dezembro 2, 2019

Royal DSM anuncia sucessão de CEO

O CEO Feike Sijbesma passará suas responsabilidades para os colegas do Conselho Administrativo Geraldine Matchett e Dimitri de Vreeze como Co-CEOs em fevereiro de 2020.

Heerlen, NL, 02 Dec 2019 07:00 CET

O Conselho de Supervisão da Royal DSM, uma empresa global de base científica em Nutrição, Saúde e Vida Sustentável, anuncia a próxima sucessão do CEO Feike Sijbesma, que passará suas responsabilidades para seus colegas do Conselho Administrativo Geraldine Matchett e Dimitri de Vreeze como Co-CEOs em fevereiro de 2020 e apoiará uma transição suave até maio de 2020.

Feike Sijbesma: transformando a DSM por mais de uma década

Após 20 anos no Conselho de Administração da e quase 13 anos como CEO, Feike Sijbesma decidiu deixar o cargo de CEO e entregar a liderança da empresa, já que pretende buscar outros negócios e funções pessoais. Feike Sijbesma entregará formalmente suas responsabilidades como CEO em 15 de fevereiro de 2020 para seus sucessores, Geraldine Matchett e Dimitri de Vreeze, e permanecerá empregado na DSM, garantindo uma transição mais tranquila nos próximos cinco meses, até 1º de maio de 2020. Feike anunciará seus novos compromissos e funções posteriormente.

Sob a liderança de Feike Sijbesma, a DSM passou por uma transformação significativa, passando de uma empresa de produtos químicos a granel para uma empresa focada em Nutrição, Saúde e Vida Sustentável, gerando um retorno total para os acionistas de cerca de 400%. Ao longo de mais de uma década, a DSM expandiu significativamente seus negócios de nutrição, desfez-se de suas atividades não essenciais de produtos químicos a granel e atualizou o portfólio de materiais. Além de se concentrar no desempenho dos negócios e na disciplina financeira, sob a liderança de Feike, a DSM se reposicionou na empresa de sucesso baseada na ciência que é hoje: orientada por propósitos e pelo desempenho, colocando a inovação e a sustentabilidade no centro da empresa e de sua estratégia.

Feike Sijbesma: "Foi um enorme privilégio servir a DSM por tanto tempo. Sou profundamente grato ao nosso Conselho, a todos os meus colegas da DSM e parceiros de negócios por trabalharem juntos e por seu enorme comprometimento e contribuição. Também agradeço aos nossos clientes e acionistas por sua confiança e lealdade. E por último, mas não menos importante, sinto-me humilde por ter tido a oportunidade de servir a sociedade criando valor em três dimensões simultaneamente: pessoas, planeta e lucro. Anunciarei novos compromissos em um momento posterior e continuarei apaixonado por soluções em tópicos globais. Estou orgulhoso que o Conselho de Supervisão tenha escolhido meus colegas do Conselho Administrativo, Geraldine e Dimitri, como meus sucessores. Sua nomeação é bem merecida e reflete a natureza colaborativa de nossos negócios, e desejo a eles todo o sucesso para o futuro."

Em nome de todos na DSM, Rob Routs, Presidente do Conselho de Supervisão : "Somos muito gratos pela enorme contribuição de Feike para a DSM durante sua carreira de 32 anos na empresa e, mais especificamente, em seus últimos 13 anos como CEO. Sob a liderança visionária de Feike, a DSM se transformou em uma empresa saudável, de alto desempenho, sustentável e inovadora. Feike demonstrou que uma empresa pode oferecer retornos financeiros e de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, criar valor e propósito para todas as partes interessadas. Todos nós desejamos a Feike o melhor   para seu futuro ".

Geraldine Matchett e Dimitri de Vreeze: continuando a jornada da DSM

Após um processo minucioso e uma avaliação comparativa externa, incluindo a consultoria e a contribuição de uma empresa internacional de pesquisa, o Conselho de Supervisão decidiu nomear Geraldine Matchett e Dimitri de Vreeze, os dois colegas do Conselho de Administração de Feike Sijbesma, em uma liderança dupla como Co-CEOs. Juntos, eles manterão o foco no desempenho dos negócios, na disciplina financeira, na inovação, na sustentabilidade e nas pessoas, à medida que a DSM continua sua jornada. Essa estrutura de liderança dupla está enraizada na longa história de colaboração entre eles, que foi observada com atenção pelo Conselho de Supervisão e deve criar uma base sólida para o crescimento lucrativo contínuo.

&Como Co-CEO, Geraldine se concentrará na gestão financeira e na comunicação dos mercados de capitais, na alocação de capital, no desenvolvimento de talentos e cultura, bem como na estratégia digital e em novas formas de trabalho. Dimitri se concentrará na entrega operacional, SHE, centralização no cliente, impulsionando o crescimento e a eficiência, bem como na inovação e nos programas de P&D. Juntos, eles serão responsáveis pelo desempenho da empresa e conduzirão a estratégia orientada por objetivos e desempenho e a agenda M&A.

Geraldine Matchett e Dimitri de Vreeze demonstraram forte liderança ao trabalharem com Feike Sijbesma na formação da empresa ao longo dos anos. Suas habilidades são altamente complementares, e a liderança combinada permitirá que eles aproveitem seus respectivos pontos fortes no ambiente colaborativo da DSM.

Geraldine Matchett ingressou na DSM como CFO e membro do Conselho de Administração em 2014. Dimitri de Vreeze ingressou na DSM em 1990, ocupou vários cargos de negócios e é membro do Conselho de Administração desde 2013.

Para facilitar uma transferência tranquila e a continuidade da nova estrutura de liderança do Co-CEO, o Conselho de Supervisão solicitará aos acionistas, na AGM de maio de 2020, a recondução do Presidente Rob Routs para um último mandato de dois anos.

Geraldine Matchett e Dimitri de Vreeze: "É uma grande honra servir à DSM. Estamos entusiasmados em combinar nossas forças mútuas como Co-CEOs, para garantir a continuação da jornada bem-sucedida da DSM, criando vidas mais brilhantes para todos, e para liderar nossa empresa inovadora, baseada na ciência, que tem a sustentabilidade em seu núcleo. Estamos convencidos de que, juntos, podemos proporcionar sucesso contínuo à empresa. Feike demonstrou uma liderança notável e esperamos construir ainda mais em seu legado".

Rob Routs, Chairman Supervisory Board: "After careful consideration, we concluded we have the very best candidates in-house. Geraldine Matchett and Dimitri de Vreeze, together with Feike Sijbesma, have driven the transformation and successes of the business in a highly collaborative and effective way, creating considerable value for all stakeholders. The Supervisory Board has seen them working together and believes the Co-CEO structure will ensure the continued successful development of DSM, with profitable growth, delivering on its promise as an innovative science-based company with a positive impact on the world. Together, Geraldine and Dimitri have a wealth of knowledge and experience which they are keen to continue to combine to ensure DSM will remain a leading company. Since Geraldine and Dimitri have worked for so long closely together with Feike, and shaped our current strategy together, we will have a smooth transition in the coming period, and we look forward to continue w

Para obter mais informações

Gerente sênior de comunicações