • Bom desempenho em Taste, Texture & Health sustentado pela recuperação do mercado
  • Saúde, Nutrição & Care foi branda, com melhora do impulso no final do trimestre
  • Nutrição animal & Saúde fraca em antecipação aos preços mais altos das vitaminas a partir do segundo trimestre
  • Bom progresso na melhoria do desempenho operacional, sinergias e ações estratégicas
  • Processo de criação da Nutrição Animal & Health iniciado
  • Perspectiva para o ano fiscal de 2024 inalterada: EBITDA ajustado de pelo menos € 1,9 bilhão

* Todos os números comparativos para 2023 neste documento estão em uma base pro formaincluindo os resultados da Firmenich como se a fusão tivesse ocorrido em 1º de janeiro de 2022. Os números pro forma representam os resultados das operações contínuas - consulte também a seção Definições.

Principais números

Vendas (%)3,071 3,122(2)
Crescimento orgânico das vendas (%)0
EBITDA ajustado463521(11)
Margem EBITDA ajustada (%)15.116.7

* Representa os números em uma base pro forma, incluindo os resultados da Firmenich como se a fusão tivesse ocorrido em 1º de janeiro de 2022. Os números pro forma representam os resultados das operações contínuas - consulte também a seção Definições.

Dimitri de Vreeze, CEO, comentou: "Estamos satisfeitos em ver um ambiente de mercado mais positivo e o retorno do crescimento do volume em nossos negócios, juntamente com um novo aumento sequencial na margem. Isso é mais evidente em Perfumaria & Beleza e Sabor, Textura & Saúde, enquanto também esperamos um melhor desenvolvimento do momento para Saúde, Nutrição & Cuidados. Nutrição Animal & Saúde viu os primeiros sinais de melhoria da demanda e dos preços das vitaminas. Em geral, continuamos cautelosos quanto à solidez das tendências de recuperação do mercado e mantemos nossa atual orientação para o ano inteiro.

Estamos fazendo um bom progresso em nossas sinergias e ações de melhoria, incluindo o programa de transformação de vitaminas. Iniciamos o processo de desmembramento do nosso negócio de Nutrição Animal & Health e estamos finalizando a análise de todos os nossos segmentos de negócios. Esperamos ansiosamente pelo nosso Capital Markets Day em Paris, em 3 de junho, que será focado em nossa estratégia de crescimento impulsionada pela inovação."

Perspectivas para 2024

A empresa estima para o ano fiscal de 2024 um EBITDA ajustado de pelo menos 1,9 bilhão de euros, o que inclui um aumento de 200 milhões de euros no EBITDA ajustado devido a uma combinação de resultados de sinergia e do programa de transformação de vitaminas.

Principais números

em milhões de eurosReal Q1 2024Pro forma Q1 2023 (*)Mudança em %
Vendas3,0713,122(2)
P&B9869721
TTH7987723
HNC526582(10)
ANH746785(5)
Corporativo1511
EBITDA ajustado463521(11)
P&B23421011
TTH150152(1)
HNC79120(34)
ANH2468(65)
Corporativo(24)(29)
Margem EBITDA ajustada (%)15.116.7
P&B23.721.6
TTH18.819.7
HNC15.020.6
ANH3.28.7

No primeiro trimestre, os volumes aumentaram 3%, compensados por preços mais baixos que refletem custos mais baixos de insumos, com um bom crescimento orgânico de vendas em Perfumaria & Beauty and Taste, Texture & Health, compensado por um desempenho mais fraco em Saúde, Nutrição & Care e Nutrição Animal & Health. Sem os efeitos negativos das vitaminas, as vendas orgânicas do Grupo teriam aumentado 2%.

O EBITDA ajustado caiu 11% para €463 milhões. Sem o efeito vitamina (estimado em cerca de €80 milhões) e o efeito cambial negativo (estimado em €15 milhões), o EBITDA ajustado teria aumentado 7%. Os programas de melhoria contribuíram com um efeito positivo estimado em €45 milhões no trimestre.

