Firmenich lança a primeira medição holística de sustentabilidade de fragrâncias: ECOSCENT COMPASS™

FIRMENICH LAUNCHES FIRST HOLISTIC FRAGRANCE SUSTAINABILITY MEASUREMENT: ECOSCENT COMPASS™

Genebra, Suíça, 26 de junho de 2018 - A Firmenich tem o orgulho de lançar o EcoScent Compass™, a primeira ferramenta do setor a medir holisticamente a pegada de sustentabilidade de uma fragrância, desde suas propriedades ecológicas intrínsecas até seu impacto ambiental e social. Um avanço na transparência da fragrância, essa nova ferramenta permite que os consumidores conscientes de hoje tomem decisões de compra informadas com base na composição de um perfume em produtos de fragrâncias finas, bem como em produtos para o corpo e cuidados com a casa.

"Impulsionados pela tendência crescente de estilos de vida mais sustentáveis, os consumidores de hoje exigem saber o que está dentro de seus produtos", diz Armand de Villoutreys, Presidente de Perfumaria & Ingredients, Firmenich. "Projetamos o EcoScent Compass™ para permitir que nossos perfumistas incorporem totalmente a sustentabilidade em seu processo de criação de fragrâncias e ofereçam um novo nível de transparência aos nossos clientes. Nossa ambição é que ele se torne um padrão do setor."

"Em uma sociedade em que o escrutínio do consumidor e o desejo de confiança são a nova norma, as pessoas querem produtos que respeitem a biodiversidade e promovam o desenvolvimento social responsável", acrescentou Bérangère Magarinos-Ruchat, Diretora Global de Sustentabilidade da Firmenich. "Com o EcoScent Compass™, estamos elevando o nível em nosso setor, oferecendo uma nova ferramenta de medição, a melhor da categoria, para moldar fragrâncias com impacto social e ambiental positivo e duradouro."

Para saber mais sobre o EcoScent Compass™, assista ao vídeo aqui:

Cada fragrância é avaliada com base em três pilares, recebendo uma classificação de A a E para cada um deles:

- Propriedades verdes;

- Pegada ambiental;

- Impacto social.

As propriedades verdes estão vinculadas à natureza dos ingredientes contidos na formulação de cada fragrância, desde sua biodegradabilidade e perfil de química verde até sua capacidade de renovação e a quantidade de resíduos por quilograma.

O Environmental footprint mede e relata a sustentabilidade de mais de 90% da paleta de ingredientes da Firmenich, abrangendo métricas de clima, água e toxicidade. Essa medição se baseia no primeiro Índice de Sustentabilidade de Ingredientes da Firmenich no setor, que foi reconhecido no ano passado com o prestigioso Prêmio de Sustentabilidade Global da DuPont.

O pilar de impacto social mede as condições de trabalho e os padrões trabalhistas de todas as pessoas envolvidas na cadeia de suprimentos da Firmenich, incluindo as fábricas da empresa e as de seus fornecedores. Ele também mede o impacto nas comunidades locais na fonte dos ingredientes naturais da empresa, por meio de seus programas proprietários de fornecimento responsável: Naturals Together™ e Deep Roots. Com sua presença ampla e profunda na fonte, a Firmenich colhe o melhor da natureza da maneira mais rastreável, ética e sustentável.

A Firmenich desenvolveu o EcoScent Compass™ com base em métricas e diretrizes reconhecidas mundialmente, abrangendo o trabalho da Comissão Europeia sobre a Pegada Ambiental do Produto (PEF), a Orientação da IFRA para a terminologia de Fragrâncias 'Verdes' e a medição do impacto social do WBCSD para produtos químicos. Com o EcoScent Compass™, a Firmenich está impulsionando proativamente a sustentabilidade das fragrâncias, em linha com a crescente demanda dos consumidores por informações acessíveis e compreensíveis sobre os produtos que compram.

Sobre a Firmenich

&A Firmenich é a maior empresa privada do mundo no ramo de fragrâncias e aromas. Fundada em Genebra, na Suíça, em 1895, criou muitos dos perfumes e aromas mais conhecidos do mundo, que bilhões de consumidores apreciam todos os dias. Sua paixão pelo olfato e pelo paladar está no centro de seu sucesso. É reconhecida por sua pesquisa e criatividade de classe mundial, bem como por sua liderança de pensamento em sustentabilidade e compreensão excepcional das tendências de consumo. A cada ano, investe 10% de seu faturamento em P&D, refletindo seu desejo contínuo de entender, compartilhar e sublimar o melhor que a natureza tem a oferecer. A Firmenich teve um faturamento anual de 3,34 bilhões de francos suíços no final de junho de 2017.