janeiro 23, 2020

DSM faz parceria com a Generation Unlimited para criar oportunidades de emprego para jovens em empresas agroalimentares

A parceria visa a criar uma visão de longo prazo para sistemas alimentares sustentáveis na África.

Heerlen, NL, 23 Jan 2020 11:00 CET

A Royal DSM, uma empresa global com base científica em nutrição, saúde e vida sustentável, anunciou uma nova colaboração com a Generation Unlimited, uma parceria global organizada pelo UNICEF que identifica e desenvolve soluções para conectar jovens com educação de qualidade, habilidades e treinamento no trabalho. Juntamente com a Sight & Life, um think tank de nutrição humanitária, a parceria visa oferecer oportunidades para jovens empreendedores por meio do desenvolvimento de negócios agroalimentares, com o objetivo de alcançar e melhorar a vida de cerca de um milhão de jovens pequenos agricultores.

Contribuindo para um dos "Global Breakthroughs" da Generation Unlimited - ideias inovadoras que têm o potencial de enfrentar os desafios que os jovens enfrentam em todo o mundo - a parceria tem como objetivo criar uma visão de longo prazo para sistemas alimentares sustentáveis na África. A DSM, a Sight & Life e a Generation Unlimited desenvolverão um plano de negócios sobre como os jovens podem contribuir para ampliar os sistemas alimentares sustentáveis por meio de negócios de nutrição e alimentos.

A parceria abordará a necessidade de as pequenas e médias empresas (PMEs) terem acesso a financiamento para ampliar seus negócios e desenvolver a capacidade dos jovens de encontrar oportunidades de emprego e empreendedorismo. Além disso, a parceria terá como objetivo aumentar a demanda e a conscientização dos consumidores sobre como os alimentos nutritivos podem construir um sistema alimentar que funcione bem.

It is unacceptable that more than 820 million people are still going to bed hungry every single day and that the majority of youth employed in rural areas that are working in the informal economy are not being able to earn a living wage. We must solve this. If you realize that, at the same time, Africa has the most untapped arable land and the youngest workforce but is still importing $35 billion of food every single year, you know something has to be done. Without action, Africa will import more than $100 billion in food. While it can - and should - be self-sufficient. I’m proud that DSM, together with Generation Unlimited and Sight & Life is developing a business plan targeting to reach and improve the lives of one million smallholder farmers in the region. It’s the right thing to do”, said Fokko Wientjes, Vice President Malnutrition Programs and Partnerships, Royal DSM.

"Os sistemas de alimentos ambientalmente sustentáveis podem promover o crescimento econômico e criar oportunidades de trabalho para os jovens, ao mesmo tempo em que proporcionam uma nutrição saudável e impactam positivamente os pequenos agricultores. A Generation Unlimited apoia avanços inovadores na economia verde que proporcionam ao setor de alimentos inúmeras oportunidades de trabalhar com e para os jovens, a fim de aumentar suas oportunidades futuras.," disse Roberto Benes, diretor da Generation Unlimited.

A parceria está fortemente vinculada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável   - a experiência mostra que, para criar soluções sustentáveis para abordar o ODS 2 (Fome Zero), é crucial abordar também o ODS 1 (Erradicação da Pobreza) e o ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico). Ao focar nesses três ODSs em conjunto com parceiros e redes, será possível fazer mudanças transformadoras no sistema alimentar, proporcionando melhor nutrição às comunidades e reduzindo a dependência da África em relação à importação de alimentos.

Os parceiros compartilharão percepções sobre o tópico no evento de café da manhã Empowering Youth in Africa: Employment and Entrepreneurship in the Food Sector na SDG Tent do Fórum Econômico Mundial em Davos, no dia 24 de janeiro.

Para obter mais informações
Herman Betten