agosto 2, 2023

A dsm-firmenich divulga os resultados do primeiro semestre de 2023

Comunicados à imprensa Notícias da empresa Notícias financeiras e regulatórias

Kaiseraugst (Suíça), Heerlen (Holanda), 2 de agosto de 2023

O Press Release inclui informações que são apresentadas em uma base pro forma ("números pro forma"), bem como outras medidas alternativas de desempenho (APMs), e informações que são apresentadas de acordo com o IFRS, conforme emitido pelo International Accounting Standard Board ("números IFRS"). Consulte a seção Definições para obter as definições conforme aplicadas - na versão longa do Press Release.

Relatório da Administração
Destaques do primeiro semestre de 2023
  • A fusão entre a DSM e a Firmenich foi concluída com sucesso em 8 de maio de 2023
  • A integração está progredindo em linha com o planejado, com os benefícios iniciais das sinergias já sendo obtidos
  • Perfumaria & Beauty and Taste, Texture & Health apresentou bons desempenhos em um ambiente macroeconômico volátil
  • As fracas condições do mercado de vitaminas afetaram principalmente a Nutrição Animal & Health, mas também, em menor escala, a Saúde, Nutrição & Care, levando a uma aceleração dos planos para melhorar estruturalmente o desempenho
Principais números em uma base pro forma1

Q2 2022

(9)

Crescimento orgânico das vendas (%)

(7)

EBITDA ajustado

929

(21)

408

582

(30)

Margem EBITDA ajustada (%)

15.1

18.1

13.5

17.5

Lucro líquido básico ajustado

236

574

(59)

1. Representa os números em uma base pro forma, incluindo os resultados da Firmenich como se a fusão tivesse ocorrido em 1º de janeiro de 2022 e com ajustes de alocação de preço de compra incluídos a partir de 8 de maio de 2023. Os números pro forma representam os resultados das operações contínuas - consulte também a seção Definições.

Principais números IFRS por demonstrações financeiras intermediárias consolidadas condensadas2

Vendas

Lucro líquido (grupo total)

458

419

2 Representa os números em uma base IFRS, incluindo os resultados da Firmenich a partir da data da fusão, 8 de maio de 2023 - consulte também a demonstração de resultados intermediária consolidada condensada.

Declaração do Co-CEO

Geraldine Matchett e Dimitri de Vreeze, Co-CEOs, comentaram: "Estamos bem avançados na fase de integração da fusão e animados com a resposta positiva dos clientes à nossa proposta de negócios aprimorada, o que nos dá ainda mais confiança no cumprimento de nossas metas de sinergia. O desempenho de nossas unidades de Perfumaria & Beauty e Taste, Texture & Health nos primeiros seis meses demonstra a qualidade desses negócios e o potencial de sinergia da fusão.

Conforme comunicado em nossa atualização comercial de 28 de junho de 2023, as condições de mercado em nossas atividades de vitaminas enfraqueceram ao longo do primeiro semestre, impactando especialmente a Nutrição Animal & Health, o que levou a uma aceleração de nossos planos destinados principalmente a melhorar estruturalmente a qualidade dos ganhos e reduzir a volatilidade de nosso negócio de vitaminas. Esperamos que essas medidas gerem economias de cerca de € 200 milhões por ano, além das economias de custo de sinergia de integração.

Graças, principalmente, à qualidade de nossas atividades principais, às sinergias almejadas e às ações decisivas e impactantes anunciadas recentemente, estamos confiantes de que atingiremos nossas metas financeiras de médio prazo. Tudo isso é sustentado pelas oportunidades atraentes apresentadas por nosso portfólio altamente complementar de ingredientes, ciência e tecnologias, o que nos permite oferecer um crescimento superior impulsionado pela inovação como líder mundial em nutrição, saúde e beleza."

Perspectivas para 2023

Conforme anunciado em 28 de junho de 2023, dada a atual perspectiva macroeconômica fraca, a dsm-firmenich não prevê uma melhoria significativa nas condições de negócios no segundo semestre de 2023. Como resultado, a empresa estima um EBITDA ajustado para o ano fiscal de 2023 em uma base pro forma entre 1.800 e 1.900 milhões de euros (contra 2.275 milhões de euros no ano fiscal de 2022). Dentro disso, a empresa estima um efeito negativo da vitamina no EBITDA ajustado do ano inteiro de cerca de 400 milhões de euros, bem como um efeito cambial negativo para a dsm-firmenich de cerca de 100 milhões de euros. O efeito da vitamina foi exacerbado por altos estoques de vitaminas, produzidos a custos elevados, atrasando o impacto positivo esperado dos custos mais baixos de insumos no segundo semestre de 2023.