Revisão da unidade de negócios

Perfumaria & Beleza

Perfumaria & Beauty (P&B) é o principal parceiro de criação e inovação para as marcas globais e locais mais icônicas em bens de consumo, estilo de vida e beleza de luxo. A unidade de negócios abriga os melhores talentos do setor, possui uma paleta inigualável de ingredientes cativos e é apoiada por uma cadeia de suprimentos verticalmente integrada. Impulsionados por nossas inovações baseadas na ciência em Fragrância e Cuidados Pessoais, tornamos os produtos de nossos clientes mais desejáveis, essenciais e sustentáveis, impulsionando a preferência dos consumidores.

Vendas (%)9869721
Crescimento orgânico das vendas (%)2
EBITDA ajustado23421011
Margem EBITDA ajustada (%)23.721.60%

Q1 2024

Perfumaria & Beauty apresentou um crescimento orgânico de vendas de 2%, com volumes 4% maiores (incluindo um efeito negativo de 2% do fechamento da fábrica de Pinova), compensado por um preço 2% menor, refletindo custos de insumos mais baixos.

As fragrâncias tiveram um desempenho sólido, com crescimento orgânico de vendas de um dígito alto, apoiado pela forte demanda de fragrâncias para o consumidor e apesar de as fragrâncias finas terem sido reportadas em um período comparável forte. A divisão de Cuidados Pessoais registrou um desempenho sólido, com crescimento orgânico de um dígito alto, impulsionado pela boa demanda dos usuários finais.

Esse forte crescimento orgânico foi amplamente compensado pelos ingredientes, devido ao foco em uma estratégia de valor sobre o volume e ao fechamento da fábrica de Pinova.

O EBITDA ajustado aumentou 11%, impulsionado pelo aumento das vendas, um mix favorável e a contribuição dos programas de melhoria, levando a um aumento da margem para 23,7%.

Sabor, textura & Saúde

A Taste, Texture & Health (TTH) dá vida ao progresso, enfrentando alguns dos maiores desafios da sociedade: fornecer alimentos e bebidas nutritivos, saudáveis e sustentáveis, acelerar a transformação da dieta com sabor e textura atraentes e nutrir uma população global crescente, minimizando a perda e o desperdício de alimentos. A TTH é composta pela Taste, que inclui sabores, extratos naturais e soluções de redução de açúcar, e pela Ingredients Solutions, que inclui enzimas alimentares, hidrocoloides, culturas, corantes naturais, ingredientes nutricionais, extratos de levedura e proteínas à base de plantas.

Vendas (%)7987723
Crescimento orgânico das vendas (%)6
EBITDA ajustado150152(1)
Margem EBITDA ajustada (%)18.819.7

Q1 2024

Taste, Texture & Health apresentou um forte crescimento orgânico devido ao melhor momento do mercado final, com os efeitos de desestocagem desaparecendo. Os volumes aumentaram 6%, impulsionados pela boa demanda por soluções de sabor e ingredientes (especialmente em enzimas, culturas e texturizantes), enquanto as vitaminas permaneceram fracas. No geral, os preços ficaram estáveis.

O EBITDA ajustado ficou, em linhas gerais, em linha com o ano anterior - e bem acima dos níveis dos três trimestres anteriores - com os efeitos positivos do bom crescimento orgânico e das sinergias da fusão compensados por custos mais altos, especialmente em alguns produtos naturais, e efeitos negativos das vitaminas e do câmbio, o que se refletiu em uma margem EBITDA ajustada de 18,8%.

Saúde, nutrição & Care

Health, Nutrition & Care (HNC) permite que as pessoas melhorem sua saúde suplementando sua dieta com nutrientes essenciais e impulsionando a inovação médica, ajudando assim a otimizar a imunidade, acelerar a recuperação e melhorar a qualidade de vida.

Vendas (%)526582(10)
Crescimento orgânico das vendas (%)(9)
EBITDA ajustado79120(34)
Margem EBITDA ajustada (%)15.020.6

Q1 2024

Health, Nutrition & Care organic sales were down 9% (-6% volumes, -3% preço) driven by the vitamin effect. The business saw ongoing customer destocking in some of its larger end markets, especially visible in Early Life Nutrition and Dietary Supplements. Volumes em lipídios marinhos para Dietary Supplements sofreram com a escassez de óleo de peixe em todo o setor. The business saw an improving momentum in demand going into Q2.

