abril 21, 2020

A DSM está firmemente no caminho para atingir 75% de eletricidade renovável com as maiores parcerias de PPA até o momento

A DSM assina o maior Contrato de Compra de Energia (PPA) de energia renovável até o momento.

Heerlen, NL, 21 de abril de 2020 08:30 CEST

A Royal DSM, uma empresa global com base científica em Nutrição, Saúde e Vida Sustentável, anuncia hoje que reduzirá suas emissões de CO2 em aproximadamente 85.000 toneladas/ano por meio da assinatura de seus maiores Contratos de Compra de Energia (PPAs) de energia renovável até o momento. Esses PPAs, um na Europa e outro nos EUA, cobrem aproximadamente um quarto do atual consumo total anual de eletricidade da DSM. Com esses acordos, a DSM está bem posicionada para superar sua meta de atingir 75% da eletricidade comprada de fontes renováveis até 2030. Em 2019, a DSM comprou 50% de sua eletricidade de recursos renováveis.

O PPA na Europa foi assinado com a EDPR, líder global no setor de energia renovável e uma das maiores produtoras de energia eólica do mundo. A DSM fornecerá eletricidade renovável de um parque eólico e de duas usinas de energia solar na Espanha, com capacidade total de 76 MW. O outro grande PPA nos EUA foi assinado com a Origis Energy, uma empresa global de energia solar, para uma usina solar com capacidade total de 78 MW. Com esses contratos de longo prazo, a DSM permite que os proprietários obtenham financiamento para a construção de seus novos parques de energia renovável e garante capacidade adicional de eletricidade renovável para o planeta.

A DSM tem o compromisso de obter 75% de sua eletricidade a partir de recursos renováveis até 2030 e de chegar a 100% o mais cedo possível. A DSM é membro da iniciativa RE100 , liderada pelo The Climate Group em parceria com o CDP. A RE100 reúne as empresas mais influentes do mundo comprometidas com 100% de energia renovável.

Dimitri de Vreeze, Co-CEO da Royal DSM, comentou: "A sustentabilidade não é apenas o valor central da DSM, mas também um importante impulsionador de negócios que está totalmente enraizado em nosso propósito, estratégia, negócios e operações. Nossa abordagem para promover mudanças positivas em todos os nossos esforços de sustentabilidade é melhorar, capacitar e defender. Com esses dois grandes negócios de eletricidade renovável, estamos melhorando significativamente a pegada ambiental de nossas operações e estamos no caminho certo para atingir nossa ambiciosa meta de 75% de eletricidade renovável adquirida antes do previsto. Tenho orgulho de estarmos entregando proativamente nossa contribuição para o Acordo de Paris e de continuarmos a liderar o caminho em nosso setor para um futuro de baixo carbono.

João Manso Neto, CEO da EDPR, disse: "Apesar do ambiente de saúde desafiador que estamos enfrentando atualmente, estamos muito satisfeitos com o anúncio de hoje. A DSM está na vanguarda da incorporação de práticas sustentáveis em seus negócios e estamos muito satisfeitos com nossa parceria. Este PPA recompensa nosso compromisso de buscar continuamente acordos corporativos com líderes industriais e é uma chance de aumentar nosso pipeline em um mercado fundamental para nós, como a Espanha. Estamos firmes em nosso compromisso de continuar crescendo de forma responsável e com os objetivos claros de continuar a gerar valor para todos os nossos stakeholders e fazer uma contribuição decisiva para a transição energética".

Johan Vanhee, Diretor Comercial & Diretor de Compras da Origis Energy, disse: "Nossa equipe está muito satisfeita por trabalhar com a DSM no cumprimento de suas metas RE100. Fornecer soluções de energia limpa para as principais empresas do mundo, incluindo aquelas que assumiram esses importantes compromissos de energia 100% renovável, nos inspira todos os dias. Agradecemos à equipe da DSM pela oportunidade de colaborar com eles".

Sam Kimmins, diretor da RE100, comentou: "Parabéns à DSM pelo progresso acelerado em direção à sua meta de eletricidade renovável. A compra de dois novos PPAs garante que eles estão bem posicionados para alcançar sua ambição e é um marco importante na transição de energia limpa que estão conduzindo. Aplaudimos o trabalho feito para avançar com sua meta RE100, especialmente no atual contexto global desafiador."

Além de alcançar esse marco importante, outros destaques do compromisso da DSM com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 7 ("Energia acessível e limpa") e o ODS 13 ("Ação climática") incluem:

• Alimentar 100% de suas operações na Holanda com eletricidade renovável por meio de acordos com o parque eólico Krammer, Bouwdokken e o fornecedor de energia Eneco desde 2018.
  • Realização de 69% de eletricidade comprada de fontes renováveis nos EUA em 2019.  O contrato de energia eólica com a NextEra Energy Resources em Minco, Oklahoma, contribuiu com 39% em 2019.
  • Inauguração de parques solares em Belvidere (EUA) em 2019, Pune (Índia) em 2014 e uma das maiores e mais eficientes usinas de energia de biomassa da Suíça em Sisseln em 2019.
  • Ser a primeira empresa europeia em seu setor com metas de redução de gases de efeito estufa (GEE) validadas pela iniciativa Science Based Targets em 2019.
  • Ser uma das primeiras empresas a assumir o compromisso com um caminho de longo prazo rumo a emissões líquidas zero de GEE em suas operações e cadeia de valor até 2050, em 2019.
  • Aplicação de um preço interno de carbono de € 50 por tonelada de CO2 equivalentes desde 2015 - incorporando o custo de todas as decisões baseadas em emissões de GEE que exigem despesas de capital significativas.
  • Envolvimento com vários fornecedores importantes para reduzir e relatar proativamente as reduções de emissões de GEE relacionadas aos produtos fornecidos à DSM no âmbito de seu programa CO2REDUCE desde 2018.
  • Aderir à aliança European Green Recovery, uma convocação pan-europeia para a mobilização de pacotes de investimentos verdes pós-crise da COVID-19 em 2020.
Para obter mais informações

Gerente sênior de comunicações