março 24, 2022

FrieslandCampina e DSM dão um passo importante para reduzir as emissões de gases de efeito estufa do gado leiteiro

A colaboração piloto do Bovaer® entre as empresas holandesas FrieslandCampina, DSM e Agrifirm marca um passo importante para aumentar a sustentabilidade do setor de laticínios. Cerca de 200 fazendas de laticínios da FrieslandCampina na Holanda participarão do piloto no segundo semestre de 2022. Se os resultados forem positivos, o uso do Bovaer® será ampliado a partir de 2023.

Heerlen, NL, 24 de março de 2022 08:00 CET

Projeto piloto com o aditivo para ração Bovaer® da DSM em 200 fazendas de gado leiteiro da FrieslandCampina

É uma novidade europeia da FrieslandCampina: um projeto piloto em grande escala para ganhar experiência prática com o Bovaer®, o inovador aditivo para rações da DSM que reduz consistentemente as emissões de metano das vacas em cerca de 30%. Após a aprovação da UE para o uso do aditivo em fevereiro de 2022, as partes decidiram lançar esse piloto imediatamente. O fornecedor holandês de rações Agrifirm fornecerá o aditivo para rações aos agricultores participantes. Por meio de inovações como essa, os produtores de leite holandeses podem aproveitar as melhorias de sustentabilidade dos últimos anos e contribuir para um sistema sustentável de produção de alimentos.

Hein Schumacher, CEO da Royal FrieslandCampina: "Nosso objetivo final é que todos os nossos produtos lácteos sejam neutros para o clima. Embora não possamos alcançar isso da noite para o dia, estamos trabalhando para isso. Além de soluções como a mudança para energia verde - de preferência gerada por nossos membros - a redução das emissões de gases de efeito estufa de nossas vacas é uma das rotas para alcançar nosso objetivo climático. Isso requer inovação - e agora o Bovaer, um aditivo alimentar verdadeiramente inovador da DSM que reduz significativamente as emissões de metano das vacas, é parte da solução. Sabemos que nossos membros estão sempre abertos à inovação e a melhorias em nosso desempenho de sustentabilidade e, com esse piloto, seremos a primeira empresa de laticínios na Europa a obter uma valiosa experiência prática com o Bovaer".

Dimitri de Vreeze, Co-CEO da Royal DSM: "Não há tempo a perder quando se trata de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Reduzir as emissões de metano é a maneira mais rápida de combater o aquecimento global, como foi enfatizado durante a mais recente Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em Glasgow. Estou orgulhoso por nós, FrieslandCampina e DSM, podermos oferecer aos produtores de leite uma solução que ajudará a fazer uma grande contribuição para enfrentar um dos maiores desafios de nosso tempo. A colaboração, novas formas de pensar e inovações pioneiras são cruciais para tornar a pecuária leiteira mais sustentável. É importante que os produtores de leite sejam recompensados por seu desempenho em sustentabilidade".

Inovação

O Bovaer® é um aditivo de ração para vacas e outros ruminantes. A DSM pesquisou e desenvolveu esse aditivo ao longo de dez anos. Apenas um quarto de colher de chá de Bovaer® adicionado diariamente à ração de cada vaca permitirá uma redução consistente nas emissões de metano de 30%, em média. Esse aditivo de ração, portanto, contribui para uma redução significativa e imediata na pegada ambiental da carne e dos produtos lácteos. Com seus Compromissos do Sistema Alimentar, a DSM aborda vários dos desafios sociais e ambientais mais urgentes que o consumo e a produção de alimentos do mundo enfrentam até 2030. Um de seus compromissos é permitir uma redução de 20% nas emissões de gases de efeito estufa   na produção de laticínios. Desde o final do ano passado, o Bovaer® foi aprovado para uso no Brasil e no Chile e, no início de 20

30% menos emissões de metano

Juntamente com seus produtores de leite membros, a FrieslandCampina tem como objetivo reduzir em 33% as emissões de gases de efeito estufa em suas fazendas até 2030. Para isso, a cooperativa de laticínios está trabalhando em várias soluções, como a geração de energia sustentável nas fazendas, o uso de soja livre de desmatamento garantida na alimentação do gado e, graças a esse projeto, a redução da emissão de metano das vacas usando o Bovaer®. Testes anteriores com o Bovaer® no Dairy Campus em Leeuwarden mostraram uma redução média de 30% no metano em emissões entéricas* por quilograma de leite. Isso leva a uma redução de aproximadamente 10% na pegada de CO2 .

Durante o piloto, as fazendas leiteiras participantes alimentarão seu gado com o Bovaer® por um período de seis meses. Ele será adicionado à ração pelo fornecedor de ração, a Agrifirm, uma cooperativa agrícola. Além disso, haverá conversas com outros fornecedores de ração na fase de acompanhamento.

Dick Hordijk, CEO do Royal Agrifirm Group: "Como uma cooperativa agrícola, estamos constantemente trabalhando em soluções de ração que ajudam a melhorar a produção de alimentos e, portanto, nos permitem continuar a alimentar as gerações futuras de forma responsável. Esse aditivo é uma das soluções que ajudarão a reduzir as emissões, por isso estamos muito entusiasmados com ele."

Durante o piloto, os resultados e as experiências dos produtores serão coletados por meio de workshops e pesquisas. Os aspectos econômicos, juntamente com os custos e benefícios, naturalmente também serão considerados. A FrieslandCampina garantirá que todos os produtores de leite recebam um pagamento justo pelo leite fornecido e uma recompensa pelos esforços de sustentabilidade que fizerem em suas fazendas.

* As emissões entéricas são as emissões de metano que surgem principalmente durante a fermentação no primeiro estômago de ruminantes, como o gado.

Para obter mais informações

Gerente sênior de comunicações

Vice-presidente de Relações com Investidores

André van der Elsen

DSM Relações com a mídia
+31 (0) 45 5782421

Tradução gerada por IA Esta página foi traduzida automaticamente usando IA. Embora nos esforcemos para obter precisão, a tradução pode não ser perfeita e pode interpretar erroneamente o conteúdo original. Para obter informações críticas, consulte o idioma original. Use essas traduções a seu próprio critério. O dsm-firmenich não se responsabiliza por quaisquer erros ou mal-entendidos que possam surgir do uso dessas traduções.