março 30, 2023

Piloto em larga escala comprova que o aditivo de ração Bovaer®, que reduz o metano, está pronto para ser implementado na Holanda

Heerlen, NL, 30 de março de 2023 13:00 CET

A empresa holandesa de laticínios Royal FrieslandCampina, a DSM e o fornecedor de ração Agrifirm incorporaram com sucesso o Bovaer® nas atividades agrícolas regulares de 158 fazendas de laticínios na Holanda, no primeiro uso em larga escala do aditivo de ração para gado que reduz o metano. O programa de seis meses, iniciado em 2022, confirmou que o Bovaer® pode ser facilmente introduzido em escala sem afetar a saúde animal, a produção ou a composição do leite.

Em 2022, a história foi feita com o lançamento de um amplo projeto para ganhar experiência prática com o Bovaer®, envolvendo mais de 20.000 vacas e 158 fazendas. A colaboração bem-sucedida entre os produtores de leite membros da FrieslandCampina, DSM e Agrifirm levou a uma redução de 10.000 toneladas de CO2e nas emissões de metano (uma média de 28% menos emissões de metano entérico). O sucesso do projeto também abre as portas para que o Bovaer® seja implementado mais facilmente em todo o rebanho leiteiro holandês. Esse movimento em direção à sustentabilidade no setor de laticínios holandês beneficia tanto os consumidores quanto os produtores. A partir deste ano, os produtores que estão usando o Bovaer® em sua ração podem ser reconhecidos por seu uso por meio do KringloopWijzer (Avaliação Anual de Ciclo de Nutrientes), a ferramenta de pegada de carbono do Setor de Laticínios Holandês (ZuivelNL).

Lars van den Nieuwenhof owns a farm with 125 dairy cows with his parents in Someren, North Brabant. He participated in FrieslandCampina's pilot to reduce greenhouse gases on his farm with Bovaer®. Lars said: "As an industry, we are at a tipping point. We have to move along and try to reduce methane emissions. We were therefore eager to participate in this pilot. Moreover, participation is low-threshold and it requires little effort. The Bovaer® is mixed into the minerals we feed to the cows. Every day we mix the minimum dose of 150 grams of those minerals through the ration. We also participated in workshops to exchange experiences with other participants. I am definitely satisfied with the results. The cows are producing well, are healthy, vital and fertile. We will continue to use the feed additive. I am happy that we can make an additional contribution to reducing our impact on the climate."

Juntamente com André Kleistra, Jelle Heida tem uma fazenda de gado leiteiro com 400 vacas em Hoornsterzwaag, na Frísia. Assim como outros fazendeiros, eles investiram na fermentação de monoestrume e em um removedor de nitrogênio, e cultivam a fazenda de uma maneira que lhes convém: eficiente e ecologicamente correta. Jelle disse: "Participei do piloto do Bovaer porque estava curioso para saber se o aditivo alimentar afetaria o processo de fermentação. Não notei nenhum efeito quando adicionamos o Bovaer à ração. Também não observamos nenhuma mudança na saúde de nossas vacas ou na produção e composição do leite. Foi uma experiência interessante na qual aprendi muito sobre como o Bovaer funciona. Estou muito otimista de que, com nossa participação, experimentamos uma maneira simples e segura de reduzir ainda mais nossas emissões de gases de efeito estufa."

A colaboração bem-sucedida entre a Bovaer® e os produtores de leite membros da FrieslandCampina abriu as portas para que a Bovaer® seja implementada em todo o rebanho leiteiro holandês. Esse movimento em direção à sustentabilidade no setor leiteiro holandês beneficiará tanto os produtores quanto os consumidores.

FrieslandCampina

Juntamente com seus produtores de leite membros, a FrieslandCampina tem como objetivo alcançar uma redução de 33% nas emissões de gases de efeito estufa em suas fazendas de leite membros até 2030 (vs. 2015). Portanto, está trabalhando em várias soluções para alcançar esse objetivo, como o uso de soja livre de desmatamento garantido na alimentação do gado, digestão de esterco, geração de energia sustentável nas fazendas e redução das emissões de metano das vacas usando o Bovaer®.

Sanne Griffioen, Diretora de sustentabilidade da fazenda FrieslandCampina: "Juntamente com nossos produtores de leite membros, estamos trabalhando para produzir laticínios neutros para o clima até 2050, no máximo. Isso requer melhoria contínua e inovação para atingir nossas metas. Estamos orgulhosos de ser a primeira empresa de laticínios da Europa a obter uma valiosa experiência prática com o Bovaer® em grande escala. Estou muito feliz com os resultados do piloto e com o feedback de nossos produtores de leite membros. Estamos ansiosos para continuar nossa jornada com nossos parceiros, clientes e membros."

Mark van Nieuwland, vice-presidente da Bovaer® DSM: "Estamos muito satisfeitos com o feedback positivo dos produtores de leite envolvidos nesse projeto-piloto de larga escala na Holanda, que confirmou o potencial do nosso inovador aditivo alimentar Bovaer®. Esperamos continuar nossa parceria com a FrieslandCampina e a Agrifirm para garantir que o Bovaer® chegue a mais vacas e contribua ainda mais para combater as emissões de metano na agricultura.  Com esses desenvolvimentos, também desempenhamos um papel fundamental no apoio às metas climáticas de curto prazo do Global Methane Pledge, assinado por mais de 150 países, incluindo a Holanda".

Matthijs Spithoven, gerente de produtos da Rundvee Agrifirm: "A Agrifirm é sinônimo de consultoria comercial integrada. Apoiamos o produtor com conselhos sobre gerenciamento, aplicações de ração e ciclos minerais, desde materiais de ração até a boca da vaca. O Bovaer® é um aditivo que se encaixa bem na abordagem da Agrifirm. Independentemente do tipo de produtor de gado, é possível tomar medidas importantes de maneira simples para reduzir as emissões de metano."

Para obter mais informações

Gerente sênior de comunicações

Vice-presidente de Relações com Investidores

Gareth Mead

Relações com a mídia da DSM
+31 (0) 45 5782420

André van der Elsen

Koninklijke DSM
+31 4 5578 24 21

Tradução gerada por IA Esta página foi traduzida automaticamente usando IA. Embora nos esforcemos para obter precisão, a tradução pode não ser perfeita e pode interpretar erroneamente o conteúdo original. Para obter informações críticas, consulte o idioma original. Use essas traduções a seu próprio critério. O dsm-firmenich não se responsabiliza por quaisquer erros ou mal-entendidos que possam surgir do uso dessas traduções.