Estratégia

A fusão entre a DSM e a Firmenich criou uma empresa líder mundial em nutrição, saúde e beleza, por meio da qual seu portfólio altamente integrado de ingredientes nutricionais, naturais e renováveis, juntamente com capacidades e tecnologias científicas complementares, proporcionará um crescimento superior impulsionado pela inovação.

Aplicando de forma criativa a ciência comprovada e recorrendo a recursos de inovação orientados por dados, bem como a padrões excepcionais de excelência operacional, a dsm-firmenich busca lidar com a tensão entre o que a sociedade precisa, o que as pessoas querem individualmente e o que o planeta exige nas áreas de nutrição, saúde e beleza. Ao trabalhar em estreita colaboração com os clientes para criar o que é essencial para a vida e desejável para os consumidores, mas ao mesmo tempo mais sustentável para o planeta, a dsm-firmenich está preparada para trazer o progresso à vida de bilhões de pessoas em todo o mundo.

A dsm-firmenich está organizada em quatro negócios distintos de alto desempenho, baseados em pesquisa científica complementar de classe mundial e excelência em fabricação: Perfumaria & Beauty (P&B); Taste, Texture & Health (TTH); Saúde, Nutrição & Care (HNC); Nutrição Animal & Health (ANH).

Criada por meio de duas empresas em crescimento que também são líderes globais em sustentabilidade, a dsm-firmenich está determinada a aumentar ainda mais seu impacto positivo no mundo, elevando continuamente o nível para ajudar a combater as mudanças climáticas, proteger a natureza e cuidar das pessoas em toda a cadeia de valor.

Integração: sinergias

A dsm-firmenich espera obter sinergias anuais de receita de cerca de 500 milhões de euros, com uma taxa de execução total alcançada até o final do quarto ano, como resultado de uma aceleração da inovação com os clientes, dividida aproximadamente da seguinte forma:

• 60% na unidade de negócios TTH
  • 25% na unidade de negócios HNC
  • 15% na unidade de negócios P&B

Espera-se que o total de sinergias gere aproximadamente €350 milhões de EBITDA ajustado adicional por ano, dos quais aproximadamente metade é estimada como proveniente de sinergias de custo, com a taxa de execução total alcançada no final do ano 3.

Programa de transformação da Vitamina: aceleração de ações estratégicas

Conforme anunciado em 28 de junho de 2023, a dsm-firmenich tomou a decisão de acelerar uma série de ações planejadas para reestruturar seu negócio de vitaminas após o enfraquecimento ainda maior dos mercados de vitaminas, o que afeta predominantemente o desempenho de seu negócio de ANH. Essas ações visam reduzir sua exposição a vitaminas e a volatilidade dos ganhos relacionados, aumentando assim a qualidade dos ganhos da empresa. O plano de ação inclui:

• Reestruturação da pegada de ativos de vitaminas
  • Criação de uma nova unidade separada de vitaminas dentro da ANH
  • Redução do capital de giro/inventários
  • Estabelecimento de uma nova função executiva sênior, Vitamin Transformation Program Director, subordinada diretamente ao CEO
  • Acelerar o crescimento da ANH em seus negócios de Soluções de Desempenho e Serviços de Precisão com margens mais altas

Combinadas, todas essas ações devem resultar em uma economia estimada em cerca de 200 milhões de euros por ano, com a taxa de execução total a ser alcançada até o final de 2024. Essas economias se somarão à meta de sinergias de integração de EBITDA ajustado de 350 milhões de euros anunciada anteriormente.

Para ver mais detalhes, consulte o anúncio em nossa atualização comercial em 28 de junho de 2023.

Metas de médio prazo

Além das ações específicas em vitaminas, a empresa também adotará uma visão mais ampla de todos os segmentos de negócios para priorizar e acelerar os segmentos de alto crescimento/margem mais alta da empresa. A empresa manterá controles rigorosos de custos, acelerados por uma ampla gama de iniciativas de economia de custos de autoajuda, totalmente focada em maximizar o desempenho operacional de suas atividades e melhorar significativamente a geração de fluxo de caixa com o apoio da redução do capital de giro.

A dsm-firmenich está confiante de que, principalmente por meio da qualidade de suas atividades principais, das sinergias de EBITDA Ajustado de 350 milhões de euros e de todas as ações que estão sendo tomadas, atingirá suas metas financeiras de médio prazo de 22-23% de margens de EBITDA Ajustado e de 5-7% de crescimento orgânico anual das vendas.

A empresa continua comprometida em operar com um balanço sólido e em manter uma classificação sólida de grau de investimento, e priorizará o investimento, o crescimento orgânico impulsionado pela inovação e os dividendos no próximo período. Em todas as ações tomadas, a empresa continua comprometida com a ciência, a pesquisa, a sustentabilidade e a inovação, para garantir nosso crescimento a curto, médio e longo prazo e construir a empresa para o futuro.