O EBITDA ajustado caiu 34%, impulsionado por um efeito vitamínico estimado em quase 30 milhões de euros e um efeito cambial negativo de cerca de 10 milhões de euros. O impacto positivo das contribuições de sinergia e do programa de transformação de vitaminas foi compensado por custos mais altos, especialmente em matéria-prima para lipídios marinhos.

Nutrição animal & Saúde

Nutrição animal & Health (ANH) ajuda a fornecer proteínas animais saudáveis de forma eficiente e sustentável, ao mesmo tempo em que aproveita o poder dos dados para tornar as práticas de criação de animais mais sustentáveis, produtivas e transparentes.

Em milhões de eurosReal 1º trimestre de 2024Pro forma Q1 2023 (*)Mudança em %
Vendas (%)746785(5)
Crescimento orgânico das vendas (%)(3)
EBITDA ajustado2468(65)
Margem EBITDA ajustada (%)3.28.7

Q1 2024

Nutrição animal & Health continuou a sofrer o impacto dos preços muito baixos das vitaminas e da fraca demanda por vitaminas simples. Juntamente com o cumprimento do programa de transformação de vitaminas, a empresa continua a priorizar o caixa, com o foco da empresa permanecendo na redução de estoques a níveis de preços lucrativos. As soluções de desempenho continuaram a ter um bom desempenho, já que os agricultores priorizam o gerenciamento eficiente da produtividade. O crescimento de 3% no volume da unidade foi compensado por preços 6% mais baixos.

O EBITDA ajustado caiu 65% devido aos baixos preços das vitaminas e aos altos custos de inatividade decorrentes das paradas de produção (um efeito total estimado de quase 50 milhões de euros), um efeito cambial negativo (cerca de 5 milhões de euros), parcialmente atenuado pelas iniciativas de custo.

Definições

A atualização comercial inclui informações apresentadas em base pro forma ("números pro forma"), bem como outras medidas alternativas de desempenho (APMs), e informações apresentadas de acordo com o IFRS, conforme emitido pelo International Accounting Standard Board ("números em base IFRS"). Consulte a seção abaixo para obter as definições aplicadas.

Base pro forma

Na preparação dos números pro forma, os resultados financeiros do antigo Grupo Firmenich e do antigo Grupo DSM foram combinados como se a fusão tivesse ocorrido em 1º de janeiro de 2022, e com ajustes de alocação do preço de compra incluídos a partir de 8 de maio de 2023. Para chegar a esses números pro forma para o período de relatório atual e comparativo, aplicamos mudanças de perímetro e ajustes relacionados a mudanças na estrutura da Unidade de Negócios (ou seja, a combinação das antigas unidades Taste & Beyond e Food & Beverage na nova unidade de negócios Taste, Texture & Health; a transferência de Personal Care & Aroma da unidade de negócios Health, Nutrition & Care para Perfumery & Beauty; e outros ajustes menores relativos à transferência do negócio Consumer Healthcare de Taste & Beyond para Health, Nutrition & Care) e o

As informações pro forma não pretendem revisar o desempenho passado, mas sim fornecer uma base comparativa para a avaliação do desempenho atual. Essas informações representam uma situação hipotética e não pretendem representar qual teria sido o resultado real da dsm-firmenich, caso a fusão com a Firmenich tivesse realmente ocorrido no início do ano fiscal de 2022 da DSM, nem são necessariamente indicativas de resultados futuros da dsm-firmenich. O Grupo não alega nem declara que as informações pro forma são indicativas de quais teriam sido os resultados, caso a fusão tivesse ocorrido na data indicada, ou dos resultados que podem ser alcançados no futuro.

Os dados financeiros pro forma não são auditados e incluem estimativas, inclusive, por exemplo, aproximações devido às diferentes moedas de relatório.

