novembro 19, 2021

DSM recebe parecer positivo da EFSA para o aditivo de ração Bovaer®, que reduz o metano

A DSM recebeu um parecer positivo da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) para o uso de seu novo aditivo alimentar redutor de metano para ruminantes, o Bovaer®, na União Europeia. O parecer da EFSA confirma que o aditivo alimentar reduz as emissões de metano entérico de vacas leiteiras e é seguro para o animal e para o consumidor.

Heerlen, NL, 19 de novembro de 2021 10:45 CEST

A Royal DSM, uma empresa global baseada na ciência, anuncia hoje que recebeu um parecer positivo da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) para o uso de seu novo aditivo redutor de metano para ruminantes, o Bovaer®, na União Europeia. O parecer da EFSA confirma que o aditivo para rações reduz as emissões de metano entérico de vacas leiteiras e é seguro para o animal e para o consumidor.

O Bovaer® é o resultado de uma década de pesquisa científica, incluindo mais de 50 estudos revisados por pares publicados em revistas científicas independentes e 45 testes em fazendas em 13 países em 4 continentes. Desde que recebeu aprovações regulatórias completas no Brasil e no Chile para o Bovaer® no início de setembro de 2021, a DSM assinou um acordo de desenvolvimento com a JBS S.A., um dos maiores produtores de alimentos do mundo. A aprovação da Comissão Europeia permitiria que a DSM iniciasse o desenvolvimento do mercado na Europa no primeiro semestre de 2022. A DSM já iniciou a engenharia de uma nova instalação de produção em larga escala em Dalry, na Escócia.

Durante a recente Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP26, governos de mais de 100 países se comprometeram a reduzir as emissões de metano em 30% até 2030. A redução do metano, que é muito mais potente do que o dióxido de carbono, foi enfatizada como uma maneira crucial de manter-se dentro da meta do Acordo de Paris de não mais do que 1,5 grau Celsius de aquecimento global.

Ivo Lansbergen, Presidente da DSM, Nutrição e Saúde Animal, comentou: "É muito oportuno, após o relatório de mudança climática do IPCC e o recente Compromisso Global de Metano durante a COP26, que uma opinião positiva tenha sido dada para um aditivo de ração que sabemos que pode ter um impacto ambiental tão benéfico. Vemos que o setor pecuário reconhece essa oportunidade de mudança e está ansioso para agir. Esperamos que a Comissão Europeia aprove o pedido com rapidez para que possamos oferecer uma resposta eficaz cientificamente comprovada ao desafio das emissões de metano da agricultura".

A DSM lançou recentemente uma série de novos compromissos quantificáveis com o objetivo de enfrentar desafios sociais e ambientais urgentes ligados à forma como o mundo produz e consome alimentos. Os Compromissos do Sistema Alimentar da DSM incluem uma redução de dois dígitos nas emissões de animais nas fazendas até 2030. A introdução do Bovaer® no mercado é um passo importante para cumprir esse compromisso, bem como a iniciativa estratégica do negócio de Nutrição Animal da DSM & Health, We Make it Possible, com sua missão de liderar uma transformação robusta e viável em todo o mundo na produção sustentável de proteína animal.

Sobre a Bovaer®.

O Bovaer® é um aditivo alimentar para vacas, pesquisado e desenvolvido há mais de 10 anos pela DSM. Apenas um quarto de colher de chá de Bovaer® por vaca, por dia, reduz consistentemente a emissão de metano entérico em aproximadamente 30% para vacas leiteiras e em porcentagens ainda mais altas (até 90%) para vacas de corte. O aditivo alimentar Bovaer®, portanto, contribui para uma redução significativa e imediata da pegada ambiental da carne, do leite e dos produtos lácteos. O Bovaer® é a solução mais extensivamente estudada e cientificamente comprovada para o desafio do metano expelido até hoje. Ao ser alimentado, ele tem efeito imediato.

Para obter mais informações

Gerente sênior de comunicações