Dividendos

Em 29 de junho de 2023, a Assembleia Geral Extraordinária da dsm-firmenich AG adotou o dividendo proposto por ação ordinária de € 1,60. O dividendo foi totalmente pago com a reserva de contribuições de capital e, portanto, pago sem a dedução de qualquer imposto retido na Suíça. O pagamento foi feito em 6 de julho de 2023.

Colocação de ações

Em 25 de maio de 2023, a dsm-firmenich executou uma colocação de ações de 6.696.477 ações ordinárias que haviam sido criadas na incorporação da empresa, mas que não haviam sido oferecidas pelos acionistas da DSM NV. Essas ações ordinárias da dsm-firmenich - que representam aproximadamente 2,5% do capital social da dsm-firmenich - foram vendidas a investidores institucionais, a um preço de €109,50 por ação. A dsm-firmenich pretende usar esses recursos totais de €733 milhões para financiar a contrapartida em dinheiro pagável em relação ao procedimento de compra dos acionistas da DSM NV que não haviam oferecido.

Aquisição dos demais acionistas da DSM

A dsm-firmenich iniciou o procedimento estatutário de compra para adquirir as 6.696.477 ações ordinárias da DSM que não foram ofertadas na oferta de troca. Esses acionistas remanescentes da DSM receberão como preço de compra uma contrapartida em dinheiro por suas ações a serem transferidas para a dsm-firmenich. Mais informações podem ser encontradas no site da DSM .

dsm-firmenich H1 2023 em um profissional base forma

Q2 2022

(9)

Crescimento orgânico das vendas (%)

(7)

EBITDA ajustado

929

(21)

408

582

(30)

Margem EBITDA ajustada (%)

15.1

18.1

13.5

17.5

H1 2023

A empresa registrou um declínio de 5% nas vendas orgânicas, com um pequeno efeito positivo de preço compensado por volumes menores. Enquanto Perfumaria & Beauty (P&B) e Taste, Texture & Health (TTH) apresentaram bons desempenhos, Nutrição Animal & Health (ANH) foi significativamente impactada pelos baixos preços das vitaminas, que também afetaram, mas em menor escala, a Nutrição em Saúde & Care (HNC).

O EBITDA Ajustado do primeiro semestre foi de €929 milhões, comparado a €1.177 milhões no período comparável, resultando em uma contração da margem de 300 pontos-base para 15,1%, refletindo, em grande parte, um efeito vitamínico estimado em cerca de €200 milhões e um impacto cambial negativo. P&B e TTH continuaram a apresentar um forte crescimento do EBITDA Ajustado em um ambiente macroeconômico volátil, enquanto ANH foi impactado pelos baixos preços das vitaminas, que também impactaram, mas em menor grau, HNC.

Q2 2023

O desenvolvimento das vendas orgânicas no trimestre foi menor, de -7%, principalmente devido ao impacto crescente dos baixos preços das vitaminas no ANH e no HNC, bem como ao incêndio na fábrica de Pinova em P&B. Isso também se refletiu no desenvolvimento do EBITDA Ajustado.

Nota para os editores:

O texto completo do comunicado à imprensa está disponível em aqui.

A apresentação aos investidores está disponível em aqui.

Calendário financeiro

31 de outubro de 2023, 7:00 CEST - publicação da atualização comercial do terceiro trimestre da dsm-firmenich

15 de fevereiro de 2024 - publicação dos resultados do dsm-firmenich 2023

Informações adicionais

Hoje a dsm-firmenich realizará um webcast para investidores e analistas às 14:00 CEST. Detalhes sobre como acessar essa chamada podem ser encontrados no site da dsm-firmenich, www.dsm-firmenich.com

Para obter mais informações:

Perguntas sobre relações com investidores da dsm-firmenich:
E-mail: investors@dsm-firmenich.com

Informações de mídia da dsm-firmenich:
E-mail: media@dsm-firmenich.com

Declarações prospectivas

Este comunicado à imprensa pode conter declarações prospectivas com relação ao desempenho e à posição (financeira) futura da dsm-firmenich. tais declarações são baseadas nas expectativas, estimativas e projeções atuais da dsm-firmenich e nas informações atualmente disponíveis para a empresa. a dsm-firmenich adverte os leitores de que tais declarações envolvem certos riscos e incertezas que são difíceis de prever e, portanto, deve-se entender que muitos fatores podem fazer com que o desempenho e a posição reais sejam materialmente diferentes dessas declarações. a dsm-firmenich não tem obrigação de atualizar as declarações contidas neste comunicado à imprensa, a menos que exigido por lei. A versão em inglês deste comunicado à imprensa prevalece sobre as versões em outros idiomas.