Medidas alternativas de desempenho (APMs)

Para chegar às Medidas Alternativas de Desempenho (APMs), são feitos ajustes para itens materiais de receita e despesa decorrentes de circunstâncias como aquisições e desinvestimentos, reestruturações, reduções de valor e outros eventos (ou seja, ajustes de APM). Outros eventos de ajuste de APM incluem custos de fechamento de local, limpeza ambiental, acordos de litígio ou outros acordos (contratuais) não operacionais. Além dos itens relacionados aos custos de aquisição e integração incorridos no primeiro ano a partir da data de aquisição (incluindo ajustes não recorrentes do valor do estoque), bem como ajustes devido a eventos de ajuste de APM reconhecidos anteriormente, o limite é de € 10 milhões.

Os APMs usados neste comunicado à imprensa são:

Crescimento orgânico das vendas (OSG)

O crescimento orgânico das vendas é o crescimento das vendas excluindo o impacto de aquisições, desinvestimentos e impactos cambiais.

Lucro ajustado antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA ajustado)

O EBITDA Ajustado é a métrica IFRS de lucro operacional mais depreciação, amortização e redução ao valor recuperável, ajustado para itens materiais de lucro ou prejuízo, conforme definido em "Medidas Alternativas de Desempenho (APMs)".

Margem EBITDA ajustada (margem EBITDA ajustada)

A margem EBITDA ajustada é o EBITDA ajustado expresso como uma porcentagem das vendas líquidas.

Notas a esta atualização financeira

Calendário financeiro

2 de maio de 2024:                         Atualização comercial do primeiro trimestre de 2024

7 de maio de 2024:                         Reunião Geral Anual

3 de junho de 2024:                        Dia dos Mercados de Capitais em Paris

30 de julho de 2024:                      Resultados financeiros do primeiro semestre de 2024

31 de outubro de 2024:                Atualização comercial do terceiro trimestre de 2024

Informações adicionais

Hoje a dsm-firmenich realizará um webcast para investidores e analistas às 9:00 am CEST. Detalhes sobre como acessar essa chamada podem ser encontrados em www.dsm-firmenich.com.

Para obter mais informações

Relações com a mídia

Robin Roothans

tel. +41 (0)79 280 03 96

e-mail media@dsm-firmenich.com

Relações com investidores

tel. +31 (0)88 425 7306

e-mail investors@dsm-firmenich.com

Sobre a dsm-firmenich

Como inovadores em nutrição, saúde e beleza, a dsm-firmenich reinventa, fabrica e combina nutrientes vitais, sabores e fragrâncias para que a crescente população mundial possa prosperar. Com nossa ampla gama de soluções, com ingredientes naturais e renováveis e renomadas capacidades de ciência e tecnologia, trabalhamos para criar o que é essencial para a vida, desejável para os consumidores e mais sustentável para o planeta. A dsm-firmenich é uma empresa suíço-holandesa, listada na Euronext Amsterdam, com operações em quase 60 países e receitas de mais de € 12 bilhões. Com uma equipe diversificada e mundial de quase 30.000 funcionários, trazemos o progresso à vida™ todos os dias, em todos os lugares, para bilhões de pessoas. www.dsm-firmenich.com

Declarações prospectivas

Este comunicado à imprensa pode conter declarações prospectivas com relação ao desempenho e à posição (financeira) futura da dsm-firmenich. tais declarações são baseadas nas expectativas, estimativas e projeções atuais da dsm-firmenich e nas informações atualmente disponíveis para a empresa. a dsm-firmenich adverte os leitores de que tais declarações envolvem certos riscos e incertezas que são difíceis de prever e, portanto, deve-se entender que muitos fatores podem fazer com que o desempenho e a posição reais difiram materialmente dessas declarações. a dsm-firmenich não tem obrigação de atualizar as declarações contidas neste comunicado à imprensa, a menos que exigido por lei. A versão em inglês deste comunicado à imprensa prevalece sobre as versões em outros idiomas.

Tradução gerada por IA Esta página foi traduzida automaticamente usando IA. Embora nos esforcemos para obter precisão, a tradução pode não ser perfeita e pode interpretar erroneamente o conteúdo original. Para obter informações críticas, consulte o idioma original. Use essas traduções a seu próprio critério. O dsm-firmenich não se responsabiliza por quaisquer erros ou mal-entendidos que possam surgir do uso dessas traduções.