janeiro 20, 2011

DSM e KuibyshevAzot anunciam cooperação estratégica na Rússia

A DSM Engineering Plastics vai entrar em duas joint ventures com a KA.

Heerlen, NL, 20 Jan 2011 08:15 CET

A Royal DSM N.V., empresa global de Ciências da Vida e Ciências dos Materiais, com sede na Holanda, e a KuibyshevAzot OJSC (KA) anunciam hoje uma cooperação estratégica. Como resultado dessa cooperação estratégica, a DSM Engineering Plastics entrará em duas joint ventures com a KA. Em ambas as joint ventures, a DSM Engineering Plastics deterá uma participação majoritária. Além disso, a KA receberá uma licença da tecnologia da DSM Fibre Intermediates para a produção de ciclohexanona.

As duas joint ventures da DSM Engineering Plastics e da KA estão relacionadas ao marketing e às vendas de plásticos de engenharia na Rússia e em outros membros da Comunidade de Estados Independentes (CEI) e, em segundo lugar, à produção de compostos de plásticos de engenharia em uma fábrica localizada em Togliatti (Rússia). A cooperação estratégica entre a DSM e a KA também resultará em uma concessão de licença da tecnologia de ciclohexanona de propriedade da DSM a ser aplicada na fábrica de caprolactama de Togliatti da KA, resultando em um aumento adicional de sua capacidade para atender à crescente demanda por esse intermediário de poliamida 6.

Nico Gerardu, membro do Conselho Administrativo da DSM e responsável pelo cluster de Materiais de Performance, comentou: "Essa cooperação estratégica com a KA é outro exemplo do compromisso da DSM com a expansão em economias de alto crescimento por meio de aquisições & Parcerias, dois dos quatro impulsionadores de crescimento de nossa estratégia corporativa DSM in motion: driving focused growth. Estamos entusiasmados com a parceria com a KA, uma das principais empresas russas no setor de intermediários. A Rússia é um mercado cada vez mais importante para plásticos de engenharia e espera-se que o mercado de PA6 dobre nos próximos cinco anos. Com nossa parceria com a KA, espero que a DSM Engineering Plastics esteja em uma excelente posição para capitalizar esse crescimento previsto. Além disso, vejo o contrato de licença para a ciclohexanona como mais um reconhecimento de nossa liderança tecnológica."

Victor Gerasimenko, Diretor Geral da KuibyshevAzot OJSC, disse: "A cooperação com a DSM promoverá a realização de nossos planos estratégicos para fortalecer nossas posições de liderança nos mercados de caprolactama e poliamida e para aumentar o processamento desses produtos na Rússia. O uso da tecnologia dos principais licenciadores globais nos permitirá aumentar o desempenho operacional e a competitividade de longo prazo."

A DSM Engineering Plastics e a KA estão unindo forças em uma joint venture de marketing e vendas para aproveitar melhor as oportunidades no crescente mercado de plásticos de engenharia na Rússia e em outros países da região. A joint venture se concentrará na poliamida 6 (PA6), tanto em compostos quanto em aplicações de alta viscosidade, incluindo filmes. A DSM Engineering Plastics terá uma participação de 51% na joint venture.

A DSM Engineering Plastics também pretende adquirir 80% da fábrica de compostos de plásticos de engenharia localizada na unidade de fabricação da KA em Togliatti. Dessa forma, a DSM será a primeira fornecedora ocidental de PA6 com presença de fabricação própria na Rússia e na CEI. Os detalhes financeiros e a capacidade da fábrica não serão divulgados.

Como resultado do contrato de licença entre a DSM e a KA, a DSM obterá receita de royalties ao longo de 15 anos. A DSM Fibre Intermediates também participará, por meio de direitos de saque, de parte da maior capacidade de produção da KA.

A DSM possui tecnologias proprietárias de classe mundial de ciclohexanona e caprolactama com vários licenciados em todo o mundo.

O estabelecimento das joint ventures e os acordos relacionados estão sujeitos à aprovação regulatória. O fechamento da aquisição pretendida da fábrica de compostos está previsto para o primeiro trimestre de 2011.

Para obter mais informações

Gerente sênior de comunicações